sábado, 17 de novembro de 2012

10 coisas inúteis musthave# para pais de primeira viagem

Quando estamos esperando o primeiro (e às vezes último) rebento temos a impressão de que de repente caímos em um mundo estranho. E entre fraldas e mamadeiras, de repente há uma série de pessoas, inclusive desconhecidas, que tem sempre um palpite a dar. E claro, como se não bastasse a confusão toda, a felicidade e/ou surpresa da notícia, as tias e futuras avós com os seus chás e conselhos, temos a mídia, esta malvada insaciável. E então, eis que muitos pré-papais são bombardeados com emails e propagandas nas revistas e sites com uma série de itens totalmente indispensáveis para esta aventura que é criar outro ser humano. Tenho a noção de que comprei algumas coisas inúteis e sei também que cada bebê é diferente, o que funciona com um, pode nem fazer coçar o outro. É por isto que esta lista tem como base a minha experiência (e também a de algumas pessoas que conheço).




Espreguiçadeiras hig tech#
Quanto mais sem noção melhor, com luzes, com músicas, com programa para girar e tremer. Coitada da criança, deve parecer que esta em um liquidificador. Não sei quanto a vocês, mas as pesquisas recentes apontam para que bebês gostam mesmo é de colo e aconchego. O meu então ficava o tempo todo ao meu lado sem descanso. Tive uma espreguiçadeira emprestada daquelas bem simples e ele sentou ali duas vezes e nunca mais. Média de preço: de 200 a 400 reais.




Esquentador de mamadeira# 
Sério que alguém compra uma coisa destas? Tá bem, é elétrico e tals, mas se você não costuma acampar e carregar junto um minigerador, é uma tralha. É caro e não é lá muito útil para quem tem um microondas em casa, são só 20 segundos e já está, enquanto o aparelho demora mais que o triplo do tempo. E quando se tem um bebê desesperado gritando no seu ouvido de madrugada, meu filho, tempo é muito importante.



Adicionar legenda



Tapete de atividades#
Ou deveria chamar de tapete do grito? Esta eu marchei. Admito que comprei um, mas foi no minipreço, dos males o menor. Como eu já disse, o Fabian foi daqueles bebês que queriam sempre estar no colo ou no mínimo encostado em alguém. Ele olhou para aqueles bonecos pouquíssimas vezes, olhou para o espelho, mas depois de ver que aquilo não saía, irritou-se e toda vez que tentava pô-lo era um berreiro só. ps: eu acho que estes bebês de anúncio são montagem. Quer um substituto? Põe ele embaixo de um varal olhando para as ceroulas da vovó. Dá no mesmo.

Babá eletrônica#
Se você não mora em uma casa de mais de quinze quartos, então provavelmente é frescura. Isto porque ouve-se um bebê chorar pelo menos num raio de um km, ainda mais quando estão esfomeados. Imagina que tem gente que escuta os vizinhos transando e acham que não vão escutar os decibéis do anjinho ali ao lado. Só para terem a ideia de quanto custa uma brincadeira destas: entre 500 e 700 reais.




Coleira para crianças#
Esta foi uma indicação de uma amiga que se arrependeu de não ter comprado. Fora o fato de ser no mínimo esquisito e parecer que se está passeando um cachorro, só me vem à cabeça o personagem dos Simpsons e os seus óctuplus, o que este produto oferece é a ideia de poupar um pouco nossas pernas quando os pequenos entram na fase de fugir de nós (ou seja dos 2 aos 20 anos). Porque é inútil? Porque apesar de tentador isto não resolve o estresse de ter de arrastá-los porque a birra vai ser grande. Imagine assim: tentamos conter um potro com uma cerca de papelão. Até pode iludi-los por algum tempo, mas depois vamos ter de dar aqueles berros. Conselho: deixemo-nos de esquisitices e toca a correr atrás das pestinhas. É mais saudável e ainda queimamos aqueles pneus da gravidez.





Chupetas termômetro#
Eu sei que a tentação é grande, mas contém-te mãe neurótica que habita em cada uma de nós. E isto aproveito para dizer, chupetas, roupas indicadoras de febre, colheres que mudam de cor se a comida está quente, etc.  É fácil perceber estas coisas...e o bom e velho modo de medir a febre dá para o gasto, até aqueles mais modernos que podemos verificar pela testa ou ouvido são bons.

Rede para comer frutas#
Em que mundo estamos? Realmente não sei como nossos pais conseguiram nos criar sem toda esta segurança que é oferecida hoje para nossas crianças. Sério que precisam disto para comer fruta ou qualquer outro alimento sólido? Não basta por nas mãos em pedacinhos e ficarmos por perto? Se pode se engasgar? Pode, mas nada de um tapinha nas costas não resolva. Aliás, estamos vivos para contar não é?

Sapatos de bebê#
Tá certo, eles são fofos, muitoooo fofos. E se tiver esperando uma menina as chances de ir a loucura com a variedade são o dobro do que uma pré-mamãe de menino. Porque é inútil? Porque se não for aqueles de tricô oferecido pelas avós e se não morarmos em um lugar frio, há grande probabilidade de serem usados uma única vez se muito. Porque nos primeiros tempos o melhor e mais confortável para os bebês são mesmo os tiptops (babygrows) e sendo assim, quando for a hora de tirar aquela foto é possível que o pezinho já nem entre nos tênis adidas tamanho XS. Sugestão: deixe para as tias e madrinhas e guarde dinheiro para as fraldas. Você não tem ideia de como vai precisar.
Quarto temático#
Em Portugal não é tão comum, mas no Brasil há uma necessidade de reproduzir aqueles quartos de revista, com direito a papel de parede, pinturas, quadros, cadeira de amamentação (bonita porém desconfortável), lustres, etc. O problema é que se investe muito dinheiro e o quarto fica obsoleto antes mesmo de terminar as prestações do cartão de crédito.
Almofada de amamentação#
Qualquer apoio serve! O braço do sofá, a barriga do marido, até (pasmem) as almofadas comuns que já temos. Não precisa sair comprando e fazendo coleção das mais compridas, das mais fofas, das mais coloridas. Tem mães que nem chegam a amamentar mais de dois meses... E estes foram o que me vieram à cabeça porque podia ficar o dia inteiro falando sobre isto. Hoje há tantas, mas tantas coisas inúteis que nos convenceram de que são indispensáveis para o nosso conforto e dos nossos filhos, que se não mantivermos o bom senso a vinda do bebê abre uma cratera no orçamento. Mas lá está, às vezes  tem coisas que só aprendemos com a experiência. E vocês o que compraram que acham que não valeu a pena?

6 comentários:

  1. Olá Bonitinha,
    Discordo em relação do aquecedor de biberons, especialmente no Inverno a menos que o seu micro-ondas esteja no quarto... Se podemos ter o biberon já com a água na temperatura certa na nossa mesinha de cabeceira, e é só juntar o leite em pó em 3 segundos, porquê atravessar um corredor gelado até à cozinha, esperar 30 segundos (que com o frio parecem 30 minutos) para que a água aqueça, enquanto a criança grita aos ouvidos do pai que vai trabalhar no dia seguinte e ficou no quarto com ele? Da minha primeira que não amamentei, o aquecedor foi um dos meus melhores amigos... Já do segundo, como amamentei até tarde, poderia ter prescindido. A almofada de amamentação no meu tempo não era usual, mas parece-me que para os primeiros tempos também não teria sido um total desperdício. Tudo o resto: 100% de acordo, até porque confesso que "caí" em quase todas :D
    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Ola!!!

    Eu tambem usei e uso o aquecedor de biberons (tive 2 bébés seguidos) pois acho que o micro ondas nao é muito saudavel para aquecer agua/leite dos bébés, ele fica na cozinha e até ja esta bem usado (o filhote mais velho tem 2 anos e meio). O resto realmente é so campanha para nos fazer gastar mais dinheiro, cai em quase todas pfffffffff
    Beijinhos
    Marina

    ResponderExcluir
  3. olá olá. assim como os esterelizadores biberons, as infidáveis roupas e fitas de cabelo... pouco comprei, qause tudo foi "doado" pela minha irmã e cunhadas (sorte ser ultima a engravidar). Vai depender como dizes da experiencia de cada uma, por exemplo a almofada amamentação me deu um jeitaço pq amamentei até bem tarde minhas filhas e hoje, as almofadas servem para colocar nas suas camas e aconchegá-las. A mais velha dorme sp enrolada nela;) outra coisa que para muitas pode parecer inutil, mas para mim foi obrigatória, foi o pano. Sempre ao colo, o sling e o pano me permitiram trabalhar com elas coladas, cozinhar, passear e até ir ao wc! bj

    ResponderExcluir
  4. Alguma de vocês comprou aqueles robôs/panela para sopa do bebê? Eu ponderei comprar na altura, mas depois o que que uma varinha mágica e uma panela comum não faz por muito menos?
    Pois, eu amamentei até os 14 meses, mas a almofada só me serviu no primeiro mês, depois eu usava um travesseiro dobrado e depois já não usava mais nada porque ele mamava meio sentado. Outra coisa que não usei foi a bomba de tirar leite, a sorte que comprei usada. Como não trabalhava não sei porque comprei, não faz o menor sentido! lol
    beijinhos a todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu comprei esse robot para a sopinha e/ou cozer em vapor a carne e peixe do bébé!! Deu-me TANTO jeito!! Ainda hoje quando nao tenho tempo em quinze minutos tenho puré e carne/peixe prontissimos :D
      Bjs
      Marina

      Excluir
  5. Ora eu não cai em nenhuma destas tentações! Apenas comprei uma espreguiçadeira das mais simples e dei-lhe muito uso. O meu menino apesar de ser extremamente mãe dependente nunca foi bebé de gostar muito de colo!
    Hoje com tanta oferta é difícil resistir... mas sobrevive-se muito bem sem todas essas modernices e as crianças podem muito bem ser felizes sem tudo isso. O fundamental é o amor, carinho e atenção que temos para lhes dar.

    ResponderExcluir