terça-feira, 24 de novembro de 2015

Bonjour ou Bonsoir?

Mesmo depois de algum tempo ainda não me acertei com isto, quer dizer, no Brasil à partir das 19 horas começava a ser "boa noite", ou à partir da uma deixava de ser "bom dia". É uma coisa que me deixa confusa desejar bom dia mesmo sendo seis da tarde, mesmo estando já noite cerrada agora que o inverno veio de vez. Desconheço se aqui existe alguma convenção do tipo, mas noto uma certa esquizofrenia social: enquanto digo Bonjour para alguém, a pessoa responde Bonsoir e assim, a próxima que encontro desejo Bonsoir e ela me responde Bonjour. A lógica sempre me manda beijos e abraços, mas aparecer que é bom, nada.

2 comentários:

  1. Hahaha, t'inquiète pas, mesmo depois de 6 anos aqui e eu também não sei o que dizer...
    O pior é dizer "bonsoir" às 16h30 quando vou buscar Clara na escola.
    Acredito que como é a "hora da saida" das crianças as pessoas se cumprimentem dessa forma.

    Mas é bem verdade que é um tal de "bonjour" em resposta ao meu "bonsoir", bem como "bonsoir" ao meu "bonjour".
    Prefiro assim ao olhar perdido (interrogativo: ela é mãe de quem mesmo ?) da maîtresse da minha filhota :), e do vacuo em fico quando digo "bonne fin de journée, au revoir, à demain"...quase sempre sem resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha! Saudades menina! Bom saber que não sou só eu, agora quanto a ficar sem resposta aqui é raro, geralmente os velhinhos gostam é de esticar a conversa.
      Beijos

      Excluir