segunda-feira, 21 de março de 2016

Moda fit

Tenho notado a quantidade de vídeos de gente fazendo coisas perigosas para aparecer ficar magro, e hoje magro não seria bem a palavra, mas com baixo percentual de gordura. São aquelas pessoas que tem orgulho em mostrar as veias pulsando descaradamente, transformando seu corpo nas árvores do filme "Guerra dos Mundos", brrrr... 
Uma jovem ficou paraplégica por cair de uma barra enquanto fazia abdominais invertido, um cara morreu por não aguentar o peso no supino, fora lesões na coluna por exercícios mal feitos ou  joelhos que se estouram por conta do excesso de "quilometragem".
Parece que o outro lado de ser fit é colecionar algum tipo de lesão, simplesmente porque o que esta em jogo é apenas o ego ao não escutarem os limites do corpo. Este lema de No pain, no gain nem sempre quer dizer otimos resultados, às vezes pode significar apenas meses de fisioterapia para poder fazer  movimentos que antes eram tão simples como andar. 
Ainda não estou satisfeita com meu corpo, mas não é por isto que vou colocar minha saúde em risco. Aqui tem uma coisa engraçada, existe tanta regulamentação das mais variadas profissões e estabelecimentos, mas na área da atividade física há um limbo total. Pelas academias que frequentei e pelo que tenho lido, é comum não haver qualquer fiscalização por parte de um profissional nas salas de ginástica. Então temos os alunos entregues ao próprio bom senso (se o tiverem). O resultado aborrece até a mim, que apesar de não ser formada, vejo cada coisa de arrepiar os cabelos. Depois de tantos anos de musculação, se torna óbvio saber as posições seguras para utilizar nas maquinas e exercícios, mas há gente que faz tudo errado e pior: tudo errado com muito peso. Fico sempre na duvida se devo alertar, mas na maioria das vezes não falo nada com medo de ser mal interpretada. 
Nesta academia que eu frequento, nem pagando a mais posso ter um treino feito sob medida. Tenho optado por relembrar alguns dos que me foram passados nestes anos e agora estou em uma mistura de cardio com exercícios funcionais que tirei do youtube. Tenho o cuidado de só pegar dicas de professores verdadeiros, como o personal dos famosos Mario Black, não destas criaturas de fit-realityshow. Não tenho pressa em virar uma idosa num corpo de 31, eu hein. Povo maluco.


3 comentários:

  1. O ruim é quando os "instrutores" querem te transformar em uma dessas figuras que ficam com pernas do tamanho de um boi e que andam parecendo que tem assaduras. Aí acham ruim quando dizemos que esse não é o objtivo, parece que é um insulto a pessoa só querer se exercitar um pouco e não ficar "bombadona". Por aí também tem instrutor assim?

    ResponderExcluir
  2. Aqui praticamente não tem instrutor, tem pessoas comuns que não são formadas, mas que fazem um curso destes body qualquer coisa e saem dando aula. Mas de fato, aqui não é uma preocupação feminina ficar estilo Gracyanne, mas as francesas tem uma certa neurose em ser magras, secas mesmo, estilo corpo de menina. Imagino que seja para usar roupas da sessão juvenil kkkk

    ResponderExcluir