terça-feira, 21 de outubro de 2014

Mudar para pior também é mudança

  Assim que li pela primeira vez me surpreendi com tamanha indigência intelectual, mas depois achei digno, pelo menos assumia-se. Dizia a criatura que votava no Aécio Neves para presidente e sabia que ele não era flor que se cheirasse (desculpe o trocadilho*), mas que estava cansada do PT e que devíamos colocar outros para roubarem em seu lugar. Pelo menos era mais lúcida, que para mim esperar qualquer mudança para melhor no Brasil vinda deste candidato, é o mesmo que sentar à janela na véspera de Natal na expectativa de ver as renas passarem. 
Não sou petista, e reconheço o mar de corrupção e alianças que o partido fez, no entanto, também enxergo todos os programas sociais e ações afirmativas que fizeram com que miseráveis se tornassem menos miseráveis. Que as gerações antes condenadas a seguirem os passos semianalfabetos dos pais, hoje conseguissem se escolarizar e entrar em uma faculdade pública . 
Acho puro cinismo esperar que Aécio mude qualquer coisa que não sejam os nomes de quem irá mamar na teta de cargos de confiança. Acima de tudo, não aceito um discurso de exaltação da meritocracia vindo de alguém que nunca trabalhou na vida; alguém que encara politica como profissão, e que não por acaso, a tem como uma tradição familiar. 
Vivemos hoje um estado de ódio febril, cego, hipócrita. Estas eleições apenas descortinaram o óbvio:  a raiva à ascensão social, a intolerância da convivência em espaços antes exclusivos a uma elite retrógrada  que acha o cúmulo  pobre viajar de avião (alô Danuza!), agora timidamente conquistados pelos últimos.  Ainda nos trouxe o grito de direita de uma classe média com aspirações burguesas, que vê-se espremida entre o povão e cada vez mais longe do seu padrão de desejo.
É sucesso garantido gritar digital e histericamente um #foradilma, #foraPeTralhas, #vtcpresidANTA. Os likes de aprovação vem em reflexos tão automáticos quanto uma martelada no joelho. Mas infelizmente isto não passa de um retrato de gente que não vai além disto, não sabem porque nem quando, não sabem debater propostas dos candidatos e acima de tudo, não sabem que o trem para a mudança passou, com alguma sorte, no primeiro turno. Mas pelo menos se o Aécio ganhar, haverá quem fique satisfeito por alguém diferente estar roubando que não o PT. Em alguma coisa eles tem razão: do jeito que está não podemos ficar, e não vamos mesmo...vamos ficar é muito pior.



2 comentários:

  1. O problema dos Brasil sao os brasileiros. Quando eu vejo as pessoas com falta de cidadania, jogando lixo no chao, desrespeitando as leis, querendo levar so vantagem, eu penso que qualquer um que estiver la no poder nao vai mudar em nada o desenvolvimento nesse país. Mta gente diz que se o país investisse em educacao, as coisas melhorariam, mas vejo mta gente que nasceu em berço de ouro sendo tao mal educado quando uma pessoa de menos posses. O Brasil pra melhorar teria que ter uma revolucao de baixo pra cima, o que eh uma coisa meio impossivel pois eh mais facil culpar os politicos pelas mazelas do país ao invez de olhar para o proprio umbigo

    ResponderExcluir
  2. Concordo Caroline, e eu vejo que as pessoas que estão reclamando de corrupção mais ferozmente são as mais fáceis de serem corrompidas. Tenho gente da minha família com uns podres tão cabeludos quanto os escândalos políticos, mas claro que a quantia envolvida é bem menor. Mas se se vendem por pouco, imagina por milhoes??
    beijinhos

    ResponderExcluir