quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A visão de um francês sobre o Brasil

  1. "Aqui no Brasil, as pessoas acham que dirigir mal, ter transito, obras com atraso, corrupção, burocracia, falta de educação, são conceitos especificamente brasileiros. Mas nunca fui num pais onde as pessoas dirigem bem, onde nunca tem transito, onde as obras terminam na data prevista, onde corrupção é só uma teoria, onde não tem papelada para tudo e onde tudo mundo é bem educado!"
Daqui: http://olivierdobrasil.blogspot.fr/2013/04/curiosidades-brasileiras.html?spref=fb

Tudo o que tenho dito resume-se a isto: quem dera entrasse nas cabecinhas de porongo da minha cunhada e alguns dos meus amigos facebookeanos.

3 comentários:

  1. Eu tenho lido o que tens escrito, acompanhado anonimamente e nunca comentei mas tem crescido em mim esta vontade.

    Acho realmente estranho aquilo que relatas. Eu vivo em Portugal e contacto frequentemente com pessoas de diversas nacionalidades e, honestamente, vejo no povo proveniente do Brasil precisamente o contrário do que relatas - falam mal de Portugal (muito mal mesmo, chegando ao ponto de serem rudes, mal-educados e muito mal formados), tudo no Brasil é bom - OPTIMO - tão bom que ainda estou para entender o ´porquê` de estarem tão longe do seu país de origem.

    Não me considero uma pessoa preconceituosa , cresci num país longe de Portugal e adoro o país onde cresci mas também adoro Portugal. (Re)conheço as coisas boas e más em ambos os países onde já vivi. Há coisas melhores em Portugal do que nesse país mas também há coisas muito más em comparação com o outro. Dou-me muito bem com pessoas de todas as nacionalidades mas a grande maioria (mesmo) de pessoas brasileiras que estão, quer em Portugal, quer na Suíça (país onde cresci) falam mesmo muito mal do país que os acolheram em comparação ao seu país de origem. E isso eu não entendo.

    Todos os países têm as suas coisas boas e coisas más. O que eu não entendo é: se as pessoas optaram por sair do seu país e emigraram para um outro porque é que sentem tanta necessidade em menosprezar o país que lhes dá trabalho, alimento, protecção, direitos, entre muitas outras coisas?
    Não acho que se deva menosprezar ou ignorar a realidade de todos os países - o que eu acho mal é que se trate tão mal um país e outras pessoas pelo simples facto de terem outra nacionalidade da nossa.

    EU já fui discriminada em Portugal por ser portuguesa. E fui-o por pessoas brasileiras. Isto, a meu ver, é muito triste.

    ResponderExcluir
  2. Olá, seja bem-vinda! Podes comentar sempre que quiser, aqui há espaço para tudo (menos para spam).
    Bem, já leste o que escrevi sobre estereótipos? Bem se reclamam logo de início penso ser normal, quando estamos nos adaptndo a uma nova realidade geralmente nos causa estranhamento os costumes alheios e tendemos a achar a nossa forma de ver e viver como sendo a melhor. Agora se já faz muitos anos, realmente concordo contigo, pois ou se adapta ou muda-se, é simples. Agora a forma como falas da maioria dos brasileiros que conheces realmente não é a maioria dos que convivi. Isto porque tem gente que chega a falar como português (o que acho falta de personalidade vá lá) apenas para não sofrer preconceito. As pessoas que conheço amam Portugal e odeiam o Brasil, tudo é uma merda no nosso país, tudo mesmo. E tem gente que está recebendo um salário extremamente baixo quando teria chances de ter uma vida melhor (mas Deus o livre voltar!). Para te ser bem sincera, se um dia fores ao Brasil, experimenta ver os canais de tv, os jornais, os comentários das pessoas. Verás que nós sofremos de uma baixa estima muito grande com relação a maioria dos países Europeus e aos EUA.
    Quanto a ser discriminada eu já sofri algumas vezes por parte de portugueses e já escutei muito em ônibus e metrôs que "estes brasileiros tinham mais é que voltar para sua terra". Isto sem que ninguém provocasse ou dissesse qualquer coisa. Enfim, é como dizem, chumbo trocado não dói. Agora quando é quee iremos mudar esta mentalidade...isto não sei.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Desculpa a demora na resposta mas tenho tido pouco tempo.

    Ainda não li o que escreveste sobre estereótipos mas entendo o que queres dizer mas não creio que esteja a estereotipar.

    Eu não estou a tentar defender os portugueses (até porque acho que a maioria dos portugueses é mesmo muito preconceituoso) - p.ex eu já vi emigrantes de leste (Polónia, Russia, etc) serem mais descriminados em Portugal do que alguma vez fui na Suiça, por exemplo. E sinto mesmo vergonha de certas atitudes que vejo algumas pessoas a terem unicamente por os outros serem de um outro país (e falo de emigrantes de leste porque quem vem do Brasil consegue mais facilmente fundir-se no meio da multidão fisicamente pois não tem traços tão diferenciais como aqueles que vimos nas pessoas provenientes de leste.

    Talvez tenha sido mesmo uma questão de "sorte" mas quase todas as pessoas provenientes do Brasil que eu contactei quer na Suiça quer em Portugal, independentemente do tempo que estavam emigradas falavam muito bem do Brasil. Defendiam com unhas e dentes (não de uma forma patriota mas de uma maneira a rebaixar o país onde estavam). Talvez isso de gabarem os outros países não seja uma coisa mais para a família e amigos? E não propriamente para "colegas" de outros países?
    Não sei se me estou a fazer entender: Defendendo o que é "seu" para os ´estrangeiros` mas denegrindo para com os seus compatriotas?

    ResponderExcluir