quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Antes & Depois




Quando me imaginava grávida, a primeira imagem que me vinha à mente era de uma jovem mulher se exercitando com uma bela barriga, caminhando, andando de bicicleta e até porque não? trabalhando os bícepes e trícepes para os preparar para dar muitos colos nos próximos meses. Eu ainda tenho esperança de ser assim, o tipo de grávida que engoliu uma melancia e cujo corpo continuou esguio e torneado. Sonho com o momento que a médica disser que agora é apenas uma gravidez normal e que posso fazer alguma coisa com essa gelatina que me transformei. Não leve a mal, mas já fui gordinha e aceitei até muito bem o ponteiro ir para o número que já foi o meu pior pesadelo.
Não quero me desleixar só porque vou ser mãe, pelo contrário, quero ser uma mãe boazona! Respeito quem acolha as pantufas e moletons como uniforme natural de mãe, mas esse não é meu caso. E tive mais certeza ainda depois que falei com a minha mãe hoje de manhã, e ela como sempre, vem com aquele discurso de que agora tudo vai mudar, que as minhas roupas também bla bla bla. Minha mãe tenta mudar o meu modo de vestir há muito tempo...para ela eu com 15 anos já estava muito velha para usar saia. Acho que o must da felicidade seria eu vestir saias e vestidos de crente, só abaixo do joelho, com aqueles girassóis enormes e colares que vão até o umbigo: lindaaaaa!!!! Ui, mãe, ainda não tenho 40...
Aguarde-me quando voltar a forma ahahah

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Às garotas preciosas de todo lugar


Preciosa é obesa mórbida, negra e praticamente analfabeta aos 16 anos. Vive no bairro do Harlem na Nova York dos anos 80. É violentada pelo pai – com o conhecimento da mãe – desde a primeira infância. Quando engravida dele pela segunda vez, é expulsa da escola. A mãe a escraviza e a submete a sucessivas agressões físicas e morais enquanto vive de papo pro ar, às custas do “vale-pobreza” que recebe do governo.

A história de Preciosa é uma ficção levada ao cinema pelo diretor americano Lee Daniels.

É interpretada com competência pela estreante Gabourey Sidibe (Preciosa) e pela versátil Mo'Nique, uma comediante que executa com brilhantismo o papel dramático da mãe cruel.

Assisti ao filme na segunda-feira (15) apesar dos muxoxos do meu marido. Em pleno Carnaval, ele queria uma historinha mais leve. O filme é perturbador. Não tanto pelas cenas de indignidade explícita, mas pela consciência de que elas acontecem na vida real e estão se repetindo agora mesmo, em todo lugar. No país mais rico do mundo, no Brasil, na África...em todo canto.

O filme foi baseado no livro Preciosa (Editora Record), escrito em 1996 pela americana Sapphire e que agora chega ao Brasil. Ela trabalhou num abrigo de mulheres no Harlem e conhece de perto a realidade de quem nunca teve direito à autoestima. Mas há saída para garotas como Preciosa. No filme, ela é salva pela educação. Numa escola alternativa de nome sugestivo – Each one teach one (cada um ensina um), ela encontra uma professora engajada e, finalmente, aprende a ler e escrever.

A professora induzia as meninas a produzir diários. Pedia que elas contassem tudo. Qualquer coisa. Sempre. Toda anotação era valorizada. O importante era que elas lessem e escrevessem. A dignidade de Preciosa é construída conforme ela progride nas letras. Existe uma boa palavra em inglês para expressar transformações desse tipo. É empowerment. Depois de receber atenção e acreditar em seu próprio potencial, Preciosa se torna poderosa, toma as rédeas da própria vida. Percebe que é capaz de viver com dignidade, criar os dois filhos e deixar o passado no passado.

Sempre me emociono com histórias assim. Choro mesmo. Meu marido já sabe e respeita meu sentimento. Choro de emoção porque sei que personagens como a professora de Preciosa não são meros recursos de cinema para comover multidões. Choro porque sei que professores anônimos, que amam e honram a profissão, estão por toda parte. Fazem um trabalho de formiguinha – salvam uma vida aqui, outra ali. No conjunto, dão um futuro a milhões de brasileiros.

Passei a infância e a adolescência numa escola pública na Freguesia do Ó, um bairro de classe média baixa de São Paulo. Lembro até hoje da desesperança de um certo professor de Matemática. Ele dizia que, em vez de ir à escola, deveríamos catar papel na rua e vender. Segundo os cálculos estreitos dele, não teríamos a menor chance no mercado formal de trabalho. Nenhuma outra ocupação, portanto, poderia nos render mais dinheiro. Talvez ele pensasse que muitos de nós teríamos sucesso no mundo do crime. Mas isso ele jamais teve coragem de dizer.

Enquanto o professor de Matemática nos imputava sua visão mesquinha, o de Literatura nos apresentava o mundo. Com ele aprendi a ser curiosa, a garimpar informação, a perceber que a literatura é o maior patrimônio da humanidade. E a ter certeza de que o conhecimento é capaz de nos levar aonde quisermos.

Se hoje sou jornalista foi porque não acreditei no professor de Matemática. Fui salva pelo de Literatura. Há alguns anos, procurei saber por onde andava o professor Fernando Freire, que não via desde 1985. Descobri que está aposentado e vive num sítio na região de Guaratinguetá, no interior de São Paulo. Continua sendo um leitor compulsivo. Lê de tudo. Da Revista Tititi a James Joyce. Fiquei surpresa quando disse, orgulhoso, que acompanha o meu trabalho. Chorei sem parar quando a mensagem dele surgiu no meu Orkut: “Leio todos os seus artigos. Me encantam a precisão, a objetividade e a secura. Não há firulas. Continue assim. Estou te acompanhando pari-passo”.

O estímulo de um bom professor é capaz de promover mudanças gigantescas. De ordem pessoal e social. Por muito tempo achei que eu era uma das únicas almas salvas por Fernando. Estava redondamente enganada. No perfil dele no Orkut, encontrei 360 mensagens. A maioria de ex-alunos que nunca se esquecerem do mestre. Agradecem por terem aprendido a amar os livros. Muitos progrediram nos estudos e na escala social. Encontrei ali psicólogos, professores universitários, dentistas, jornalistas, advogados, uma diplomata.

Depois de plantar tantas sementes, Fernando se dedica hoje a outro tipo de cultivo. Está empenhado em ajudar a reflorestar a Mata Atlântica e se encanta com as mudas raras que tem conseguido semear. Esse homem é ou não é um exemplo?

Professores são, muitas vezes, as principais referências de comportamento social e intelectual que as crianças e os adolescentes podem ter. Se os mestres forem inspiradores, os alunos (pelos menos os mais interessados) se tornam capazes de superar grandes adversidades.

A essa altura, querido leitor, você deve estar se perguntando por que estou falando tanto sobre educação se o tema da minha coluna é saúde. Foi exatamente a pergunta da minha filha de 9 anos quando lhe disse que a coluna desta semana seria sobre o filme Preciosa. Por favor, não desista. Estou chegando lá. A educação é um fator primordial na construção de dignidades. Mas não é o único. Outro eixo importante é a saúde. Os professores e os profissionais de saúde são grandes construtores de cidadania. Eles é que reerguem pessoas que, de outra forma, não teriam a menor perspectiva de levar uma vida digna. Eles fazem o tal empowerment.

O posto de saúde costuma ser o primeiro (às vezes, o único) lugar onde as vítimas de abuso moral ou sexual se sentem acolhidas. É ali que encontram gente capaz de ouvir, de orientar, de mostrar a luz. Se os profissionais de saúde tivessem que dar conta apenas das doenças do corpo, a vida deles seria fácil. No entanto, lidam frequentemente com a violência doméstica, com todo tipo de dominação emocional e material que afetam a alma. É um trabalho dificílimo, mas muitas vezes recebem trapos humanos e conseguem devolver gente à sociedade.

Tive uma amostra disso em janeiro. Estava de férias em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Minha filha pegou a tal virose que levou tanta gente ao hospital. Fomos parar no Pronto-Socorro de Boiçucanga. Ela precisou receber soro. Passei um dia inteiro nessa unidade do SUS e pude acompanhar um pouco dos dramas que a equipe enfrenta ali.

Na cama próxima à da minha filha estava uma moça franzina de 20 anos. Estava casada há apenas uma semana. O marido, violento, a submetia a empurrões, safanões, ameaças pelos motivos mais fúteis. Pela descrição que ouvi, é um sujeito possessivo, que se acha dono da mulher. Na véspera, ele a ameaçou com uma peixeira. Ela pulou da janela do primeiro andar e foi parar no hospital.

Tinha a expressão apática. Não demonstrava raiva ou indignação. Passivamente se submetia à insanidade alheia. Fiquei com a impressão de que ela já havia entrado num processo de dependência emocional, sexual e material que minava sua autoestima. A mãe tentava tirá-la da resignação dizendo que ela precisava se separar daquele homem, que aquele casamento havia sido um erro e tudo mais que uma mãe pode dizer numa hora dessas. Nada parecia surtir efeito.

O que mais me impressionou foi a atitude da enfermeira. Havia vários pacientes ali e ela cuidou de todos com atenção. Mas dedicou tempo e paciência tentando ajudar aquela moça a se ajudar. Conversou muito, com paciência e firmeza. Aconselhou-a a dar um basta, a denunciar aquele homem, a se reerguer. Suspeito que nesse caso específico, o esforço dela não surtiu resultado. Mas certamente já fez diferença em outros casos e continuará fazendo.

O americano Lee Daniels dedicou seu filme às garotas preciosas de todo lugar. Dedico essa coluna ao professor Fernando Freire, às enfermeiras do Pronto-Socorro de Boiçucanga e aos tantos profissionais anônimos que, neste exato momento, estão construindo dignidades por esse Brasil afora.


Texto retirado do site:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI122642-15230,00-AS+GAROTAS+PRECIOSAS+DE+TODO+LUGAR.html

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Menino ou menina?


Ontem fomos na consulta para medir a tal nuca teimosa e como o horário era muito tarde, resolvemos jantar no shopping e passear um pouco. Entrei na Benetton para ver algumas roupas de grávida, mas não me senti entusiasmada por nenhuma...A atenção do Fernando enquanto isso, foi para as roupinhas de bebê que estavam expostas ao lado. Cada coisa mais linda que a outra!! Acabamos comprando uma blusa vermelha do Tambor (do Bambi) e um macacão de jeans!
Depois fomos para a clínica e logo fomos atendidos. A médica, coitada, andava atarantada com tantas grávidas... Mas conseguiu tirar várias medidas e está tudo normal, semana que vem já temos o resultado do rastreio. E o melhor foi o início da eco, quando o baby resolveu esticar beeeem as perninhas e abrir um pouco. E eu, é um menino!! E a médica: não sei, porque já me enganei antes, mas parece sim que é um menino.
Chegando em casa vi e revi o dvd, mas acho mesmo que aquilo é um tiquinho!! Porque balança ehehe! Mas vamos ter certeza na próxima eco que espero que a dra faça, nas 15 semanas, já no Hospital da Luz.
A outra novidade é que o meu repouso termina na próxima sexta!! O descolamento tem apenas um cm e até lá estará completamente colado. O pai agradece!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Contar para todo mundo


Foi na quinta feira passada que quebramos finalmente o silêncio! Além da minha mãe e padastro ninguém mais sabia da chegada deste ser pequenino e tão desejado. Achamos melhor assim, não porque poderia ter algum probleminha, como já disse antes, isto não afeta nossa decisão. Mas sim pelo fato do risco que ainda corro, embora hoje seja bem menor...
Foi muito estranho porque em nenhum momento consegui dizer as palavras mágicas: estou grávidaaa!! Optei por dizer fulana, vais ser bisavó, vai ser titia de novo...etc. É tão estranho e muitas vezes parece irreal como se estivesse vendo outra pessoa no meu lugar e estivesse com medo de sair daquele papel coadjuvante. De certa forma pouco a pouco a gravidez está se tornando mais palpável e com isso o medo aumenta. Tenho medo do bebê um dia morrer e eu nem sequer notar. Mas me convenço que as coisas podem acontecer em qualquer altura, seja nos nove meses seja no nascimento e seja depois. Se tiver que acontecer, acontece e não está nas minhas mãos. Isto assusta e tranquiliza ao mesmo tempo. No entanto viver essa fase com medo é coisa que não quero de jeito nenhum!
Procuro sempre afastar esses pensamentos e geralmente me agarro à imagem de um pequeno Budah rechonchudo a rir enquanto lhe agarro os pés e beijo. Também funciona pensar na minha família à espera no aeroporto, todos ansiosos para conhecer meu bebê. Tenho muita esperança que este dia possa finalmente acontecer.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Quinta feira

Quinta feira fomos ao médico para a eco das 12 semanas, embora ainda não tenha, o bebê é grandinho e a médica achou que fosse a hora. Pois é, mas ele não! Estava numa boa, dormindo e não deixou que medisse a nuca. O nariz está presente e todas as medidas estão normais. Ficamos de voltar na próxima quinta as 21 hrs!!! Deste jeito ele vai dormir de novo...enfim. Mas para mim não importa, é claro que eu quero que esteja tudo bem, quem não quer? Mas depois de querer tanto engravidar, não abdico do meu filho de jeito nenhum! Não compreendo quem se encontra na mesma situação e fala com a maior das naturalidades que tiraria...fico pasma. E depois a famosa desculpa: ele vai sofrer! Não quero que sofra! Quando o que se esconde não é nada mais que comodismo e vaidade e vergonha de ter um filho especial. E o que me surpreende mais são os médicos, que quase empurram a mulher ao aborto...
Sinto muito de quem pensa diferente, aliás, parece que neste país a diferente sou eu! Já não digo a minha opinião em público porque fui quase apedrejada. Enfim...não me venham chorar depois...sinceramente não tenho nem pena de quem passa por isso e ainda pensa assim. E discussões virtuais...to fora!!! Por isso falo aqui para os meus botões, no meu cantinho!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

As birras


Li esta semana uma reportagem sobre birras de criança e deparei-me com uma poesia: o menino que chovia. Achei interessante e quando for ao Brasil vou comprar este livro, quem sabe até lá não ache assim tão engraçadinho! :0)

O menino chovia.
E não era chuva, chuvisco, chuvinha.
Era chuva, trovão, trovoada.
Por qualquer coisa, coisinha,o menino relampejava.
A casa toda tremia, o chão até balançava, raios por toda a cozinha sempre que tinha salada.
A empregada saía correndo, e a mãe também, chamuscada.
E o menino chovendo, chovendo, pedindo macarronada.
O pai imitava macaco, a mãe dançava na pia, tudo isso por medo da chuva, e pra ver se o menino comia.
E todo dia era assim, uma chuva sem fim, chuvarada.
Por qualquer coisa, coisinha...o menino relampejava.


Retirado do site: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI119053-10448,00-DEIXA+DE+BIRRA.html

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ninguém está satisfeito


Quanto mais tempo temos, menos fazemos, é verdade. Faz horas que ia escrever, mas uma vozinha dizia: agora não, daqui a pouco...deixa para depois...
Na consulta graças a Deus está tudo certo, o bebê está ótimo, o descolamento quase lá para eu deixar esse repouso (\o/), mas aguardo até a eco desta quinta feira para saber se recebo a alforria.
Tenho aqui um bebezão que segundo as medidas do aparelho data de doze semanas tendo apenas 10 e 3 dias na altura.
Esse dia foi complicado porque fomos atendidos quase duas horas depois pela médica, fiz um exame que não era para ter feito e perdi a colheita e o jejum...Perdemos nosso carro e tivemos de ser rebocados...E o mecânico diz que não tem salvação. Justo agora que o dinheiro está tão apertado, não sei ainda como vamos fazer, porém sem carro não dá para ficar. Acho tão engraçado as pessoas dando conselhos, mas não ficam nem um dia sem!!!
Este ano vai ser mesmo o de grandes mudanças, digo até de provação, de tempestade e ano que vem sim com tudo em dia, vamos poder finalmente sonhar em ter a nossa casinha.
Quando pensava em ficar grávida, imaginava uma série de coisas. Não tinha paciência com algumas pessoas que viviam reclamando do seu estado, mesmo que tivessem esperado muito por ter um filho. Achava-as ingratas, não suportava mesmo. Dizia que no lugar delas faria isso e aquilo, me sentiria feliz com todos os desconfortos, com o peso a mais... Mas não foi assim. É certo que o momento em que fiquei sabendo foi mágico, de uma felicidade extrema, mas assim como o sabor daquele doce se esvai com a saliva, a vitória foi perdendo o gosto, se tornou banal. E ás vezes não me sinto grávida, nem feliz, só me vejo gorda no espelho e rezo para que possa voltar a caminhar e não virar nenhum bolo de noiva ambulante. E descobri que não é só comigo. Todo mundo acha que só vai ser feliz se tiver determinada coisa, se casar, se tiver aquele emprego, se ganhar mais, se viajar para as Maldivas... Só que por mais que tenhamos chegado "lá" aquela insatisfação não passa. Falta sempre alguma coisa...mas o que?

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Notícias horizontais


E aqui tenho estado, deitada, sentada, semi-deitada, posição banquete romano (deitada de lado), coçando o cachorro, com o computador nos joelhos... Enfim, tem horas que faço feliz o repouso, ai tanta gente queria estar em meu lugar! Inclusive o marido que agora tem dormido pouco para deixar tudo preparado para moi. Tenho visto muitos filmes neste período e confesso que me transformei em uma chorona de um mês para cá. Tudo é lindo e emocionante... Só tem uma coisa que eu não suporto: as enchentes no Brasil e a tragédia do Haiti. Tudo bem, gente sofrendo, mas o sensacionalismo e o bombardeamento 14 horas de notícia como essas por dia é para matar qualquer cristão em repouso. Eu quero ver coisas bonitas, tenho este direito! Acho que neste momento devem estar acontecendo milhares de boas ações, de descobertas incríveis sobre nosso planeta e nosso corpo e pronto, ninguém se interessa...
Hoje de manhã tive muitas dores, cólicas fortes, a minha impressão era que o estômago simplesmente resolveu dar um passeio e parar nos intestinos. Por falar em intestinos esses tem andado sentimentais também, uma hora funcionam bem demais outra fazem uma birra pior que aquelas crianças em supermercado (ai um dia espero não ser uma daquelas mães com a cara vermelha de vergonha...eheh).
Mas graças a Deus tudo não passou de um susto, acho que deve ser o pequeno exigindo mais espaço! Vamos em frente, mais um passinho até quinta feira.