quarta-feira, 30 de maio de 2012

E quem conta um conto aumenta mais que um ponto

E a estudar acabei por entender aquilo que sempre soube. A nossa memória é uma reconstrução da realidade, cada um guarda o que acha melhor (ou pior conforme), e assim molda-se com base nas nossas emoções e personalidade. Cada vez que reavivamos uma lembrança, ela retorna e "volta a ser guardada" de outra forma. Ou seja, nem mesmo a lembrança volta igual, estamos constantemente manipulando o nosso passado. Isto é fundamental para entender como as pessoas veem as coisas diferentes de nós e ninguém está em certa medida "errado", isto porque nós não temos acesso a realidade, mas a representação da mesma.
Agora fica fácil entender porque discordamos quando falamos em tal acontecimento. Por exemplo, a minha mãe tem um trauma de ficar em casa, já disse por aqui. Ela achava que a minha vó deixava tudo nas mãos dela: a casa, os três irmãos, a mais nova ainda bebê... A minha madrinha, que é tia da minha mãe, diz que a vó sempre teve  empregada, e quando não tinha, pedia para ela vir passar uns tempos em Santa Maria. Ou seja, se a mãe ficava o tempo todo como cuidadora, isto aconteceu apenas na cabeça dela, que reforçou as poucas vezes que isto aconteceu como um fato recorrente. Isto é como tudo, as lembranças vem carregadas de emoções do passado e tendemos a revivê-las no presente. Quando adio as aulas de condução, imagino que vou passar por todo aquele stress de novo, a tensão de ter a direção nas mãos suadas, os espelhos que tenho que cuidar ao mesmo tempo que mudo a marcha, os pedestres (peões), os outros motoristas impacientes com a minha lerdeza. Tudo isto somado a uma voz que não se cala e me diz que não sou capaz. Mas isto aconteceu há quase dez anos, hoje sou outra pessoa. Mas para o inconsciente que é atemporal, isto não importa, importa é a lembrança que acionei, de pânico, de desespero. Quero fugir. Não. Quero mudar, quero ultrapassar este medo. Não sou capaz. Tudo de novo. Suspiro... Tempo, tenho que me dar um tempo.
O mais complicado é reprogramar o cérebro, condicionar este estímulo a uma outra resposta, uma que não seja de abrir a porta e sair correndo. Quem disse que crescer é fácil?

2 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nisto, na verdade tem mta lógica sim. Interessante, mto interessante.

    Obrigada
    Bjos
    Maggie

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostaste Maggie, sempre que puder, quero trazer as coisas que discutimos em aula e que claro, pareça de alguma forma fazer parte do nosso dia-a-dia :)
    beijinhos

    ResponderExcluir