segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

As fraldas e os filhos (agora aguentem)

Há uma crença geral de que se a criança está em uma creche convivendo consequentemente com outras crianças ou se está rodeada de irmãos, será mais fácil imitar o comportamento de deixar sua "manufatura" no lugar devido. Acontece que do pouco, que acreditem já é o bastante, que tenho visto e lido, relativiza esta crença. O coco e o xixi, suas primeiras obras primas, estão muito mais simbolizadas individualmente através da maturação emocional e por sua vez pessoal do que relacionadas única e exclusivamente ao meio social em que esta se encontra. Portanto minhas caras, não é lá por ter irmãos ou por ter outras crianças para brincar que isto será mais rápido. Ele até tem um irmão para lhe ensinar, mas o irmão tem 28 anos e está sentado no computador com sua barba espessa, acho que pouco lhe diz sobre imitação. 
Os xixis são muitos, às vezes ele nem se importa se está molhado. Estas últimas não avisou. O coco é sempre embaixo da mesa. Já tentei que fizesse no vaso, mas ele não quer de jeito nenhum, tranca. Resolvi deixar ele fazer na calça mesmo. Depois que cai no chão, eu junto e pego ele pela mão para que veja o coco indo para a casinha dele. Sinceramente não sei se estou fazendo certo, só sei que cansei de esperar que chegasse a hora, porque a hora não ia chegar antes de vir o inverno.  

6 comentários:

  1. Olá! os habituais desesperos esfincterianos. Corajem! Olha, essa fase exige muita calma, paciencia e rotina. Eu comprei bacio (vaso) e coloquei em todos os cantos da casa. Se está calor, deixe ele assim sem cueca mesmo ;). depois estabeleça horário: de 10 em 10 min tem que ir ao bacio... Dá trabalho....
    a minha ultima foi facil com xixi, coco foi complicado. A creche ajudou nas rotinas... sorte, mta sorte

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Parece-me, pelo que descreves, que ele ainda não esta'preparado para o desfralde. Com o meu mais velho aconteceu a mesma coisa e resolvi colocar-lhe as fraldas novamente ...até que um dia pediu para fazer xixi na sanita...a partir daí foi uma semana para fazer o desfralde diurno e noturno! Ele tinha 2 anos e 8 meses. Vais ver que ele dará sinal quando estiver preparado e nao vais stressar. O problema mesmo é o preço das fraldas e toalhitas no Brasil: um absurdo!!!!
    Susana

    ResponderExcluir
  3. Gosto de ler sobre estas coisas, aprendo imenso.

    ResponderExcluir
  4. Coragem amiga! Detesto esta fase!!! Mas quando conseguimos, é uma "vitoria" deliciosa de saborear!!
    Conselhos nao tenho, a nao ser se ele nao esta pronto, mais vale colacares novamente a fralda e recomeçar daqui a umas semanas mesmo a valer!!

    Bjs
    Marina

    ResponderExcluir
  5. É meninas, eu já tinha lido também a Paulucha do fórum sobre isto que a Susana fala. Que depois que estão "prontos" corre muito bem e rápido. Coloquei hoje as fraldas do Fabian. Além de tudo ainda temos um pai com o seu filho última-raspa-da-panela que gosta de "abebezar". Mas já tenho conversado com ele sobre isto. O Fabian tem que começar a ser tratado mais como um menino pequeno do que como bebê...
    beijinhos

    ResponderExcluir