segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mãe estagiária

Acho que é mais ou menos isto. Deve estar escrito na testa ou melhor, em algum crachá imaginário na minha roupa. Vou explicar: sabe quando alguém te fala alguma coisa e tu ficas com raiva, mas ao mesmo tempo tem que sorrir e ser educada como se a sobrevivência daquela relação dependesse só e digo "só" de ti? E então não falas nada, aguenta o sorriso e quase até agradece a lição recebida? Ah pois é. To cansada! No sábado fomos a um jantar e as duas amigas se esforçavam para me "ensinar" o modo como devia ensinar meu filho. É que o Fabian está na fase desgraçada de querer mexer em tudo e o pior é que ele já alcança no que quer. Aí a gente senta com meia bunda, porque tem que levantar toda hora e dizer não. Não mexe, sai daí, não pode...etc. Não conseguimos nem estabelecer uma conversa, é simplestemente um levanta-senta. E no meio disto vem os pitacos, inclusive da amiga que nem sequer tem filhos. Eu sempre tive uma ideia de como iria educar o Fabian e também sabia o que não queria fazer, mas nunca interferi na educação de ninguém, acho isto uma invasão a menos que a pessoa peça um conselho. E a outra amiga que tem dois filhos vem com algumas frases incisivas: tu tens que fazer assim, assado, frito ou cozido. Com os meus funcionou. Engraçado, sabe que não parece?????? É o que dá uma vontade enorme de dizer, mas me calo. Ainda não consigo o equilíbrio que tem o Fernando ao dizer o que quer sem magoar e sem ficar com remorços por isto.
Afinal se alguém te diz uma coisa sobre o teu cabelo por exemplo, não te dá o direito de falar sobre o dela? Pois a minha próxima lição é esta: sabe fulana, já que sabes como tem que ser a educação das crianças, vou fazer como tu naquele dia no Festival do Panda. Passamos (sem mentira nenhuma) 2 horas escutando: Quero uma t-shirt do Panda (a mais velha)! Quero um Panda pequenino (o mais novo)! Aquilo já tinha virado um mantra na minha cabeça... E claro que a minha amiga dizia não. O tempo todo. Afinal tínhamos ido com lanche na bolsa, não era para gastar nada. Mas comprou sorvete. E depois na saída "como eles tinham se portado muito bem (????)" comprou a tal t-shirt e o tal boneco que o outro queria. Então é assim que eu devo fazer não é?
E sabe outra coisa que detesto fulana? É quando vens dizer as notas da mais velha e como se saiu bem, como é inteligente e tal. Acho de última! Quem tem que saber são os pais, os avós, o resto é exibicionismo e acho cafona. Se perguntar é diferente, agora enfiar goela baixo certas coisas...
E quando xingas a menina porque se veste mal (é gordinha e não quer que ponha vestido), chamas as roupas de rídicula e depois dás doce e porcarias para compensar? Eu acho que devo fazer assim, já que funcionou com os teus...
Sabe, acho melhor não falar, porque não tenho o mínimo jeito como dá para ver. Mas aguentar quieta é que não dá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário