segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O que eu deveria saber antes de ter um filho

É uma das coisas que reflito regularmente. Debato-me com a questão da maternidade, talvez porque me assuste quando leio certos comentários em um determinado fórum e reveja-me em alguns casos. Sei que não tenho qualquer direito de ir lá e dizer para a pessoa o que penso, mas posso e devo dizer para mim como me sinto. 
Em primeiro lugar, um filho não traz felicidade. Ou pelo menos não traz felicidade plena. Não existe um "e foram felizes para sempre" e ponto no seu conto de fadas como a por fim a todo sofrimento de uma vida, toda esta busca e esta revolta com o mundo por não termos aquilo que queremos e quando queremos. 
Um filho não nos torna melhores. Ele nos torna diferentes. O melhor é por sua conta. Depende de nós e não dele. Depende de nós resolvermos este conflito interior que é chegar do outro lado e estar surpreso que os comerciais de margarina que toda a gente falava não incluem a nós. 
Um filho ou lutar por um filho não deve ser a razão da nossa vida, pelo motivo de que a vida que começou dentro de nós, agora é do mundo e sendo do mundo, vai ter suas próprias escolhas e seguir o seu caminho em algures depois de duas décadas. E você vai morrer porque ele resolve morar na China? Vai deixar de respirar? Vai deixar seu companheiro para se mudar para perto? Não? Eu conheço gente que fez isto, não, na verdade levou o marido para viver na Itália para onde mudou-se o filho.
Um filho não salva casamento, não é nenhuma garantia de laço afetivo entre duas pessoas. Um filho não serve como desculpa para esquecer que ainda é mulher. Um filho não serve como paliativo para solidão. Muitas vezes você vai sentir-se ainda mais só mesmo tendo alguém que exige atenção 24 horas por dia. Um filho não quer dizer que se vá ter alguém para nos cuidar na velhice. E finalmente, um filho não irá despertar o amor que não se tem. 
Quem pretende ter um filho, pretende-o na maioria das vezes, mesmo pensando o contrário, por motivos egoístas. Quer ser feliz, pensa que só será depois que for mãe, acha que ter um filho a tornará uma pessoa melhor, pensa na sociedade, pensa na sua dor por não conseguir engravidar, pensa na injustiça, na inveja quando vê alguma grávida. Pensa em dar amor. Mas o amor não surge assim que se realiza um sonho. Ele precisa ser exercitado, esticado qual massa de pão, às vezes soqueado e exposto a alta temperatura. O amor não vem de graça. Não vem depois de noites mal dormidas, de cheiro à leite azedo, do corpo deformado pela gravidez, da falta de tempo para as coisas mais simples como escovar o cabelo. Um filho não traz o amor por tabela. Um filho nos faz despertar para uma realidade nova e nem sempre a que imaginamos. Mas um filho nos desconstrói e deixa-nos em uma encruzilhada. O que vamos fazer desta escolha cabe a nós. Um filho não nos faz pessoas melhores. Nós é que por termos um filho, achamos por bem mudar. E minhas filhas, custa muito, nada é mágico como vos contam. As pessoas só gostam assim de dar um "ar cor-de-rosa", faz parte da maternidade, se alguém contar como realmente foi, poucos seriam loucos para tentar. 

4 comentários:

  1. entendo teu ponto de vista. Vou dar só minha opinião tendo em conta meus sentimentos em relação a este assunto, sem racionalizar nada....
    Ser mãe não é um filme cor-de-rosa, às vezes é bem negro. Mas considero um desafio para quem tem coragem de olhar e ver sua sombra refletida naquele ser que nasce dentro de nós e 1.º tão dependente. A vida muda completamente, e então é preciso mesmo abrir mão do nosso egocentrismo para dar áquela criatura. Considero que a maternidade para mim veio quando tinha que vir, não foi antes e tive presente a nuvem infértil que mto me revoltou e magoou, mas tudo tem um sentido de ser. Hoje posso dar mais, disponibilizar-me mais para as minhas crias, decerto de forma diferente se tivesse sido mãe mais jovem. Se há dias de m****? Há! Mas então eu vejo a coisa numa otica de auto-conhecimento e crescimento pessoal. Estou sempre a tentar alterar padrões e atitudes e uma das coisas que me tem permitido evoluir como pessoa ;)

    ResponderExcluir
  2. Sim Carla, entendo-te, mas estás anos luz à frente de mim! hehehe
    É só que eu vejo tantas meninas achando que ser mãe lhes trará a felicidade e isto é uma ilusão... acho que depois de descobrirem sentem-se frustradas como eu me senti e às vezes me sinto.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ah como eu te entendo...apesar de estar mais de acordo com a Carla Santos (sou 1 galinha assumida e hiper apaixonada pela minha ninhada!) eu percebo muito bem as tuas palavras!!!

    Eu tinha "apenas" 24 anos quando tive o meu primeiro filho, filho programado e desejado, mas foi um choque!!! Claro que por egoismo!! Eu nao me sentia preparada, aquele ser tomava muito do meu tempo e paciencia, apesar de o amar mais que a minha propria vida, pensei que me tinha precipitado em ter um filho ja! eu podia e devia ter esperado mais tempo!
    Entao, deve ter sido "castigo" pois levei 5 anos a conseguir o 2 filho (infertilidade inexplicada)!!

    Mas e explicar e falar isso para uma jovem que quer mt ser mae??? Nao vale a pena!!! Ja tentei e passei por uma doida, so depois é que elas dao razao, mas ja tarde, o bébé esta nos braços e nao podemos devolver eheheheh

    Bjs
    Marina

    ResponderExcluir
  4. Que interessante Marina! Eu gosto do meu filhote e muitas vezes sinto amor por ele, não é assim uma coisa de outro mundo como dizem, não é nada transcendental, mas como eu digo, talvez eu não seja uma pessoa tão sensível neste aspecto. Às vezes eu penso que deveria ter tido mais tarde, se eu soubesse o que sei hoje teria deixado para daqui uns 4 anos sei lá... mas são daquelas coisas em que precisamos passar por isto para saber.
    beijinhos

    ResponderExcluir