sábado, 28 de junho de 2014

Fóruns de mães? Não, obrigada.

Antes da internet como vocês faziam para passar vergonha? 


Não tenho mais saco para fóruns de puericultura. Ponto. Não é tanto porque me ache doutorada no assunto, longe disto, mas é que dá uma vergonha alheia inevitável. Aliás, vamos combinar que de alheia não tem nada, o problema é que me revejo em cada tópico, em cada verdade absoluta do "aqui faço isto e dá certo" como se todas as crianças fossem iguais. E depois, depois aquela coisa ridícula de achar que porque o filho sentou com cinco meses é o mais novo Einsten e andou com dez meses e com um ano já falava mais de cem palavras. Ta aí o novo Fernando Pessoa. E bateu palminhas e dançou feito uma macaquinha balançando as mãos para cima e a bunda, gente, é a nova Miley Cyrus! Se ainda parasse por aí, mas não, seguem... O meu filho já sabe o alfabeto com dois anos, ah o meu sabe contar até 20. E o teu já anda com bicicleta sem rodinhas? Tirou que nota em inglês no infantário? 
Mães... Mããães (repetir é bom porque nós já estamos tão acostumadas a ser chamadas trilhões de vezes ao dia que não viemos na primeira)! Eu sei que dói muito não escorregar para o exagero, mas a verdade é que o meu, o seu, o dos outros, tem 99,9% de chances de serem crianças normalíssimas. Que vão se destacar em alguma(s) área(s) como é óbvio, mas que vão ser uma grande porcaria em outras tantas, lembrando que isto são características de qualquer adulto com inteligência mediana. 
Mas pelo amor da Nossa Senhora das Mães de Primeira Viagem, não repitam com o segundo, o terceiro, o quarto. Quer dizer, eu ando no primeiro e já tive de abdicar de um monte de certezas em nome da minha sanidade mental. E eu fico imaginando as vezes que as mães mais experientes leram aqueles absurdos e reviraram os olhos à frente do computador. Porque há as dúvidas legítimas, mas que na maioria das vezes carecem de resposta com conhecimento mais profundo e, por esta razão, mereciam ver a luz no consultório do pediatra. Depois há aquelas do estilo "meu bebê não arrota", "meu filho cospe a sopa", "meu bebê de um ano não aceita o penico" (já vi isto por incrível que pareça). E por fim há todo um desfile de egos inflados que mais parecem aquela parada do final do dia na Disney, com a fada Sininho abanando lá de cima, o Woody, o Buzz (para o infinito e além!) e oh, as princesas... todas as mais lindas, mais delicadas e melhores filhas do mundo. Eu acho sinceramente que o que está por trás disto nem é a criança em si, mas as próprias progenitoras a almejarem o reflexo dos holofotes por tabela. Porque se há um novo superdotado na família, a culpa é dos genes ou da educação/estimulação compulsiva que lhes deram. Mas isto é como meu avô muito dizia: é muito cacique para pouco índio. Vá lá que pelo menos uma delas esteja com a razão. 

9 comentários:

  1. Vá lá, não sejas assim. :)
    Temos de separar o trigo do joio: os foruns são bons espaços de partilha, de aprendizagem, de desabafo.
    A criança que tem inglês no infantário não vai saber falar fluentemente todas as linguas do mundo em adulto, nem aquela que fala mais tarde tem um qualquer problema de desenvolvimento.
    São timings, são etapas que umas ultrapassam mais depressa que as outras. Mas nenhumas são corredores de maratonas e não há prémios nem fitas para os primeiros.
    É normal que os nossos filhos sejam os melhores, os mais bonitos, os mais inteligentes, os mais tudo. Só não nos podemos esquecer que são crianças, seres humanos normais e que também têm defeitos, iguaizinhos aos nossos por isso é que eles são nossos filhos.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nany, o problema é justamente este, as mães esquecem-se. Outra coisa que me deixa confusa é o fato de irem perguntar quando não estão sequer dispostas a ouvir respostas diferentes. Vou te dizer o nick de uma que quase sempre ilustra ou ilustrava que faz tempo que nãp vou lá: bunny.
    Eu acho que foi bom no sentido que nos conhecemos virtualmente, tu, a Maggie, a Marina ( que não tem blog), etc. Nisto eu realmente acho útil :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Paula, então, andaste em fóruns destes tu também?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Alguma mães..moram definitivamente em algumas LÃNDIAS!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ahahahaha.
    PQP, adorei esse blog! 😆

    ResponderExcluir
  6. Sejam bem-vindos anônimos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir