quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O câncer do Brasil




Não, não é a corrupção. São os crentes, mais especificamente os evangélicos. É claro que há como em toda regra algumas exceções, mas o problema está em a comunidade crente ter se tornado cada dia mais expressiva no Brasil, inclusive na política. A primeira vez que tomei contato com eles foi na faculdade. Eu e uma amiga tínhamos uma aula daquelas que nem davam tempo de almoçar antes no RU, já que começava à uma e pouco, e nem dava para almoçar depois, porque terminava às três. Neste meio tempo ficávamos vagando pelos corredores de luzes apagadas e salas vazias enquanto comíamos algum lanche que tínhamos trazido. Naquele dia percebemos um alvoroçamento incomum: balões, música (rap? já não lembro), e algumas pessoas passando com pratos com doces e salgados. Alguém nos viu sentadas a um canto e nos convidou para entrar na "festa". Não foi somente alguém, diria que foi um certo alguém alto e lindo, de olhos verdes da cor do mar de Maceió. Olhamo-nos e fomos com muito prazer. Chegando lá, muita alegria, confraternização entre estudantes na maioria do curso de letras, e ficamos sabendo que a tal festa aconteceria todas as quintas naquele horário. Quando nos despedimos por causa da aula, eles perguntaram: então, voltam? E nós: que dúvida! Depois...bem depois nos apresentaram a bíblia e a sua "missão" (caramba que aquela gente se leva bem à sério) na faculdade. Queriam que participássemos das festas que rapidamente deixaram de ser apenas diversão para ser o veículo por onde tentavam nos convencer a frequentar uma igreja evangélica. Para quem não conhece há várias: Universal (que é a mais conhecida), Igreja do evangelho quadrangular, do triangular, etc. Mas ao saber que tanto eu quanto a minha amiga não tínhamos intenção de nos engajar à causa, a nascente camaradagem terminou. Ali.
Eu não sou contra as religiões no geral, mas sou contra a ignorância, ao preconceito e consequente intolerância travestida em fé. Porque se as pessoas vão a qualquer lugar, seja um terreiro de umbanda, seja uma igreja batista ou evangélica e aquilo faz-lhes bem, é isto que importa. Mas não acho jamais que este tipo de culto faça bem porque o que acontece ali é uma lavagem cerebral em que são todos muito amigos e muito unidos se comungam da mesma fé, no entanto são proibidos de manter contato com pessoas de outras religiões a não ser para trazê-las para o rebanho. Há casos que vi com os meus próprios olhos de pessoas que inclusive se afastaram da família, que deixaram de assistir tv, que passaram a escutar somente a rádio do pastor e que finalmente acabaram se divorciando porque não há Cristo  que aguente alguém assim. Para mim este fanatismo evangélico é uma pseudo religião, porque se o significado da mesma é "religar" a Deus ou a uma energia divina e por conseguinte a tudo que desta advém (ou seja, a humanidade está incluída), e a única coisa que faz é separar, é ostracizar e infernizar quem não acredita no mesmo, então esta não cumpre o seu papel. Além disto, outra coisa que deixa-me perplexa é o fato das pessoas se preocuparem muito mais com o demônio do que com Deus. Tem uma piada que diz que no motel se fala mais "Deus" do que nestas igrejas... O que contribui para isto é o pastor e o seu discurso de medo: tudo pode ser artimanha do diabo, uma música, um filme, uma notícia de jornal e até a marca de uma maionese famosa (isto mesmo a Hellmann´s haha). Tal julgamento não abre qualquer espaço para reflexão e para que o crente pense em nada que não seja o que é dito por ele. Em certa medida, a igreja evangélica é nos tempos modernos, o que a católica foi na Idade Média: um instrumento de medo, de controle e de enriquecimento.
Quando falei aqui sobre a polêmica do beijo, os comentários que mais me apavoraram por serem extramente maledicentes e preconceituosos, partiram de nada mais nada menos do que destes servos do Senhor. E a desculpa nem era de estar sendo um babaca, não, eles estavam apenas dizendo A verdade, contida to-di-nha na bíblia. Ora, dá para levar à sério alguém que acredita em um livro que foi escrito anos depois (mais de cinquenta pelo menos) da morte de Jesus, e na maioria por gente que sequer o conheceu, ouvindo apenas o boca a boca? Um livro escrito por milhares de autores diferentes dizendo que aquela era a palavra de Deus? Por homens comuns ou com outros interesses, um livro cujas páginas se perderam na história e outras  foram acrescentadas, reescritas e/ou censuradas ao bel prazer da santa madre igreja?  Quem me prova se em algum destes escritos lá no meio não havia "Deus" dito que não tinha nada contra os homossexuais,  sendo que até os espalhou por quase toda sua criação? Quem me prova que o diabo não foi apenas um personagem criado pela Igreja católica para aterrorizar as "criancinhas" tal como nós falamos em nome do bicho papão para sermos respeitados?
O mundo não precisa de mais pessoas tementes a Deus e ao diabo. Precisa de gente de bem, independente de acreditarem ou não em alguma coisa, basta apenas que acreditem em seu próprio valor e contribuição para a humanidade...pena que isto não enriqueça muita gente, não é?

2 comentários:

  1. Sem dúvida, concordo a 100 %. Também eu questiono cada vez mais as religões sejam elas quais forem e a tão falada bíblia ultimamente, cada vez que penso o que milhares de pessoas deixaram e deixam de fazer com a sua vida por causa das religiões, todas as guerras, as mortes, as humilhações, sempre com a "palavra do Senhor" na boca, dá-me revolta...este é um assunto que me tem ocupado algum tempo na minha cabeça, principalmente porque estou como tu, em casa, só indo às aulas de francês :) então eu tenho tido oportunidade de reflectir e pensar em certos assuntos para os quais eu não tinha tempo em Portugal (na verdade, eu não tinha tempo nem para me coçar). Mas também já pensei pra mim, que a minha cabeça não pode estar muito longe da verdade, porque tem havido alguém que tem verbalizado algumas coisas que eu já tinha pensado por mim, que é o Papa Francisco. Não que ele seja dono da verdade, nada disso, mas a maneira como também ele se dispõe a aceitar os outros como são, e as polémicas que tem gerado, acho que no fundo, se pararmos um bocadnho pra pensar, todos nós, cá dentro, sabemos as respostas, só ainda não tínhamos alguém para nos dar a confirmação :) bem, já me alonguei bastante, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sofia! Temos agora uma vida parecida ;)
    Pois eu sou muito inclinada ao espiritismo, e principalmente porque ele mesmo fala que um homem de bem não precisa sequer acreditar em uma religião ou mesmo em Deus, basta que seja bom. O problema é que vejo que as religiões tem servido de respaldo para as pessoas serem ainda mais intolerantes e preconceituosas e o fazem apenas citando versículos da bíblia como se lá existisse toda a verdade. Juro que me dá vontade de rir, antes eu me irritava, mas agora só sacudo a cabeça e penso que é uma piada. Sabe, eu só queria ver a cara destes religiosos quando morrerem e verem que tipo de espíritos eles atraíram com tanta maldade...vão se sentir surpresos quando não virem o "céu".
    beijinhos

    ResponderExcluir