domingo, 27 de setembro de 2015

Ah esta coisa que nunca sai de moda...o pensamento binário


Aqui de boas esperando dizerem que sou assim porque sou filho único.



Estes dias li um textão super "emocinante" sobre a tragédia que é ser filha única. Dizia a autora enquanto esperava o pai fazer uma ultra-sonografia, que é um terror não ter irmãos. Porque se, ou melhor, quando os pais morrerem ela vai estar sozinha nesta dor e daí eu me pergunto, se tivesse irmãos seria tão diferente? Além de cada um viver o luto de uma forma, o que as pessoas não entendem é que a vida não é uma equação. E caso fosse, os exemplos que tenho são muito mais negativos, de desunião ou de simples indiferença entre irmãos que só me resta pensar ser uma falácia a história de que ser filho único é sinônimo de infelicidade.
Ah deem um irmãozinho para ele, é o melhor presente que se pode dar a um filho. Não. Para. Meu filho tem ciúmes do meu cachorro: passo o tempo todo dizendo para ele não machucá-lo, para ter jeito com as brincadeiras brutas, chega a ser tão desgastante que às vezes me arrependo de ter pedido para minha vó trazê-lo. E se ele faz isto com um animal, imagino o que seria com um bebê que demanda muito mais cuidados e atenção (fazendo um exercício de abstração e esquecendo o fato de que eu não toleraria mais nenhuma criança na minha vida). Será mesmo que um irmão é a melhor coisa a se dar "de presente"? Um elemento que vai perturbar ainda mais a logística familiar e, levando em conta a experiência de quem passa por isto, não poderia fantasiar de que seriam amigos e brincariam juntos, quando o que mais ocorre é o contrário. Brigas e disputas por brinquedos e pelo amor dos pais. Ah," é bom para aprenderem a não serem egoístas". Sim, porque quem tem irmãos são como a madre Teresa né? E quem não tem são como quem, o Darth Vader? Pessoas, admitam que querem ter mais filhos por vocês e parem de arrumar justificações baseadas em fluxograma de família feliz. E para a autora, gostaria muito que ela parasse de se iludir com historinhas de novela...às vezes os verdadeiros irmãos (que nos fazem ser pessoas melhores), são aqueles que escolhemos pelo caminho.

13 comentários:

  1. Estou muito feliz de poder ler seus textos de novo. Estava sentindo falta. Amo sua forma de pensar. Identifico-me. O último que li foi da brincadeira de "colocar a mão aqui que já vai fechar" kkkkkkkkk. Só que li tarde demais. Quando quis entrar já estava fechado :-( . Mas enfim, comentando seu texto, algo parecido fazem comigo: "Você precisa ter filhos para ter quem cuide de você quando envelhecer". Primeiro: Posso morrer antes de envelhecer (ninguém sabe quando vai morrer). Segundo: Quantos idosos com filhos vão parar no asilo? É a cruel realidade. Mais uma vez, repito: Estou feliz de poder ler seus textos de novo. Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Seja bem-vinda! Bah eu fico puta com isto, não liga para esta gente, tu não és incompleta por não ser mãe nem existe qualquer coisa de extraordinário nisto. Se é a tua escolha ninguém tem nada que ver com isto.
      Pois é, eu fechei mas era temporário mesmo, foi a primeira vez que tinha privatizado, mas foi só porque eu tava meio sem saco. Agora já tão melhor hehehe!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Eu sou filha única e tudo me calha a mim. E depois? A minha mãe tem irmão e tudo lhe calhou sempre a ela.
    Continuo a achar que ter irmãos é bom, mas como disse, sou filha única e não morri por isso. Não sou egoista como dizem que os filhos únicos são.
    Cada um sabe de si e não é por ser mãe que nos tornamos a última coca-cola no deserto. E o contrário também se aplica. O que conta é a nossa paz connosco mesmo e com as decisões que tomamos.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Nani. Teremos inúmeras experiências pela frente, não quer dizer que se temos irmãos temos inteligência emocional, maturidade, etc. A nossa personalidade é muito complexa para depender só deste fato de ser ou não filho único.
      beijinhos

      Excluir
  3. Eu tenho 2. De momento toleram-se, tal como eu tolerei a minha irmã e vice versa devido às diferenças de idades (6 anos os meus, 8 eu e a minha irmã). Gosto de saber que não deixo um deles só, e gosto ainda mais de saber que se um dia eu e o meu marido lhes faltarmos, a sua amada "titi" teria todo o gosto em criá-los. Gosto de ter 2, mas não vou nessa conversa do "são o melhor presente", depois têm filhos que nem coelhos para os mais velhos tomarem conta dos mais novos. Isso sim é comodo mas não é o que quero para os meus, por isso esta difrença apesar de não ter sido planeada calhou bem. Tenho 2 filhos únicos 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, teve um tempo que até sonhei em ter filhos com grande diferença de idade, isto foi so até ter o primeiro, agora não quero mais nenhum kkkk!
      Pois isto que mencionaste foi o que pensei quando vi aquela reportagem de uma alemã que teve gemeos com 64 anos porque a filha mais nova de 8 anos pediu um irmãozinho. O detalhe é que ela ja tinha mais de 10! :o
      beijinhos

      Excluir
  4. Faz mais de 2 anos que minha filha acorda às 5:20 da manhã. Todos os dias quando acordo eu penso em ligar as trompas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, posso imaginar o desespero. Eu se pudesse doava o meu útero, me livrava de uma vez do medo (irracional) de engravidar e ainda fazia alguém feliz.
      Beijinhos

      Excluir
  5. Bonitinha...mais uma vez vc acertou a realidade , na mosca como se diz...besteira absoluta este papo de que seu filho precisa de irmão...além do que se a criança for egoista será pelo caráter ou criação...nada garante que se tiver irmão não será egoista...

    Tenho vários irmãos e infelizmente tem muita discórdia ao invés de união.

    Meu bebê será filho único e pronto...custos altos, e uma doação que não teria mais um pingo de saco para outra criança.

    Abracos

    Bibi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bibi, eu tenho uma família numerosa, só a minha mãe é um dos menus tios tiveram só um filho. E vejo que isto é muito da criação e não depende do número de irmãos que se tem. Olha, um exemplo é quando precisam dividir a herança, hehehe! Onde será que se esconde esta ideia de egoísmo entre filho único e altruísmo entre irmãos mesmo?
      Beijinhos

      Excluir
  6. Minha filha é única ( TKS GOD), esse povo maldito adora dar pitaco, toda vez que alguém diz " A mas ela precisa de um irmãozinho!". eu sempre retruco "PIMENTA NO CU ALHEIO É REFRESCO", me desculpe pelo palavreado inadequado no seu blog, mas pessoas adoram endeusar a maternidade, eu não concordo pq a maternidade não é fácil e no meu caso sinto que perdi a minha identidade, padeci no inferno kkkkkkkkk tem que rir pra não chorar, a reuperação da Cesariana então deplorável, a vida seria bem fácil se fosse como nos comerciais de margarina, mas a realidade é péssima e não desejo pro meu pior inimigo, as minhas amigas me acham um E.T deixei de dar continuidade na minha faculdade Federal, literalmente me anulei pra cuidar dela e lá se vai 4 anos de responsabilidade, encontrei o blog por acaso te peço que não me julgues, mas concordo muito com o teu texto detesto esse povo que nem sabe da sua vida e tampouco dos seus perrengues, se achar no direito do que deves ou não fazer.


    Um super beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna não te julgo nada! Penso igual kkkk! Nos temos um grupo secreto no face, quer participar? Manda um comentário que não vou publicar com o link do teu perfil no face. Somos 25 mães que desabafam e discutem coisas da maternidade real, nada de comercial de margarina.
      Beijinho

      Excluir
  7. Bonitinha, identifico-me tanto com tudo o que vc escreve sobre a maternidade...tenho um filho de 5 anos e para além da lavagem cerebral que levei para ser mãe, agora levo com a 2ª lavagem para dar um irmãozinho ao meu filho. Estou farta dessa pressão das pessoas que me rodeiam. Ainda bem que o meu marido concorda comigo em não ter mais filhos. Vivo angustiada e frustrada por ter me deixado levar no conto do vigário e acreditar que a maternidade seria a melhor coisa que me aconteceria na vida, que todo o sacrifício valeria a pena. Só que não. Beijinhos

    ResponderExcluir