sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A vizinha

A vizinha da minha sogra no outro lado da rua não tem dois, nem três, nem quatro filhos. Ela tem dez. Sim, dez!! Se eu já acho demais três, fico imaginando como seria viver no século retrasado com dez filhos. Cá entre nós, ela não deve ter mais xoxota né? Sim porque me lembro de quando tive meu filhote de pensar que nunca mais aquilo voltava ao lugar, penso que um filho por ano não dá tempo da bichinha ser feliz. Mas acho engraçado a forma como as crianças vivem. Estão sempre soltas pela rua (tá certo que é um lugar tranquilo), mas são obviamente limpas e cuidadas. O mais velho deve ter uns quinze e o mais novo tem dois que eu sei porque o Fabian já brincou com ele. E aquela coisa de que os mais velhos cuidam dos mais novos, lá não é bem assim. O mais velho só quer saber de skate o dia todo. Às vezes alguns pequenos ficam em volta a olhar. Quem realmente é muito cuidador é um dos meninos que deve ter uns dez anos no máximo. Chega a dar gosto de ver (ou pena porque deve se e uma barra ter tanta responsabilidade nesta idade). Ele cuida dos irmãos para não irem para a rua, anda de bicicleta com as meninas, põe roupa e provavelmente troca a fralda do mais novo e tem sempre uma palavra para a briga deles. Cá estou eu julgando novamente, mas assim é fácil ter filho. Ter para eles mesmo cuidarem-se entre eles e crescerem relativamente independentes. Se eu acho meu filho muito protegido perto deles? Sem dúvida. Enquanto corriam descalços, eu olhava preocupada para os pés nus do Fabian com medo de que ele pisasse em algo, olhava para a rua com medo dos carros que pudessem surgir do nada. E a mãe dentro de casa fazendo lá o que e os filhos todos na rua. Não sei, sou muito preconceituosa com estas famílias numerosas. Não é mais tempo disto, não é. Não vivemos na época em que bastava saber ler e escrever que era possível começar a vida. E eu não consigo imaginar como deve ser para ter um momento a sós com o marido, uma saída para jantar fora. Isto deve ser coisa que não existe entre eles. Não era uma vida que eu quisesse para mim. 

3 comentários:

  1. Gostava de ter uma família numerosa, mas no máximo com 3 filhos. Ok tenho 2 e sou feliz assim.
    10 acho coisa do antigamente, de quando as mulheres serviam para estar em casa, cozer meias e não terem vontade própria, vai daí toca a enchê-las de filhos para elas não terem tempo para nada mais.
    Os mais velhos cuidam dos mais novos, mas fazendo isso não sei se ganham se perdem.
    Famílias numerosas ok, mas que tipo?

    ResponderExcluir
  2. Não sei Nany, do jeito que as coisas estão dois filhos me parece o suficiente. E o que penso sobre estas mulheres é que geralmente tem filho por uma desculpa para não trabalharem. Foi assim com a ex do meu marido que teve 4 e é assim com a maioria que conheço. Ah e tals fica em casa a cuidar dos filhos e não trabalha. Mas o que acontece é que não cuida, as crianças andam soltas. Fica por vadiagem. E aí vão dizer, não eras tu quem disse que não quer trabalhar e que quer ficar em casa? Sim, é verdade, mas não quero para isto ter 5 filhos. Só para ter a desculpa.
    bjinhos

    ResponderExcluir