segunda-feira, 23 de abril de 2012

Acho interessante as pessoas que dizem que gostam de mudar, ou que nos desafiam a ser pessoas mais maleáveis. Mudar não é fácil. Seja de país, seja de estado de espírito. Seja de manequim, seja de idade. Seja para casar, seja para ser pai. Quem diz que mudança é fácil deve ser algum mentiroso compulsivo ou coisa assim. A verdade é que o ser humano é uma espécie de hábitos, que gosta de uma certa rotina, que se acostuma, é verdade, com quase tudo, mas que leva imenso tempo para tal. Antes de aceitar, fica geralmente a bater com a cabeça, a dar murro em ponta de faca e a desejar ardorosamente que as coisas voltem a ser como eram. Que a realidade se adapte a si. Sim, é claro que o passado é que era bom. Parecemos crianças birrentas a lutar contra a maré. E aí...cansamos...nos adaptamos. 
Demorei cinco anos para me adaptar em Portugal. Lembro-me das brigas que tinha o o marido porque queria voltar. Porque não suportava o sotaque português. Não queria ligar a tv, não queria sair à rua. Aquilo incomodava-me. Aqueles erres, aqueles eles, aqueles tês e o som anasalado da pronúncia me feriam, agrediam-me de um modo que não consigo explicar. Era como se me lembrassem o tempo inteiro que era uma intrusa, que não pertencia aqui.
Não fiz esforço algum para gostar de Portugal. E na minha cabeça nem havia espaço para isto. Simplesmente um dia acordei e dei por mim a achar normal ouvir este sotaque em toda a parte, já não prestava mais atenção em como chegava a mensagem, mas na mensagem em si. Deixou de ser importante os acentos, as diferenças de cultura, o meu sentido de preservação finalmente relaxou. Tinha conquistado meu espaço.
Tudo isto para dizer que, embora varie o tempo de adaptação, mudança é sempre trágica, no sentido em que é uma morte. Uma parte de nós morre naquele momento, mas não morre fácil, agoniza, clama atenção, ao mesmo tempo em que se inicia um parto difícil. Morre e nasce algo diferente e geralmente o processo é tão lento que não sabemos ao certo o momento em que deu-se a ruptura entre o velho e o novo. Daí não fazer qualquer sentido uma pessoa que queira mudar. Porque? Porque quando se quer mudar a qualquer custo, cria-se uma resistência, porque a vida tem o seu tempo para acontecer. Por isto a frase que li no Livro do Perdão, fazer muito sentido: mudança não é uma coisa que se faz, mas uma coisa que se permite. Ou seja, não é um processo ativo, mas pelo contrário. Então não me venham dizer que é fácil, viu mensagens de facebook?

3 comentários:

  1. não mudar não é fácil nem quadndo se vai para melhor, qto mais quando o que nos espera é o desconhecido ...


    Bjo
    Maggie

    ResponderExcluir
  2. Mudar não é facil, mas quando o nosso mundo inteiro cai e ficamos sem nada a zero, ai o melhor é deitar mãos á obra e fazer a mudança o mais depressa possivel e começar de novo. Se pensarmos que estamos a começar de novo é muito mais facil, ou então sou eu que me adapto mais depressa ás situações. No entanto nunca mudei de pais, só de região, mas mudei radicalmente de vida.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Pois, Mamã Petra, acontece que quando se muda de país mexe muito com a questão da identidade, quem sou eu, o que estou fazendo aqui, e claro, em Portugal foi onde pela primeira vez sofri preconceito. Sou branca, nunca fui pobre (nem rica) e isto tudo foi novo para mim. E difícil. Mas claro, tem pessoas que conseguem mais fácil se adaptar, no entanto acho que sempre é complicado mudar...
    beijinhos

    ResponderExcluir