quinta-feira, 6 de junho de 2013

Deixem que pensem

O marido contou-me do casal de clientes com os quais dividiu a mesa estes dias. Falaram do tempo, se esquentava naqueles lados da França, falaram do calor que demorava a chegar, mas que garantiram que chegava. Grande uffaaa para mim. Ao saberem que o marido é brasileiro, lembraram das únicas coisas que sabiam: Copacabana e Pelé. Entristece-me a gringalhada pensar que isto aqui é só Rio de Janeiro e que o Brasil é só futebol. Por outro lado se perguntarmos a um brasileiro o que pensam da França talvez saia: macarrons e baguetes ah e o cancan, a sacanagem sutil dos franceses. 
O marido aproveitou para dizer que somos muito além do carioca da gema, temos praias lindíssimas, campos, hotéis, culinária de todo o mundo, quase como se fôssemos um gigantesco caldeirão onde o tempero, as gentes, a cultura sobre em sabor e vida. Falou-lhe de Florianópolis (Floripa para os íntimos), o pequeno paraíso plantado em uma ilha onde encontramos praias para todos os gostos. Disse-lhes sobre o camarão com queijo gorgonzola gratinado com arroz de açafrão, das ostras, do churrasco gaúcho que também há, dos restaurantes à beira da praia Daniela. Da areia branca e fina e do mar verde e quente. Tá bem, não lhes disse metade disto. Mas poderia ter dito. A verdade é que é melhor continuarem pensando que o Brasil é apenas isto e deixem-nos este lugarzinho mágico para nós...




2 comentários:

  1. Aiiii, o churrasco gaúcho é tudo de bom! O meu amigo de Porto Alegre fez para mim e fiquei fã. Também sou fã da feijoada, da goiabada e da paçoca :p

    Não conheço o Brasil, mas um dia espero visitar e não limitar-me-ei ao Rio, concerteza! :)

    ResponderExcluir
  2. Se um dia visitares teu amigo em Poa (como chamamos), aproveita e sobe a serra, em Gramado! Lá tem o melhor chocolate do mundo (para os brasileiros)lol! Fazem uma festa no mês da páscoa, mel deus! É obrigatório visitar as fábricas de chocolate e ficar bêbada só de cheirar as cascatas de chocolate ao leite, bah!
    ps: e sim gaúcho que é gaúcho tem que saber assar um bom churrasco :P

    beijinhos

    ResponderExcluir