sábado, 19 de março de 2016

A velha história de pôr paninhos quentes (aqui não funciona)

Tenho alguns amigos portugueses no facebook tremendamente preocupados com a situação do Brasil, estão tão preocupados (ops, esqueci as aspas de novo) que esquecem que proporcionalmente o seu país não deve menos em falando de corrupção à sua ex-colônia. Ora vejamos, falando honestamente, há gente que se compraz com isto e não esconde, mas o interessante é que em nenhum momento tive amigos brasileiros a darem uma atenção que seja ao que se passa do outro lado do Atlântico, e a crise ainda está pesada por lá que eu sei. Fica a impressão de que hoje os portugueses (talvez alguns, vá) vivem muito mais em função de nós do que nós deles, seja através de novelas, músicas, ou de notícias de escândalos políticos. A história não cansa de nos lembrar que o mundo dá voltas...e desta vez sou eu quem fico feliz com a ironia de tudo isto.

11 comentários:

  1. Hmmm... não muito simpático este post. :( Sou portuguesa e gosto muito dos brasileiros, sim. E preocupamo-nos legitimamente com o destino da vossa Nação, sim. Sinto que é carinho... Desde quando é que isso é criticável? E, desculpe, adoro sempre os seus posts, mas este apreu-me um pouco arrogante. Do género, agora somos superiores a vocês?!?!?! Não noto nada de posturas semelhantes aqui em Portugal com brasileiros, tirando, apenas, carinho pelo vosso povo. Complexo de ex-colónia está uns bons 500 e tal anos atrasados, não???

    ResponderExcluir
  2. Achas normal estarem a partilhar notícias sobre o Brasil de forma constante e nada sobre o seu próprio país? Admito que fui arrogante mas estou cansada disto, acredita que é diferente a visão que eu tive quando morei aí e podia enumerar várias situações em que senti preconceito, portanto no meu blog julgo ter o direito de expor a impressão que me deu esta preocupação repentina. Ou será que não posso?

    ResponderExcluir
  3. Não estou a dizer que não podes, que seria! Só que não gostei... E se há coisa que passamos a vida, a vida mesmo a fazer é a postar coisas a dizer mal dos políticos portugueses. Acho que há aí um complexo sem fundamento...

    ResponderExcluir
  4. Olha Ana, eu vivi 6 anos em Portugal, já escutei que não falo português, mas brasileiro vezes sem conta, já escutei que sou pegadora e ladra de maridos, que as brasileiras são fáceis, que os homens são malandros. Na faculdade queriam que eu passasse os meus trabalhos para "português " porque do jeito que eu escrevia não tinha valor . Quando havia livros traduzidos em português do Brasil, tudo o que eu ouvia era que aquilo fazia confusão, que as coisas estavam "erradas", e que preferiam ler no original em inglês.
    Seguido eu vejo publicações polêmicas sobre o acordo (eu nunca vou escrever brasileiro ), sobre a reportagem que chamaram uma modelo "da terrinha", ou a do ministério da educação do Brasil que vai decidir se deixará de ser obrigatória a leitura de autores portugueses. Sempre leio comentários escarnecendo meu país e não digo nada. Faz tempo que passo os olhos e nem venho aqui para o blog, guardo para mim. Não me venha com complexo infundado, pois esta visão que tenho hoje só nasceu mesmo depois de morar aí. Antes disto eu tinha uma idéia diferente de como éramos percebidos pelos portugueses. Não acho que isto seja específico, cada vez mais tenho certeza de que a xenofobia acontece em todos os lugares. Os franceses o são com os árabes, os brasileiros estão sendo xenófobos com os haitianos e eu conhecendo e passando o que eu passei, não acredito ser inocente a partilha de notícias e também charges (algumas) desrespeitosas sobre a política brasileira...

    ResponderExcluir
  5. Mas pronto, já passou, é que às vezes uma pessoa cansa disto. Desculpa se te ofendi.

    ResponderExcluir
  6. Não tens nada de pedir desculpas! Tens razão nalguns aspectos, sim. Muitos portugueses de facto são xenófobos para os brasileiros. O que me irrita tanto, porque temos 2 milhões de emigrantes a viver lá fora. Como nos podemos dar ao luxo de ser xenófobos com quem nos procura para imigrar para cá? Irrita-me tanto! Não me identifico mesmo nada com essa postura, por isso talvez tenha ficado ofendida, porque não sou nada assim. Mas tens razão, há muitoooo portuguÊs que é! A xenofobia é universal, mesmo. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  7. Olá bonitinha :)
    Sou portuguesa e se lhe serve de consolo, tanto me estou a cagar para os problemas no Brasil, como para os problemas cá em Portugal! E sim acho que somos preconceituosos com os brasileiros e sim faz parte dos portuguesinhos controlar mais atentamente a horta do vizinho do que a deles.
    Já agora também refiro que senti preconceito vindo de brasileiros para comigo e pelo facto de ser portuguesa (quando vivi em Londres e trabalhava com muitos brasileiros assim como outras nacionalidades). Honestamente quando penso nisso...nao me aquece nem me arrefece...cada um é como é e eu tento dar importancia a coisas ue realmente merecem a minha atenção.
    De resto, gosto muito do seu blog! :D

    ResponderExcluir
  8. Ola Isabel, seja bem-vinda! Pois é, como eu disse para a Ana, tenho deixado para la, mas há dias que estamos de saco cheio, mas já passou. :P

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto de saber a situação dos outros países, de todos! Gosto de manter informada sobre o que se passa no mundo! Não vejo mal nenhum! Catarina Abreu

    ResponderExcluir
  10. " Fica a impressão de que hoje os portugueses (talvez alguns, vá) vivem muito mais em função de nós do que nós deles"

    E há alguma dúvida disso?

    Há uma verdadeira obsessão deles para conosco, uma coisa inexplicável. Senti isso também quando estive lá.

    Não só qualquer ator, artista, músico, etc, etc. brasileiro faz um imenso sucesso por lá, como qualquer opinião que um brasileiro dê sobre Portugal é elevada ao máximo. São hiper sensíveis a criticas vindas de nós. Lembro que quase houve uma guerra civil em Portugal por causa de um vídeo de DEZ ANOS ATRÁS da Maitê Proença sobre eles....um vídeo que no Brasil ninguém sabia que existia.

    Os brasileiros pouco se lixam para Portugal, é um país que inexiste no dia a dia e no imaginário dos brasileiros. Exceto, talvez, pelas piadas de portugueses. E existe a vaga ideia de que Portugal é um país meio atrasado, mas isso é uma ideia vaga, só isso. Ninguém faz comentários sobre a política de um país insignificante.

    Aliás, como vc bem apontou, 99,99% dos brasileiros nem sabe que há preconceito contra nós lá. Portugal é tão insignificante que nem isso chega até nós....

    Ao contrário deles, que além de tudo têm o complexo de que vivemos gozando deles, que não gostamos de Portugal, que ridicularizamos Portugal, etc. Isso é generalizado por lá - e inclusive é usado pra justificar insultos contra brasileiros. "Ah, vocês fazem o mesmo conosco!", dizem eles.

    E lembro disso do acordo ortográfico que vc falou....no Brasil o acordo só gerou antipatia porque as pessoas não queriam mudar a maneira de escrever. Ninguém culpou os portugueses por nada. Em Portugal, a discussão toda foi uma suposta intenção do Brasil em "colonizar" Portugal linguisticamente.

    A verdade é que, com poucas exceções, portugueses são um povo com complexo de inferioridade, ressentido, pobre (economicamente e não só) e provinciano.

    Em suma, são mais ou menos identicos aos estereótipos que os brasileiros fazem deles.

    Não seriam um problema, em tese, se não falassem o mesmo idioma de nós e, ocasionalmente, não viessem nos atrapalhar a vida por aí, vomitando suas raivas e complexos de país fracassado e sustentado pelos outros.

    um abraço

    ResponderExcluir
  11. E, em geral, é típico de quem se compraz dos problemas alheios sofrr de complexo de inferioridade.

    Bom, e sabemos bem, os portugueses têm isso em doses cavalares.

    :-)

    ResponderExcluir