segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sobre sentir pena

Este final de semana fomos massacrados com tantas notícias sobre (mais um) tiroteio sem razões explicadas nos Estados Unidos. Pais chorando abraçados, crianças aterrorizadas, discurso do presidente. Tá e depois? Será que era suposto sentir pena? Ou torturar-me porque era incapaz de simpatizar com o sofrimento alheio? Já disse aqui que não consigo falar coisas só porque ficam bem, quero entender porque não consigo ir além do "que horror", isto esboçado quase sem emoção. Não penso que aqueles pais ou crianças tiveram culpa, mas também não penso no autor como um monstro isolado, ele é pura e simplesmente produto da sociedade americana. Sociedade esta que acha bonito ter uma arma como tem um iPhone. Que acha natural e "saudável" alistar uma criança com 7 anos em um clube de tiro, sim, quem não acredita veja Tiros em Columbine. Sociedade que criou em modos exponenciais o jogo do "ser popular" nas escolas, que seria como um estágio para a vida social adulta, tamanha é a importância que tem para os norte americanos. Uma sociedade que já começou muitas guerras que por consequência matou muitas  crianças de outras etnias, uma sociedade que ainda mantém uma guerra e que indiretamente está por trás de 99% de outras só pelo fornecimento de armas. Uma sociedade que está se lixando para o meu país, onde também dezenas de crianças morrem por dia, seja por vítimas do tráfico de drogas, pela fome e miséria (que diminuiu, mas ainda não está extinta), por assaltos, etc. E era suposto sentir pena das vossas crianças? Não. Não sinto. Sinto muito, mas não sinto nada. 

3 comentários:

  1. eu sei como sao os americanos, vi alguns documentarios e a mentalidades deles é mesmo esquisita e sei que sao eles que criam estes "montros" mas nao deixo de sentir pena destas crianças que nao teem culpa de serem americanas, isso nao importa, bolas!! sao crianças e que culpas teem elas no meio disto tudo???
    Tenho tambem muita pena dos pais (que apesarem serem americanos e alimentarem uma sociedade assim) e que ficaram sem os filhos...seres inocentes que nao mereciam ter morrido assim desta forma!
    Tenho pena das crianças no mundo todo que sofrem, seja no Brasil ou em Africa, a mim da-me pena que seres inocentes tenham de sofrer, nao consigo aceitar e sofro tambem!
    Nem imagino o que devem sentir os pais destas crianças, tento imaginar-me no lugar deles e nao consigo...


    PAZ as suas almas, de todas as crianças!!

    Beijos nesse coraçao de pedra lol
    Marina

    ResponderExcluir
  2. Oh Marina, obrigada pelo beijo lol! :)
    É por isto que digo só aqui o que penso, para as pessoas não sentirem-se ofendidas. Fico feliz que tu sentes alguma coisa, eu realmente posso esforçar-me, mas não sinto...
    Acho que estas coisas que acontecem longe de mim não me tocam, mas ver com os meus próprios olhos é diferente, não consigo ver alguém maltratar outra pessoa, outra criança, tinha uma época que não conseguia ver um cachorro ou gato com fome que ia lá dar o que tinha para comer.
    Sabe, acho que por ter feito 6 anos de terapia tenho esta mania de questionar o que sinto e porque sinto e se não sinto, quero desmistificar esta culpa por não sentir. Este era o objetivo do post. Mas isto até é um bom assunto para discussão.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Sim, claro, eu percebi onde querias chegar mas tentei te manipular ahahhaha so para ver sentias mais alguma coisa... ;)

    Bjs
    Marina

    ResponderExcluir