segunda-feira, 26 de março de 2012

A tal amniocentese

Se tem uma  coisa que ainda não consigo entender é a tal amniocentese. Não, não é o que significa, isto eu sei, mas é a forma com que as pessoas encaram. Geralmente é indicada quando surge algum problema no rastreio do primeiro trimestre ou quando a idade da mãe pode acarretar mais riscos de doenças genéticas. Até aí tudo bem. Mas não entendo como alguém que quer tanto, mas tanto engravidar, cujo maior sonho é ser mãe, vem com a tal história de se correr tudo bem, ótimo...se não correr... ivg. 
É porque não me entra na goela, é talvez uma coisa que eu leio/escuto mas não me faz sentido. Então mas a criança tem alguma deficiência incompatível com a vida? Tem o que, síndrome de down, klinefelter? Então porque matar o teu sonho? 
Não gosto de coisas que só quero assim do meu jeito se não for assim não quero mais. Ah e quando vem com aquele papo de que assim é melhor, to pensando no bem da criança... Ai só me dá vontade de dizer, please, sejamos honestos, tás pensando é em ti. No trabalho que vai te poupar, na vergonha que não vais ter que lidar, no preconceito que não vais ter que enfrentar. É por isto que cada vez mais admiro as pessoas que fazem limonadas, não aquelas que ficam com os limões na mão sempre a reclamar.  
É um filho, poxa. Claro que todo mundo quer um filho saudável, perfeito, bonito, inteligente, etc, etc. Mas há uma distância entre o que se imagina e o que nos aparece. E um filho não é um bem como um carro que vou ali e penso se quero ou não 4 portas. Um filho se aceita, ou pelo menos se tenta. Não, não me convencem, se o grande sonho é ser mãe, mesmo Mãe, em princípio não se põe um filho numa tigela fria.

7 comentários:

  1. ahhh eu sou dessas das que queria mto ser mãe, mas só um filho saudavel, lá está, por ele, por mim e pelos outros. Se hoje há hipoteses de se saber se o bebé tem um problema e se é ou não compativel com a vida estamos no nosso direito de pais de aceitar ou não. Sou sincera, pode ser feio, pode ser incompreensivel mas para mim não faz sentido trazer ao mundo um filho com problemas. Se calhar é egoismo, pode ser, eu queria ser mãe mas não queria deixar de ser quem sou, e com um filho com problemas a vida será sempre mto mto condicionada.
    bjo
    Maggie

    ResponderExcluir
  2. Sim, Maggie, eu tento entender o teu ponto de vista. Mas o que eu acho é que então que sejam honestas consigo. Nunca é pelo "bem" da criança, é pura e simplesmente, pelo bem de nós mesmos.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ah e tem outra coisa: não consigo depois sentir pena. Sorry, mas não consigo. E vejo-as chorar pelos fóruns e afins, mas obviamente como pessoa sensata que sou não posso expressar minha opinião, apenas aqui :)

    ResponderExcluir
  4. Eu sou da opinião da Maggie mas junto o seguinte, não existem infraestruturas para cuidar de crianças com deficiência.
    Se já creches normais não têm vagas, imagina para crianças com necessidades especiais que ele não aceitam. Além disso é caro e muitas famílias não dispõem dos recursos (financeiros e outros) para tal.
    E eu fiz uma, de coração nas mãos a pedir a Deus para tudo estar bem.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu sei muito bem do que falas, porque eu qd uma médica me sugeriu a amniocintese, simplesmente disse não, não iria ganhar nada com isso... nada!!! Eu não teria coragem de desistir de um filho...
    Respeito quem tem outra opinião, mas para mim... existir é correr o risco... hoje vivo esta vida, sou saudavel e tenho um filho saudavel e sou tão feliz, mas e se... amanhã a vida nos prega uma partida e fica tudo de pernas para o ar?! Estarei disposta a viver outra vida, a ser feliz de outra forma mas jamais viraria as costas ao meu filho... PARA MIM ele existe desde o dia em que se formou embrião... PARA MIM fazer uma IVG seria virar-lhe as costas...

    ResponderExcluir
  6. Estou de acordo um pouco com todas LOL

    Sim, talvez fazia a tal amniocentese, mas teria a coragem de tirar?? Nao sei, por egoismo, pelo meu marido, talvez...mas se fosse ouvir o meu coraçao, nao tirava, nao!!!!!!!!!!!!
    Um filho é um filho, bolas!! Se amanha uma desgraça acontecesse a algum dos meus filhos, eu nao ia tira-lo da minha vida, entao, é "quase" a mesma coisa!!
    Mas é verdade que em Portugal ter-se um filho diferente é dificil e mt caro...Temos de ter condiçoes, mt boas condiçoes pra cria-lo! Por isso compreendo quem nao queira ter um filho assim...
    Questao dificil...

    Marina Pratas

    ResponderExcluir
  7. Adorei o que li e recordei um casal amigo que aos 20 anos decidiu que era um filho amado e assim seria, e aquela menina é a luz dos olhos deles, e tentaram de novo e tiveram um bebe sem o sindroma, mas que adora a mana mais velha, só quem conhece pode dizer, mas são crianças fabulosas, meigas e carinhosas.

    ResponderExcluir