domingo, 5 de agosto de 2012

Vida leva eu

Certa vez quando ainda cursava História, li que os gregos costumavam dizer: "quer uma maneira de fazer os deuses felizes? Faça planos." É verdade. Sou uma pessoa de planos...que gosta de controlar o destino e nesta fase, a vida tem me mostrado muitas coisas. Não adianta conselho de ninguém, tem ensinamentos que só dependem da nossa experiência e de uns quantos galos na cabeça de tanto bater na parede.
 Lembro-me do quanto sofri ou me alegrei antecipadamente tomando em conta a vida que eu levava como se ela não sofresse nenhum acidente de percurso e tudo aquilo que imaginei não desse uma guinada de 180°. Sofri porque não sabia quanto tempo ia conseguir ter um filho...imaginei uma casa vazia e eu velha sentada no sofá com um marido mais velho ainda que eu. Sofri por ter de fazer 5 anos em uma faculdade onde cada cadeira tinha trabalhos em grupo. Sofri por não ter a minha casa. Sofri por ser gorda e não ter força de vontade para emagrecer. Sofri por imaginar que passaria o resto da vida em Portugal e sofri porque achava que iria odiar para sempre aquele país. Sofri porque não me sentia capaz de dirigir. Sofri e sofri. Chorei. Ainda lido mal com mudanças, apesar de reconhecer que tudo na vida resume-se a isto. A esta altura estaria licenciada em Psicologia se não fosse a gravidez. E mesmo com ela, com 31 anos estaria então com mestrado concluído. E hoje estou aqui sem saber ao certo quando e se um dia vou conseguir retomar este curso. Lembro que a cada proposta que fizeram ao Fernando, íamos vendo a cidade, o custo de vida e imaginando como seria morar lá, até que as propostas não avançavam e ficávamos mais uma vez a ver navios. 
Hoje a minha resolução de meio de ano é não fazer planos. Os budistas dizem que todo sofrimento vem do desejo. Não é questão de baixar os braços, mas é de não criar imensas expectativas pelo caminho, fazer novelas e sonhos em cima de um vislumbre de oportunidade. Deus sabe que a coisa que mais prezo nesta vida é segurança. Mas nunca se está seguro se vive-se com medo de que as coisas fujam do nosso controle.      Acho muito interessante o modo popular do brasileiro que diz "deixa a vida me levar" e é feliz apesar de tudo. Tenho muito que aprender com o meu país. Deixar meu fado de lado e cantar um samba.

2 comentários:

  1. Adoro a tua escrita!!!
    Falas e descreves as situaçoes como ninguem!

    Coragem e espero k tudo melhore e rapido!!!!!!!

    Marina Pratas

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marina!! Fico feliz, és sempre bem vinda aqui no meu cantinho :)
    beijinhos

    ResponderExcluir