quarta-feira, 22 de abril de 2009

Porque quero ser mãe?


Às vezes me pergunto quando passo por algum bebê ou uma mulher grávida e em uma fração de segundo vem aquele pensamento amargo de inveja. Quero tanto ter um filho, quero tanto ser mãe... Mas porque? Porque? Procuro explicações para além do instinto natural de preservar e transferir geneticamente minhas características. Além de conviver com aquele rostinho angelical, além de receber todas atenções quando estiver grávida, dos amigos, da família... Será por solidão? Será que é uma forma mais fácil de me adaptar e finalmente aceitar morar aqui? Será que é para provar para alguém (talvez para eu mesma) que já ultrapassei a adolescência? Será que é para não repetir os mesmos erros da minha mãe?

Minha mãe... É engraçado como só depois de separadas por milhares de quilômetros construímos uma relação. A minha mãe não foi do tipo carinhosa, daquelas mães corujas que elogiam e passam a mão na cabeça e nos dão colo quando precisamos. A minha mãe foi do tipo cobrar boas notas (o que no fundo não precisava), de ensinar como ser uma "boa menina", o que gerava muita frustração pois era como se houvesse sempre algo de errado comigo. Porém ela nunca me ensinou a ver as minhas necessidades, estava sempre focada no que os outros pensam, e se os outros agiam mal devia ter uma razão. Ensinou-me a entender o mundo e não a mim. A ser educada e isso dificultou-me a estabelecer limites e aprender a dizer não. Nunca conversamos, os abraços eram raros e só escutava ela falar com carinho de mim quando tinhamos visitas... Mas eu entendo, apesar de tudo, sabia que me amava, que se preocupava comigo e que esse era o jeito dela de ser mãe. Eu sei, seguimos mesmo sem querer os modelos paternos, sei que a minha vó também a educou dessa forma "prática" em que o carinho estava apenas subentendido entre um parco diálogo. E hoje depois de adulta consigo avaliar isso e ver tanto a minha vó, como a minha mãe como crianças-adultas, que no fim é o que todos acabam por se tornar quando crescemos.

De certa forma, era esse tipo de mãe que eu precisava, quem sabe por motivos que hoje não me são revelados, de acordo com o processo reencarnatório.

Por outro lado, tenho vontade de escrever outra história, começar a minha finalmente. Tem pessoas que não tem o desejo de ter filhos, seja por que são muito altruístas (os exemplos são raros), seja por medo ou egoísmo. No entanto creio que até o egoísmo em si, tem a sua vertente no medo. Li em algum lugar que quem não quer filhos nunca deixa de ser filho, não passa deste estágio e provavelmente não terá a oportunidade de experimentar o amor incondicional que este novo papel proporciona.

Voltando ao porque de ser mãe, acho que nunca é por um motivo só, não é só para completar o casamento, nem para partilhar momentos bons e ruins. Acredito que ser mãe para mim também significa um aprendizado, quero ser uma pessoa melhor, poder dar o exemplo e também aprender com ele. Sim porque tem pais que acham que só cabe a eles a educação, como acredito que temos várias vidas e as crianças são como nós, espíritos milenares, elas também tem muita coisa para nos ensinar. E eu quero ter a humildade de aprender com o meu filho também.

De qualquer forma esse já é um início de amadurecimento, quando alguém deseja que outro ser invada sua vida e ponha em xeque tudo o que aprendera, este é o momento de se desconstruir para poder se adaptar a uma nova realidade, a um sentimento de desapego total em que o nosso filho passa a ser o foco mais precioso do nosso amor. Com certeza a minha mãe não teve oportunidade de avaliar nada, quando viu eu já estava aqui. Não houve grandes reflexões de porque daquilo ou de outro, foi natural assim como foi para a minha vó e para a maioria das mulheres. O fato de não poder ter filhos naturalmente é que me põe a pensar nessas razões todas que talvez seriam desnecessárias... Porque ninguém está pronto para ser mãe, não há escola nem manual ou livros que substituam os erros de cada dia, as culpas e cobranças... Pelo menos já temos um começo (onde não errar) e o tempo faz o resto. O que é certo é que TODOS erram e inevitavelmente o nosso filho terá as suas frustrações, assim como nós. E quem sabe daqui a 20 anos estará escrevendo em um blog eheheh. O que importa é que em todo o momento estaremos fazendo sempre o melhor que podemos.
Eu quero ser mãe, quero fazer parte do ciclo da vida como todas as coisas da natureza. E como diz a música: quero um amor maior, amor maior que eu, que eu...

6 comentários:

  1. Olá querida, adorei a tua reflexão sobre o porquê de desejar ser mãe. Tens umas ideias muito amadurecidas. Puseste no papel alguns dos meus pensamentos.
    Ao longo deste meu percurso de infertilidade tem vindo a acontecer uma coisa muito curiosa. Inicialmente eu tinha muito medo de falhar. De desejar ser uma boa mãe e não conseguir. Mas nestes quase 3 anos sinto-me mais serena. Acho que não tenho que ser mãe sozinha. Não tenho que ser uma super-mulher, sem erros e com as respostas e atitudes sempre correctas e impecáveis. Sei que a minha mãe, a minha irmã, a minha cunhada, as minhas amigas também ajudarão a construir a mãe que serei. E principalmente, o meu filho me ensinará a ser mãe (espero que em breve).

    ResponderExcluir
  2. Poxa que lindo amei.... sabe eu também sonho em ser mãe e vivo me perguntando pq não consigo, será que não mereço? Mas aí paro e penso é claro que eu mereço a verdade é que Deus sabe a hora certa para cada uma de nós. O importante é ter Fé muita Fé mesmo. bjs Ynês

    ResponderExcluir
  3. Amei a postagem o blog =) tou seguindo!!! Divulguei no meu buzz =) parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa..tanto tempo que não leio isto...! Ne vi que tinha comentários, desculpem-me. Muito obrigada pelo carinho, é sempre bom ver que a gente não tá aqui falando para as paredes eheheh!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, amei tua reflexão, muito me sensibilizou pois tb sonho em ser mãe e lendo muita coisa aqui encaixou no meu modo de ver as coisas... Vc tem facebook ? bj grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia, tudo bem? Tenho sim, mas antes gostaria de dizer que mudei muito de ideia depois de ser mãe... se ainda quiser, posso te passar por email. Manda por comentário que eu não publico.
      beijos

      Excluir