terça-feira, 29 de outubro de 2013

Estes franceses...


Tenho sido auto-didata. Já entendi que tem de ser assim pois com a quantidade de férias que temos e as aulas a passo de caracol, preciso fazer por mim. Descobri um site muito bom e tenho estudado por ali, pois além de ter as lições, tem no final o vídeo com a pronúncia de cada tópico.
Hoje dediquei-me aos números e não é que chegando pelos 70, dou-me conta que algo de errado aconteceu. Ou tiveram preguiça de inventar nomes para o setenta, oitenta, noventa. Ou é pura sacanagem com os incautos que tentarem aprender sua língua. 
Ora vejam:
70 = soixante-dix - ou seja, sessenta mais dez
80 = quatre-vingts - quantro vezes vinte
81 = quatre-vintgt-un - quatro vezes vinte mais um
90 = quatre-vingt-dix - quatro vezes vinte mais dez
91 = quatre-vingt-onze - quatro vezes vinte mais onze

E depois dizem que os alemães que gostam de palavras intermináveis. Ahhh!!!

2 comentários:

  1. Eu detesto a lingua francesa. Confesso que me faz comichões, e na escrita então? Não, não gosto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu acho chato a pronúncia, não consigo fazer determinados sons e o biquinho me parece tão snobe... :+
    beijinhos

    ResponderExcluir