sábado, 14 de julho de 2012

Deus dá nozes e dentes, as pessoas é que não sabem o que fazer com isto

Nossas incursões pelo mercado tem sido desanimadoras, ficamos apavorados com os preços das coisas, mas segundo o que eu mesma dizia: tudo é caro para quem não tem dinheiro. Lá está. Os brinquedos, as roupas, tudo deu um salto nestes anos...porque uma coisa é vir-se de férias com euros para gastar, cujo câmbio jogava sempre ao nosso favor, outra é voltar a viver esta realidade e em "real", o que chega a ser uma redundância.
E estranho é estar assim tanto tempo longe do nosso país, meio que passamos a nos sentir como estrangeiros esnobes, digo esnobes porque estamos sempre comparando como era, o que disto e daquilo com o agora. Não adianta, é como um filtro, é o processo inverso daquele que começamos quando nos deparamos com Portugal. Já resolvi que estas anotações passam agora a ser mentais que é para não maçar quem quer que esteja comigo, porque as pessoas não entendem que ninguém cai de pára quedas num lugar e troca o chip de um celular e já sai "falando". As pessoas precisam de tempo e paciência, principalmente paciência consigo mesmas que é o que me falta, assumo. 
Uma coisa boa a qual já não estava mais acostumada é com o bom humor das pessoas, com esta prestatividade sem pedir algo em troca que os estrangeiros não entendem. É raro, vou dizer, muito raro encontrar pessoas assim em outro lugar. Claro que há, mas digo, nunca como aqui. Este bom humor parece geral. Pergunta uma coisa para uma pessoa no ônibus e logo tens três ou quatro de ajudando, fora aquele que ia descer no mesmo ponto e se propõe a te dar mais indicações pelo caminho. Ah e outra coisa: as pessoas tem dentes na boca. Mesmo as mais pobres. Sabe, isto foi uma coisa que muito me chocou em Portugal: ver alguém de mercedes com uma senhora porteira na boca ou com os dentes todos podres estragados. Ainda recordo-me da minha vizinha: 
 - Ai hoje fui arrancar um dente, está a doer tanto.
 - Mas então fulana o dente não tinha solução? Tinha logo que arrancar?
- Não, mas era muito caro...70 euros...
- e para arrancar foi quanto?
-40...
- Ah...economizaste 30 euros, mas vai ficar banguela...que pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário