segunda-feira, 23 de junho de 2014

E não é que é?

Impossível passar longe da copa, mesmo que não se veja os jogos, mesmo que não se queira saber se fez gols, se perdeu ou ganhou. A tv aqui em casa fica ligada nos jogos mais importantes (segundo a definição do marido) e vez por outra escuto o narrador francês se exaltar, não como se esgoela o Galvão Bueno, mas ainda assim. Gol. Falta. Pênalti. Agora uma coisa que tem me deixado com um pouco de azia é a quantidade de brasileiros que torcem para Portugal. Eu aqui nunca fui de segundos, sou de um time só: meu Internacional de Porto Alegre ou no caso, a seleção. A única exceção para a qual torço é a Argentina. Torço para perder. Tinha lido num dos blogs que a história de país irmão é bobagem e concordo. Mas dizia a pessoa que é porque as ex-colônias guardam muito ressentimento dos países colonizadores, já eu acho que é recíproco. Principalmente quando a ex-colônia em alguns sentidos acaba por superar o seu colonizador (hello England!)... E o mais notável é que pelo mundo virtual  não encontrei ninguém que elegesse o Brasil como segundo time "do coração", mas o contrário é verdadeiro. Cada vez que vejo fotos dos meu compatriotas fardados de Portugal, dá uma tristeza. Quanto amor mal correspondido...se eles soubessem...


5 comentários:

  1. Concordo. Não deviam torcer por Portugal, mas sim pelo Benfica :)

    ResponderExcluir
  2. POC, o uniforme do Inter é vermelho, o Benfica tem a minha simpatia pela cor e só hehehe!
    ;)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. :)
    Eu torço por Portugal, quero que eles ganhem, mas se perderem pode ser que ganhem juizo e comecem a aprender com os erros.
    Pelo Brasil só irei trocer quando Portugal esteja fora da corrida. Por ser pais irmão? Não, por ter pai brasileiro.
    Estás a esquecer-te de uma coisa: português só sabe dizer mal, achar que somos ou bestiais ou bestas e o que presta é estrangeiro. Falamos depois do mundial. Acho que qualquer psicólogo poderia tirar várias teses de mestrado com este "amor pela bola".
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nany, o teu pai é da onde? Estava para te perguntar há tempos, mas me esqueci...
    Bem, nisto de dar valor ao que vem de fora e ao amor pelo futebol é igual! Eu só acho que há um estremecimento no ar, fartam-se de se xingarem, mas na real só vi até agora brasileiros a torcerem para Portugal, montes, inclusive de gente que reune toda a família porque um tatatatataravô era português. O contrário não vi até agora, és a primeira ;)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Rio de Janeiro.
    Eu não ligo nenhuma ao futebol e por mim ganhe quem ganhar não me interessa. Venham mas minhas séries de tv :)
    E agora, vês a febre da selecção e do futebol? Nada, tudo caladinho. Ontem vi roupas a apoiar a selecção a 1€ a t-shirt preço de saldo. Eu não disse que passávamos de bestiais a bestas?
    Bjs

    ResponderExcluir