terça-feira, 20 de novembro de 2012

Os nomes de antigamente

Os brasileiros são conhecidos pelos nomes estranhos e estrangeirados é verdade. Só acho um pouco injusto pois que em outros países também é assim, inclusive nos EUA, ou não se lembram dos filhos das celebridades do tipo a Apple filha da atriz Gwyneth Paltrow? Aqui há outros exemplos.
E no meio de tantos Cleversons, Braian, Uilhans (willian), Béberlis, esquecemos que antigamente não havia somente Antônios e Joãos. Eis aqui alguns nomes da época que chic mesmo era falar francês.
Meu marido uma vez contou que quando era jovem tinham uma empregada que se chamava Edone, que era casada com o seu Mirtírio. Só depois de um longo tempo descobriram nos documentos dela que o nome era Idônia e o marido se chamava Martírio.
Gilete era o nome de uma velhinha na praia que eu costumava ir todos os anos.
Percílio é o nome do meu falecido sogro.
Maturino é o pai do meu padrasto.
Lothário é o avô do meu marido.
Inocência é uma amiga da minha sogra.
Emerenciana é o nome do meio da minha avó.
Haidé é o nome do meio da minha madrinha.
As tias do meu marido também tem lá uns nomes esquisitos: Diná e Dedite.
A minha dinda teve uma vez uma vizinha que se chamava Bélgica. E por aí vai...

3 comentários:

  1. Uma pergunta: é verdade que no Brasil podem inventar nomes proprios e dar esses nomes aos filhso?? Nao acho ma ideia...apesar de esquisitos, é verdade lol, ao menos sao originais!!
    Tem um bom dia!
    Marina

    ResponderExcluir
  2. É verdade Marina! Alguns casais gostam de fazer a junção de seus nomes. Uma vez tive uma colega de escola que se chamava Darilham. A mãe era Daiane e o pai Willian. Pode-se por praticamente quase qualquer nome, no entanto não permite-se se for ofensivo, por exemplo: Bilau pois é como aí, pila. Ainda faço uma lista dos nomes mais estranhos daqui. Bjos

    ResponderExcluir