segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nosso menino está a um passo dos dois anos. Tem a parte motora muito desenvolvida (como seria de se esperar em um menino), no entanto ainda fala pouco e todas as frases intraduzíveis terminam com um carro. Não sei porque mas a palavra encaixa-se na perfeição para tudo. O pai ainda por cima resolve dizer: pacatatu, cutia não. E o filho passa o dia a repetir "paca...paca...pacatu". E a mãe briga com o pai. Ele já diz tão pouca coisa e ainda por cima isto nem é palavra! Acaba o jantar e substitui o a-ca-bou por "pacatu"!  O olá ainda está e o tau também. Fora isto há o não não não, assim, um a seguir ao outro e o ma-mãii. Já não diz mais bom dia nem licença, mas de vez em quando vê o coco do cão e resolve chamar para limpar. Aí diz coco, mas não quer saber quando o coco é o dele. Por isto, está muito longe do desfralde. ah tinha quase esquecido do famoso "caiu" ou caí como diz quando é ele. E diz isto muitas vezes por dia. É só olhar para os joelhos roxos.

4 comentários:

  1. Está lindo o teu menino! Acho que já anteriormente comentei aqui qualquer coisa sobre a aquisição do vocabulário... o meu filhote é um pouco mais "velho" do que o teu e também é um trapalhão a falar. Já vai dizendo várias coisas, mas basicamente só eu e o pai é que compreendemos o que ele diz... pois há muitas letras que ele ainda não pronúncia.
    exemplos: sopa - opa; colo - olo; pateta - eta; bolo: olo...
    As vezes também noto que ele abandona as palavras, palavras que já dizia deixa de dizer... mas estou tranquila porque fazendo a avaliação global há progressos.
    Vais ver que quando começarem a falar a sério nunca mais se calam.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mieke!! Pois eu noto isto, parece que "esquece". E também há outras que ele apenas repete o que dizemos. Tipo um dia destes falou batata. E depois nunca mais. Insistimos com ele e nada. Ainda não fala pai, diz sempre mãe. Acha que tem duas mães lol! Mas ele sabe quando perguntamos onde está o pai, ele aponta para o Fernando. Tento não estressar com isto, mas não sei, às vezes tenho um pouco de receio dele ficar atrasado no desenvolvimento, embora saiba que os meninos geralmente falam mais tarde...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Os meus pediatras e já são 3 opiniões diferentes, sempre disseram que para desenvolver um aspecto outro fica para trás.
    A minha miuda chama a tudo de caco, ao pai de papá, mas às vezes vira-se para ele e chama-o de mãe :)
    Vão insistindo, falando com ele correctamente, até porque aqui é onde os pais de enganam mais: se falam com os filhos sem ser com as palavras correctas eles não as aprendem como deve ser. Peçam para que ele repita e insistam com calma.
    Qualquer dia ainda vais dizer que ele nunca mais se cala.
    Bjs e já agora, o miudo tem namorada? É que é um bom partido para a minha pimpolha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nany! Sim, vamos falando as palavras como são e vamos insistindo com ele. Eu mais que o pai que às vezes "esquece" de reforçar a palavra para dar o que ele quer. eheheh!
      Não, ainda não tem namorada ;), pode dizer à Sarita!!!
      beijinhosss

      Excluir