terça-feira, 8 de julho de 2014

Não é só futebol

Não é, não sejamos ingênuos. Esta vergonhosa derrota do Brasil contra a Alemanha reacendeu uma velha disputa. Tenho a minha timeline invadida de posts de portugueses, alguns extremamente ofensivos que chamam as brasileiras de putas e tals. Tenho um "amigo" que colocou trinta postagens ridicularizando o Brasil aí eu me pergunto porque? Porque dar tanta importância? Porque gostar de ver o outro perder? Como eu já disse, não tive uma única pessoa que fizesse o mesmo quando Portugal perdeu, tive sim, foi gente fantasiada de vermelho e verde a torcer por eles. Então porque esta reação? Mágoa, raiva, inveja? Eu to crendo que sim. E é nestas horas que a falsa cordialidade do país irmão cai por terra, porque sim, nestes seis anos que morei lá encontrei muito mais gente que odiava ou simplesmente tinha picuinha pelo Brasil do que o contrário. Desta vez Freud não explica, mas explica a História. Dói ver uma ex-colônia superar o colonizador, não dói? Pena que a copa acaba, mas a crise fique. Ou nem tão pena assim.

O recalque bate nas cinco estrelas da camisa e volta em caspa pro Cristianinho.

6 comentários:

  1. Não gostei de ver, confesso que não, é pá ,as eu também não gosto de ver o futebol.
    Há quem tenha as equipas favoritas, eu nem sei se a psicologia explica, tenho das "desfavoritas" aquelas por quem torço para perderem, e por muito.
    E não foi quem perdeu ontem, infelizmente. Mas a bola é redonda e da "dor de cotovelo" que falas muitos sofrem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Mas, como lhe disse no meu blogue, mais não é que uma coisa recíproca. Na verdade, aqui não há piadas com brasileiros. Vocês têm-nas com portugueses. Isso eu sabia. Tenho muita família no Brasil. Eu adoraria conhecer o Brasil e só tenho pena que, tal como fizeram aqui em 2004, tenham gasto milhões e milhões em infraestruturas futebolísticas e se tenham esquecido de coisas tão importantes como a saúde e a educação. Aqui, porque os portugueses gostam de armar ao pingarelho, ninguém se manifestou, mas os brasileiros de coragem manifestaram-se.
    E como diz, o futebol vai e a crise fica. E, desculpe, eu não lhe faltei ao respeito.

    ResponderExcluir
  3. Eu só torço contra a Argentina mesmo! Até em campeonato de bolinha de gude. O que acontece é que é uma rivalidade historica muito marcada e como tal, é recíproca. Agora estes comentários me deixaram muito azeda, confesso, porque a maioria dos brasileiros nem tem esta raiva contra Portugal, as pessoas que partilhei este texto no facebook ficaram chocadas e umas vieram até in box para perguntar o porquê.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Sim Timtim e eu faz muito tempo que não vejo graça em piadas destas porque eu sei o quanto me magoa a maneira com que somos vistos aí. Não gostei do nível dos comentários que eu li, uma coisa é brincar e com amigos se brinca (embora eu não tenha feito com nenhum deles porque acho desnecessário) e outra foi a falta de respeito que foi o que me deixou mais irritada. De qualquer forma, desculpa qualquer coisa, e seja bem-vinda ao blog!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Gostava de lhe poder dizer que está a exagerar, que a coisa não é bem assim, mas não posso. Não sou mentirosa. Acho que tem toda a razão e é exactamente como disse. Porquê? Não sei. Porque é que de Portugal só leio comentários muito, muito baixos a tudo o que diga respeito à Alemanha? Ainda vêm com a história da 2a.guerra mundial?!? Pelamordedeus... voltando à questão, sou portuguesa e sinto vergonha alheia por todos esses comentários generalizados que são pensados e orgulhosamente ivulgados na net. Resumir um povo e uma cultura a dois insultos,só de alguém que não sai do próprio bairro.

    PS-gostei muito de ler a sua opinião sobre as mini saias. Curioso! O mesmo planeta, mas com interpretações tão diferentes. Obrigada por ter partilhado!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Paula, fiquei magoada porque esta é uma questão muito sensível para mim, eu só gostaria mesmo que as pessoas entendessem que não há um ódio, picuinha, nem má vontade generalizado contra Portugal ( já contra a Argentina...), admito que há farpas trocadas entre portugueses e brasileiros residentes em Portugal e talvez uma pequena rivalidade, não sei. Mas no país em si não há. Mostraram-me a foto do pseudo humorista Rafinha Bastos para justificarem que tinhamos algo, e este mesmo homem havia falado tempos atrás que comeria a Wanessa Camargo (cantora) e o seu bebê (ela estava grávida na altura e isto lhe rendeu um processo). Ou seja, nem humorista é, além de ser um dos mais detestados no Brasil por estas e outras colocações. E reitero, em trezentos amigos ninguem ridularizou a derrota de portuguesa, nem falou mal, nem nada. Assim como nos vinte anos que morei lá, as pessoas tem vontade de conhecer, já que muitos são descendentes. Bom, foi apenas um desabafo, já tirei um amigo que passou da conta em sua picuinha e agora admito que ele foi o que despoletou este post.
    Ps: desculpa o testamento
    Beijinhos

    ResponderExcluir