terça-feira, 3 de junho de 2014

Coisa de criança

Quando eu cheguei aqui ainda tinha a sensação de que ia realizar um desejo de infância. Tenho uma costela alemã e até acho que puxei uns (muitos) genes Schuch, já que o meu bisavô era temivelmente conhecido como  tendo um gênio difícil. Pois o meu sonho era comer um dia chucrute. Sempre que falavam das festas alemãs no interior do Rio Grande do Sul,  imaginava um monte de gente feliz, bêbada e que alternava entre uma cerveja e outra, umas colheradas de chucrute. E o que seria o tal chucrute? Só pelo nome podia ser delicioso,  uma seleção de batatas gratinadas com linguiça e creme se infiltrando por todo o prato talvez.. Um dia falei ao marido sobre o meu desejo e ele riu muito. Tu queres, eu te levo para comer chucrute, ele disse. Mas depois ficou com pena e entregou-me: tu sabes o que é isto? É "só"  tudo aquilo que tu detestas...repolho fermentado com vinagre. Aquilo soou-me tão nojento que não pude deixar de lembrar-me do cheiro do vinagre, da minha mãe empesteando os meus pés e garganta quando eu tinha febre. E de repente aquelas festas com gente dançando bêbada e comendo chucrute me pareceu o pior dos pesadelos. É caso para dizer: cuidado com o que desejas, pode ser que alcances.

3 comentários:

  1. hahahhahaahahahahaha Sou do interior do Rio Grande do Sul, convivi muito com alemães e ficava boquaiberta com o que comiam. Uma vez um colega chamado Vily, vomitou na escola e fomos correndo ver o que continha. O café da manhã dele tinha sido pepino com mandioca. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu sou de Poa, que legal! Quanto ao colega, bem eu nem imagino comendo muita coisa de manhã, mas pepino e mandioca? Heheheh! Nunca tinha ouvido falar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Sou de Giruá, ao lado de Santa Rosa, mas atualmente resido em Santa Maria. Sei imitar direitinho aquele sotaque dos alemães. rsrsrs Não tenho nenhum preconceito, fique bem claro. O pai da minha filha é alemão, tenho cunhados e cunhadas alemães e meu mais recente namorado era igualmente descendente de alemães. Há umas diferenças nos costumes,fui a um jantar típico de alemães e detestei a comida. Prefiro a boa e velha comida brasileira... Mas tudo trnquilo! um aabraço!

    ResponderExcluir