segunda-feira, 5 de março de 2012

Nomes

Nome com certeza é um tema muito pessoal e não vale a pena discutir gostos. E não discuto (em praça pública), mas aqui é o meu cantinho e portanto não faz mal falar. Sempre falam que os nomes brasileiros são esquisitos (é verdade, tem cada um! O meu por exemplo ehehe), mas aqui em Portugal pela lista dos nomes proibidos e permitidos há tantas e tantas e tantas repetições que é dose. Costumo dizer ao meu marido que é fácil decorar o nome dos meus colegas: se chamar de João ou Tiago ou Pedro acerto de certeza em 90% dos casos. E as meninas: Rita, Catarina, Sofia (que por acaso gostava muito, mas já enjoei) e...Maria qualquer coisa. No meu telefone há umas 4 Catarinas, Anas, Marias, e acabo colocando os sobrenomes (apelidos) e mesmo assim tenho dificuldade de memorizar as caras. 
Dos nomes que mais me fazem confusão são aqueles que ainda bem, não são tão comuns, mas são nomes que associo  a pessoas velhinhas, tipo Filomena, Mafalda, Francisca... faz confusão ver crianças com este nome. Além do que Mafalda sempre pareceu-me (com o perdão da palavra) nome de bruxa. Também aquelas combinações de novela mexicana com nomes que separados são bonitos, mas que juntos são pior que dupla sertaneja. Do estilo Calos Alexandre, Guilherme André, Fernando Rodrigo, Filipe Eduardo etc...
Quando escolhi o nome do Fabian não pensava que iria ser complicado, mas aqui as pessoas tem dificuldade de falar Fábian e dizem Fabiãn porque não tem acento no "a" e também porque simplesmente não conseguem "chegar lá", não entendem que fonéticamente pode ser Fábian e escrever-se sem acentuação. O meu nome que não é assim nada para o comum também tem de ser soletrado mesmo no Brasil. Mas já é automático, qualquer coisa já chego e digo se posso ser eu a escrever. Mas prefiro mil vezes isto do que ser a quinta Maria da turma, que no fim das contas ia ficar conhecida como a Maria Garcia ou pior: só como a Garcia. E por falar nisto, o que nós temos de nomes esquisitos aqui  tem de apelidos ou sobrenomes estranhos. Do tipo Cachola (no Brasil é cabeção), Cabaço (não vou nem falar né), Catarro, Bexiga, Carrapatoso, Alho e por aí vai...Acho que todos temos a nossa cota de nomes esquisitos, a diferença é que no caso de um nome de família não há nada que se possa fazer. Ou há?

2 comentários:

  1. O meu é facil - Ana. Tirando o nick que toda a gente pensa vir de ama e estar mal escrito, mas tem a ver com o meu nome e com a forma carinhosa que o meu avô brasileiro me chamava.
    Há nomes para todos os gostos, e menos aqueles que podem ser confundidos com ofensivos eu digo - que se dane.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Não sabia!! Sempre associei a ama eheheh :D De onde é o teu avô?
    beijinhos

    ResponderExcluir