sábado, 22 de setembro de 2012

Alegria e inveja

Eu não sei, mas quanto a mim posso dizer que dificilmente senti/sinto alegria sincera por alguém. Tenho que gostar muito da pessoa para isto. Veja bem, quantas pessoas estão ao nosso lado quando estamos para baixo e quantas realmente se sentem felizes quando estamos bem? Certo dia li em uma pesquisa sobre isto. Os entrevistados em sua maioria escolheram ganhar menos sendo que todos os seus amigos ganhariam ainda menos que eles do que ganhar o dobro do salário sabendo que os seus amigos ganhavm todos eles mais. Isto é realmente interessante porque o ser humano é extremamente competitivo ainda na modernidade, embora a sociedade nos faça ocultar tais pensamentos, julgando-os feios demais para serem aceitos. 
Quando alguém consegue algo, geralmente tem necessidade de contar para o mundo, seja um carro novo ou um emprego, um aumento, enfim...parece até que a pessoa "quer" ser invejada. E se for conhecido, amigo, parente, lá temos que dar vivas e sorrisos e parabéns quando na verdade, bem ao fundo temos inveja. Ou porque fulana emagreceu, ou porque teve filho, ou porque foi a uma lua-de-mel justamente aonde tanto sonhamos. Só sinto-me satisfeita com a vitória de alguém que "julgo" que merece, com alguém sofrido, que sua história seja daquelas mais marcada que novela mexicana. E acho que não estou só...reparem bem naqueles programas de reality show, no querido mudei a casa, nos americanos reconstrução total e todo e qualquer apresentador que vem mudar a vida de uma família cheia de misérias e chororôs. Se fosse alguém comum lá com suas lutas e dificuldades ordinárias ninguém veria, antes sentiriam-se ultrajados. Porque não eu? Porque ele tem mais que eu? E porque ainda é modaserfilantrópico, dizer o que acha que ficaria bonito, lá escondo o azedo da inveja, porque bem lá no fundo sinto raiva de não ter me dedicado como deveria, tenho raiva da minha preguiça, talvez muito mais do que inveja. E tenho raiva porque é isto mesmo que as pessoas querem que sinta. E por outro lado fico satisfeita por lá ter iluminado um pouco da minha escuridão. E fico satisfeita porque ao reconhecer estes pensamentos posso ser mais eu. E quem sabe um dia sentirei alegria sincera por mim.

Um comentário:

  1. Ola linda!!!

    Eu posso garantir que eu nao tenho inveja MESMO de ninguem (bom, ok, da Angelina Jolie lol) e qaundo sao pessoas que eu gosto de verdade fico tao feliz com a vitoria delas, a sério, vibro como fosse minha, porque me ponho sempre no lugar dessas sortudas :D

    E pelo que tenho lido por aqui e por todo o sofrimento que tens passado eu so te desejo TUDO do BOM na vida, com o teu menino e marido...nao gosto de te ler quando estas angustiada e triste (ja cheguei a chorar em alguns textos teus...)tambem ja sofri muito e parece uma frase feita mas tens de levantar a cabeça e pensar é tudo passageiro, tudo passa, vais viver bons momentos!!!

    Ai quando eu souber da vossa vitoria (espero que o marido encontre trabalho rapido e que fiquem todos juntos!) e eu nao te conheço de lado nenhum lol, vou ficar tao feliz!!!!!!!!!!

    Beijos
    Marina Pratas

    ResponderExcluir