quarta-feira, 30 de maio de 2012

Masturbação infantil

Lembrei-me deste assunto ao ler o Livro da Criança, uma sessão que mostrava aparelhos do século 19 que impediam a masturbação de crianças. Eu imagino porque não vemos este tipo de assunto nos fóruns. Se as pessoas já se envergonham quando se fala em sexo entre adultos, imagina sexualidade infantil... Mas é um tema que me interessa, não fosse eu um dia tornar-me psicóloga, interessa-me também como mãe. O meu filhote ainda é muito pequeno e nem sabe (tanto) estas coisas. Mas isto é instintivo. Quando é que as pessoas vão se dar conta que é impossível separar o sexo da vida? 
Hoje tá na moda a preocupação dos pais em serem mais acessíveis a estes temas e muitos só acham bom preocupar-se quando tiverem filhos adolescentes. Eu sou da opinião que a sexualidade está presente desde que nascemos, está em estado latente. O Fabian por exemplo, já sabe que se mexer no "pirulito" dá prazer, e fica duro. Ainda esta semana estávamos vendo desenho e ele mexia, como se tivesse coceira. Aí eu fui ver porque pensei que a fralda estava machucando as bolinhas. Mas não, foi a primeira vez que insistiu em mexer ali. Não dei muita importância e depois ele distraiu-se com um carrinho.
Falar de sexo não é tão difícil, para mim o mais complicado é desmistificar na minha cabeça a ideia de vergonha que a sociedade/religião/família nos impõe. Eu quando criança lembro-me das sensações boas que isto causava, mas tinha vergonha, tinha medo. Porque falavam que aquilo não se fazia.
Ora não se faz sexo? Nem consigo próprio?! Quero ter a maturidade de não passar esta coisa horrenda que é o sexo para muita gente, que é natural, que o papai e mamãe fazem, que as pessoas normais fazem (tá bem, há quem não faça, mas enfim, não interessa agora). E que é natural ele aprender a explorar o seu corpo, embora seja uma coisa privada, porque ainda não é grande o suficiente para outros envolvimentos. 
As pessoas confundem-se ao explicar e dar a conhecer o sexo para uma criança porque acham que estará mais sujeita a ser alvo de abuso. Acho que o contrário é mais verdadeiro. Quando não se tem noção nenhuma, o primeiro que tentar pode dizer que aquilo está certo.
Ainda falta-me estrada pela frente, mas por enquanto vou lendo sobre o assunto. E seria muito bom que o sexo que já está presente na tv, na novela das nove, estivesse também nas conversas entre pais. 

2 comentários:

  1. Concordo contigo, o sexo está presente em todos os lados, mas ninguém fala dele.
    É sub-entendido, rimo-nos das insinuações, mas falar abertamente nada.
    por cá levo as coisas conforme vão aparecendo. Consoante surgem as perguntas eu respondo honestamente, é que as cegonhas não trazem os bebés de França, vamos ao doutor e ele tira-os da barriga das mães (é assim que o Pedrocas sabe devido ao nascimento da irmã).
    Ele tem uma enciclopédia infantil que mostra como se fazem, desenvolvem e nascem as crianças, com bonecos simpáticos e adequados à idade.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que interessante Nany! Eu também tive um livro quando criança que explicava o sexo de forma divertida. O nome era: Um espermatozóide apaixonado lol! Inclusive tentava explicar porque os adultos gostavam de fazer sexo, comparava com a vontade de espirrar e a sensação de alívio quando se conseguia. Também dizia que mesmo uma coisa boa não podemos fazer o tempo todo, como pular corda. Não se pode pular corda o dia inteiro! ehehhe Como gostaria de ter guardado, o Fabian ia adorar o livro...

    ResponderExcluir