quinta-feira, 13 de junho de 2013

Lixo é você!


Esta semana circulou um vídeo de um cara dirigindo nos Eua. Ele falava em suma sobre o alto custo de vida no Brasil, com um monte de palavrões no meio (que eu não tenho nada contra isto), mas chamar o seu país de merda é indigno demais. Sinceramente eu não sei porque a vida aqui é tão cara, ou melhor, claro que sei, altos impostos, corrupção, um povo culturalmente passivo. Porém há uma coisa que me incomoda nestes emigrantes deslumbrados: os Eua tem um custo de vida mais baixo? Tem carros mais acessíveis? Tem! É inegável. Mas e quanto ao resto? Quanto ao ensino superior, sabem que um estudante tem de pagar 100 mil dólares para poder se formar? O que é basicamente antes de ter qualquer retorno profissional já estar devendo até o pescoço. E quanto a segurança? Ótima diga-se de passagem. Os altos impostos vão principalmente para fins bélicos, portanto é óbvio que a sua polícia muito melhor treinada e equipada será mais eficiente. E quanto a saúde? Se alguém não tiver plano de sáude é simplesmente expulso do hospital! Inclusive há uma cena chocante em um dos filmes do Michael Moore em que um doente sai só com o avental completamente desorientado. O nosso Sus é uma questão de sorte, mas hoje existem várias unidades de atendimento conveniadas com hospitais privados, não é a mesma coisa, mas tem muito mais dignidade, nem dá para comparar.
Ah e já ouviram falar do Prism? É o sistema que vigia tudo que um cidadão faz na internet a nível mundial. Imaginem as vossas conversas no Facebook, no skype e falecido messenger invadidas. Mas não se preocupem porque é só se vocês forem suspeitos de um crime ou terroristas, o problema é que o governo americano é um pouquinho assim para o paranóico.  Alguém já disse que os fins justificam os meios, não é?! Nada não, é que sou assim muito ingênua e pensava que isto só acontecia na ditadura.
Eu não tenho nenhum ódio de estimação com relação aos Eua, a sério. Só acho um bocado injusto estes emigrantes enxergarem a realidade de forma tão mas tão dicotômica. E ridícula. Exaltar uma realidade de carros bons, ótimo policiamento e estradas, tudo bem! Seria muito legal se o Brasil também se equiparasse a isto. Falar que o futebol é o ópio do povo, concordo, tem toda a razão. Mas não seria esta pseudo igualdade material também uma forma de deixar o pobre iludido enquanto a elite tem muito mais privilégios? Digo eu que leio tanto sobre o alto grau de racismo contra "espanos" e "afro-americanos" e que vejo que também há segregação em favelas ou melhor bairros sociais (já que favela é só coisa de terceiro mundo). Para já não falar que é extremamente de lamentar que alguém se referira a sua terra como "lixo". Pois eu acho muito bem que quem pense desta forma se mude! E assim vá aos poucos percebendo que será muitas vezes  tratado como lixo, com subempregos, com precariedade no que diz respeito a segurança laboral e claro, com preconceito.  É  a tal síndrome do vira-lata, em que se endeusa europeus e norte-americanos. Eu até acho desculpável que os brasileiros que nunca tenham saído do país pensem assim. Na minha opinião, pessoas que já conhecem outra cultura, deveriam alargar horizontes, tornarem-se mais maduras e abertas, deveriam relativizar seu preconceito e ver que cada lugar tem coisas boas e ruins. Acho que meu problema é ter grandes expetativas sobre os emigrantes. Deveria rever isto.

Um comentário:

  1. Por aqui é igual só os outros é que vivem bem, têm altos salarios, belas casas e bons carros.
    E por outros é qualquer pais que não Portugal. Deve ser por isso que o PM disse para nós imigrarmos.
    Bjks

    ResponderExcluir