terça-feira, 13 de março de 2012

Ultimamente tenho andado um pouco anti-social virtualmente falando. Não sei, ando sem paciência para as "pessoas do facebook" que é claro que não são as pessoas realmente e sim uma representação tosca do que querem mostrar para os outros. O quanto são felizes, o quanto bebem e fazem noitadas e que os momentos com fulano, ciclano, Zézinho e Mariquinha foram ótimos, maravilhosos. Só me apetece dizer: e daí? Eu com isso se foi bom, se a viagem tava boa, se comprou apartamento ou carro novo, se mudou a cor do cabelo. O que eu tenho a ver com isto? E a pergunta que já fiz aqui: porque as pessoas (e não me excluo) tem tanta necessidade de exposição, de aprovação ou de causar inveja nas outras?
Eu sempre fui do tipo que acha que a grama do vizinho é mais verde, sabe? E luto quase todos os dias para valorizar o que tenho, que não é pouco. Tenho um corpo bom, funcional, um casamento estável com uma pessoa que amo muito, um filho saudável, etc, etc. Mas parece que isto não basta, temos que ter tudo. Ter, ter, ter e parecer inteligentes com aquelas frases de poetas e pensadores que voam pelos perfis, temos que fazer mestrado e contar a nota (que é claro que foi a máxima), temos que ter a melhor mãe/vó/filho do mundo. Temos que parecer muito indignados com os políticos e espalhar raivas e mágoas com os salários/dinheiro desviado das escolas e hospitais como se isto fosse causar alguma diferença. 
E agora vem a vontade de dizer: vai lá e faz alguma coisa se quer mudar isto. Procura um grupo para protestar, ou quem sabe faz greve de fome e acampa na frente do plenário ou melhor, da prefeitura da tua cidade. E quem que coloca as frases sobre "um dia vou calar a boca de muita gente", isto vindo de pessoas que não mexem uma palha porque dá muito trabalho. Só me dá vontade de dizer: bom, vou sentar e ler o Tempo e o Vento (para quem não sabe, deve ter umas 1000 páginas em 3 volumes). E para aquelas que dizem que "não é gordura, é excesso de gostosura" e clamam pela liberdade estética que vivem fazendo dietas e depois publicam que estão na pizzaria ou comendo um bolo de chocolate má-ra (diminutivo de maravilhoso no Brasil)? E para aqueles casais que estão sempre às turras, que num momento o fulano é o ser mais bonito e sensível que Deus pôs na terra e no outro um troglodita. E seguem publicações do tipo: to curtindo muito a balada ao lado do Cassio, Edu e Paulão. E flashes de muita gente doida pulando, as mãos para cima empunhando cervejas, vodkas, etc, etc.
Cansa pensar que alguém passe os sete dias da semana em festa, o tempo todo viajando, fazendo coisas extremamente interessantes 24 horas por dia. Quem sabe um pouco de normalidade, de tédio só para variar? Quem sabe um pouco de humildade, de um trecho de um livro que esteja realmente lendo,  de uma notícia interessante, uma pesquisa, uma descoberta... Sei lá, quem sabe este não seja o objetivo das redes sociais, seja apenas uma forma distorcida de espelho do que gostaríamos ser. O fato é que esta "pessoa virtual" tende a ser mais desinteressante que a real e isto pelo menos,seria um bom objeto de estudo.

4 comentários:

  1. Mas acreditas em metade do que lá escrevem?
    Eu gosto das frases para inspiração pessoal, só detesto quando são usadas como se fosse a própria pessoa a ter pensado nelas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Nany! Não devia, eu sei...mas o simples fato de quererem que eu acredite me irrita! ehehe
    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Puxa, adorei o texto e concordo com absolutamente tudo. Eu uso bastante o Facebook, mas jamais exponho meus fracassos ou vitórias. Nunca atualizei relacionamento e decepciono quem possa querer bisbilhotar minha vida. Não tem nada pessoal, não conto onde fui ou deixei de ir e se ponho um trecho de livro, pode crer que se não li, conheço o autor ou algo a respeito. Também odeio indiretas e excluo pessoas que estão sempre destilando raiva e veneno. Acho que realmente as pessoas tentam parecer o que gostariam de ser... Eu posso até omitir, esconder meus defeitos, mas nunca querer convencer os outros de qualidades que não tenho. Parabéns pelo texto!!

    ResponderExcluir