quinta-feira, 5 de abril de 2012

São dois? Oh...

Admito, sou daquelas pessoas que olham para um carrinho de gêmeos e suspira de alívio. São dois? Oh coitados! Que bom que escapei desta. Escrevo isto porque se realmente tivesse se agarrado os dois embriões provavelmente não estaria sentada semi-maluca, ainda de pijamas, estaria em alguma casa de repouso, olhando para uma xícara de chá de camomila.
Sim, eu não acho que ter gêmeos deva ser a coisa mais linda do mundo. Fora aquelas roupinhas a combinar não vejo muita graça em ter o dobro de fraldas para trocar, de bundas para lavar, fazer o dobro de comida e estar o dobro de cansada. Acho que é daquelas coisas tipo medicina, ter gêmeos deve ser também um sacerdócio. 
Claro que não falo nada para os coitados dos pais que até se esforçam em parecer felizes e frescos como uma alface quando vão ao shopping passear os seus rebentos. E nem acho que deva, mas aquele pensamento não sai da cabeça. Eu e o marido trocamos olhares e sei que está pensando exatamente o mesmo. 
E porque isto hoje? Porque o Fabian ficou em casa comigo, já que a creche fecha às 13hrs. Eu tinha estendido os lençóis e voltava para a cozinha limpinha como o resto da casa e...deparo-me com dois litros de amaciante pelo chão, embaixo da máquina e dos cestos de roupa. Ahhhh!!! Não entendo quem tenha mais filhos!! Sério!! A não ser aqueles que vem num pack só...coitados! Tudo de uma vez...



....................................................................................................................................................
A imbecilidade Virtual

Há uns tempos atrás escrevi um post em que dizia que não acho graça em ter gêmeos, é uma opinião pessoal, ainda por cima escrita em um sentido desabafo/com pitada de humor em um momento que a pouco havia limpado dois litros de amaciante que meu filho tinha derramado na cozinha. Até aí tudo bem, nada de polêmico, nem de xingamentos...até que alguma alma muito astuta teve a ideia de publicar em todos os grupos de mães de gêmeos do Facebook. Deve ser uma pessoa com a vida muito preenchida que pensou: e se colocasse lenha na fogueira? Imagino o ar de triunfo da pobre criatura com a tocha na mão: vejam, vejam o que ela pensa de nós!! E como se a minha opinião tivesse grande peso para a vida destas frequentadoras, foram comentários e mais comentários de gente triste, infeliz e de mal com a vida. Só destaco uma menina que apesar de não ter concordado, foi muito educada e não merece estar no mesmo bolo que as outras.
Nunca em tantos anos de blog tive tantas visitas diárias. Isto poderia ser o sonho de qualquer blogger, mas não é o meu. Principalmente de mães neuróticas e muito religiosas todas elas crentes no bom Deus que não me "deixou" engravidar de gêmeos por pena das criancinhas. 
Como ia dizendo, em todo esse tempo de blog é a primeira vez que necessitei desativar comentários anônimos e a também a primeira vez que recebo verdadeiras pérolas por email, pérolas que me fazem lembrar o quanto é bom ter um espaço pequenino, na penumbra como era o meu. 
Estas pessoas não entendem que A: este espaço é meu e aqui exerço o meu direito de opinião. B: os comentários discordantes serão publicados desde que sejam educados. C: o post foi feito neste contexto e aqui, e não com o objetivo de "entrar" no espaço virtual das mesmas. Quem o fez e deu-me este protagonismo foi uma delas e não eu. D: é o que muita gente pensa, não sou só eu. E muito provavelmente já tenham ouvido de gente na rua e até na própria família. Mas EU não tenho nada a ver com isto. EU nunca falei para ninguém na rua o que penso, como disse não é do meu feitio. Agora falar disto no MEU espaço é completamente diferente. 
Agora vamos ao lado maternal. Quantas das que vieram me acusar de ser uma péssima mãe ficaram em casa com os seus filhos e acompanharam o seu crescimento? Ou melhor, quantas não colocaram em uma creche aos 5 meses e voltaram louquinhas para trabalhar porque já não aguentavam mais ouvir choro de criança? Quantas abstiveram-se de sair a barzinhos, de ir no cinema por meses? Quantas deixam o(s) seu(s) filho(s) com qualquer um? Como me disse uma do "beijão": quantas deixam os seus filhos para ir em um baile funk?  Quantas sentam no chão para brincar com seus filhos? Quantas leem para eles, levam na pracinha ao invés de colocar desenhos na tv? Quantas não ficam horas no facebook? Armam-se de defensoras da moral e bons costumes da maternidade e vai se a ver tem muito tempo para andar em polêmicas a procurar cabelo em ovo. 
E por último: porque o que eu penso (que não sou nada delas, nem as conheço benza Deus!) tem tanta importância? Isto tomou proporções tão ridículas que só leva-me a pensar que: ou tem qualquer tipo de frustração recalcada e aquilo bateu fundo ou é uma tremenda falta do que fazer. Já que quem é feliz com sua vida e com o que Deus lhe deu não tem a menor necessidade de revoltar por uma coisa tão pequena. Ou tem?

11 comentários:

  1. hihihi sempre verdadeira, adoro a sinceridade. E sim deve ser extenuante mesmo.

    Maggie

    ResponderExcluir
  2. Eehehe... continuo a gostar de te ler. Mas eu sou daquelas que gostaria de ter tido 2! Também coloquei 2 embriões, mas só um vingou!

    As razões pelas quais gostaria de ter tido gémeos:
    1) porque desde pequena "sonhava" com isso;
    2) porque o meu companheiro não quer mais filhos, ficou assente ainda antes de engravidar ( e acho pena eu só ter um!)

    Claro está, o trabalho seria de facto a dobrar... e as alegrias provavelmente também!

    Mieke

    ResponderExcluir
  3. Pois eu tambem sou daquelas que queria muiiiiiiiiiiito ter tido gemeos...antes de ter o primeiro filho!! eheheheh porque depois, minha amiga,e apesar de so ter 24 aninhos na altura, disse pra mim mesma, ai meus Deus se fossem 2 de uma vez pa cuidar, fogo!!!!!

    Mas depois a infertilidade entrou na nossa vida, snifff, 4 anos e meio de choro e luta... entao novamente quando fazia tratamento queria muito que viessem gemeos, queria mesmo!!
    Mesmo assim so veio um outro menino para depois assim do "nada" logo de seguida engravidar da menina, hoje eles teem 18 meses de diferença, é muito cansativo, nao escondo, ha dias que so me apetece fugir, mas garanto que nao trocava a vida de dona de casa por nada do mundo lol
    Da trabalho e ando sem dormir ha mt tempo mas nao me sinto uma coitada (ainda ihihih)

    Amo ser mae e mae-coruja assumida :)

    Marina Pratas

    ResponderExcluir
  4. Mieke, pois eu entendo o teu lado, o meu marido não queria mais filhos de jeito nenhum, eu que o convenci. E hoje ele é que tem mais paciência com o Fabian.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Marina, pois eu imagino! No meu caso não há milagres, o marido fez vasectomia então... Não sabes o quanto sonhei em ter uma gravidez surpresa! Mas hoje agradeço não ter de me preocupar com métodos contraceptivos...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Então... Eu fui abençoada com gêmeas univitelinas!!! Engravidei naturalmente, foi um susto, chorei um monte pois já tinha um de 4 anos... Mês que vem minhas gêmeas farão 1 aninho. Dá muito trabalho sim. Tem hora que desanima, cansa... Mas não me sinto uma coitada, longe disso!!! Sou muito abençoada e feliz com a graça que Deus me deu, e com a força que Ele me dá dia a dia. :)

    ResponderExcluir
  7. kkkk... qta dor de cotovelo, ainda bem q nao teras mais filhos (sorte deles), e que bom q o segundo embriao nao se fixou (acho q Deus ja ate se arrependeu de ter lhe dado um bb) nunca saberas a maravilha de se ter gemeos, pois isso eh para poucas, Deus escolhe mto bem a mae de gemeos, so escolhe quem saiba amar sem limites... por isso nao te escolheu. Quanta dor de cotovelo

    ResponderExcluir
  8. Eu sou mãe de gêmeas e sinceramente,,, eu é quem tenho dó de você! Oh post infeliz,,, de verdade, dizer que tem dó, o que você tem é inveja isso sim... pelo que entendi, se você pudesse não teria tido nenhum não é? Ser mãe de gêmeos é ter trabalho em dobro sim, é trocar fraldas em dobro sim, é fazer comida em dobro sim,,,mas também é receber carinho e amor em dobro, é ser abraçada e beijada por duas criaturinhas que te admiram e ficam felizes cada vez que você chega em casa, é lindo, e não somente por poder vestir iguais e sim pq recebemos mais amor. É ficar feliz a cada dentinho que nasce, a cada passinho e a cada palavrinha nova que aprendem, é ver duas crianças que nasceram juntas interagindo, e saber que já entendem desde de pequenos o valor da amizade. Ser gêmeo é nascer com seu melhor amigo,,,isso você nunca vai entender... Não gostei da palavra "dó" e me sinto no direito de reivindicar, porque não é esse o sentimento verdadeiro que você demonstra com suas palavras,,, eu é quem tenho dó porque pessoas que pensam como você não deveriam ter nenhum...
    Não te critico porque provavelmente sua gravidez não foi planejada, mas me sinto no direito de defender as mães de múltiplos, que são sim FELIZES por Deus ter nos escolhido, dentre tantas outras, pois sabe que somos capacitadas para cuidar de 2, 3 e até mais...
    **Provavelmente você não aprove meu comentário, mas fico feliz em saber que você leu.**

    ResponderExcluir
  9. Não sei porque um post antigo destes está fazendo tanto rebuliço. Opinião é uma coisa pessoal, eu tenho direito a minha assim como outras pessoas tem direito a sua. Só tem uma coisa que acho bem interessante, é quando pessoas que se dizem católicas rogam praga ou "castigam" através da imagem de um suposto Deus caridoso. Mas lá está...caem de para quedas no blog, não sabem que a maioria das coisas que digo é com humor e em nenhum momento teço comentários menos educados (como estes últimos)a quem é mãe de gêmeos. Ter filhos é uma opção de vida e não uma benção.

    ResponderExcluir
  10. Ah já sei porque...alguém deve ter colocado este post no facebook, para variar... e em algum grupo de mães de gêmeos para dizer "vejam o que pensam de nós". Ah façam um favor, vão catar coquinho.

    ResponderExcluir
  11. É o seguinte e pela última vez. Este blo é pessoal e para amigos, sendo que não tem nem a opção de partilhar pelo facebook porque não é o meu objetivo. Em algum momento fui a um fórum de mães de gêmeos falar o que penso sobre isto?? É tão e só uma opinião pessoal e quem sente-se ofendido procure bem lá no fundo o porque de estar a ler coisas que não lhes dizem respeito. Porque não procurar quem pensa da mesma forma ou esta polêmica é só falta do que fazer? E reitero, é imbecil e ridículo a atitude de procurar algo na net aleatoriamente para criar furdunço entre um grupo que pensa o contrário. Não leram o blog, não sabem em que contexto ele é escrito e vem aqui para que?
    Não serão mais publicados comentários vindos do facebook.

    ResponderExcluir