segunda-feira, 5 de maio de 2014

Santa hipocrisia, Batman!

A primeira vez que li isto me deu uma vontade louca de rir. De nervoso, claro. A filha da Monique Evans (eterna musa dos anos 80), a Bárbara Evans, que faz o tipo modelo-loira-sem-sal, postou uma foto maaaagra de morrer com o dizer "que todas as meninas tem que se aceitar como são". O detalhe é que no mesmo dia saiu uma reportagem no site da Globo onde ela contava sobre uma dieta que a tinha feito perder 9 quilos em um mês. Isto mesmo: 9 quilos. A filha do Ozzy Osbourne, a Kelly, que eu acompanhava no início dos anos 2000 com seu estilo patricinha do punk, bermudas pretas e cabelo rosa, cantando Madonna: papa don't preach,(...) I'm gonna keep my baby. Esta mesmo. Que vivia ridicularizando as moças oxigenadas e magras, as Barbies americanas devidamente padronizadas do mundo pop e arredores, eis que muda de cidade, de amizades e de estilo, terminando por  ser justamente...uma moça oxigenada e magra (dentro das possibilidades de seu corpo). 
Eu acho lindo esta bandeira de aceitação que algumas defendem. Só acho difícil de acreditar. Porque o que a mídia e todos os seus representantes famosos (sejam eles ao mesmo tempo passivos e ativos no quesito padrão de beleza) fazem, é nos empurrar um conceito restrito do que é belo. E depois de encher a cara da Julia Roberts com photoshop, encher todos os buraquinhos de celulite da Juliana Paes na praia ou encher-se de sucos detox, nos passam a mão na cabeça. Veja bem, não faz mal que você não seja perfeita, não faz mal que você se entupa de creme adelgaçante e entre em desespero porque não há o seu número naquela calça jeans maravilhosa. Mas continue tentando! É isto que o sistema faz. Nos enlouquece, nos coloca um patamar impossível de satisfação e nos devolve um falso estandarte de aceitação, tão falso quanto o último discurso da Beyoncé. Que não estava magra o bastante e resolveu fazer mais uma dieta mirabolante da vez, mas ó, isto sou eu viu, gente? Vocês, ah vocês tem que se aceitar. E diz isto como se ela não tivesse responsabilidade nenhuma em quebrar este pensamento, como se ao submeter-se ao perder mais peso não influísse no resto. Não, eu não sou contra o emagrecimento para sentir-se bem, mas até que ponto é sentir-me bem comigo e até que ponto é querer alcançar um status de plena aceitação social? Se a Beyoncé acha que ela tem de se submeter a constantes dietas detox para aprovação do público, que louco seria se deixasse ficar suas curvas onde estão e que o público por sua vez não exigisse nem de si nem dos famosos tamanha perfeição. É como eu digo, é uma via de mão dupla, que é extremamente cruel com quem tenta cruzá-la na contramão, mas a estes, meu sincero obrigada. Enquanto isto, vamos ver as pseudo-libertárias da opressão da beleza fazerem discursos ocos até um dia em que vencerem a queda de braço com a balança.
Ah sim, esqueci de dizer que a imagem que ela postou do alto de sua aceitação à base de proteínas e drenagem linfática e carboxiterápica, foi esta.

Kelly em um momento antes e depois.


3 comentários:

  1. É um bocadinho como aqueles que nos dizem "estás linda assim" e pelas costas falam do nosso rabo gordo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Isto também Nany, mas nem sei qual é o pior se isto ou falarem que estamos gordas na lata.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Para mim a Kelly sempre me passou a impressão que era uma invejosa e revoltada por não ter esse corpo perfeito que a industria pede e daí detonava, de pura inveja, quem tivesse. (ex: christina aguilera com quem a Kelly abriu uma guerra de insultos quando Christina estava no auge e a mostrar os seus abdominais). A meu ver, pura inveja.

    O curioso é que a Kelly fez de tudo e conseguiu um verdadeiro milagre que foi alterar a sua aparência de forma extrema. (Imagino o que não fez). Em contraste, Christina surgiu mais gordinha em programas, dizendo que ter uns quilos a mais não a incomodava e se sentia bem com o corpo que tinha e com a pessoa que era.
    Já Kelly nunca seria capaz de se sentir bem com ela própria se não tiver o corpo que conseguiu criar ou ainda melhor. Se por acaso um dia ela o perder e os genes mais "cheinhos" se sobreporem aos esforços, cirurgias e dietas, acho que se vai sentir perdida novamente.

    Para alguns essa aparência é simplesmente TUDO. Mais importante que respirar...

    ResponderExcluir