terça-feira, 20 de maio de 2014

Vergonha de ser brasileiro

Eu fico indignada quando alguém fala isto. Não consigo entender como uma pessoa pode sentir vergonha de sua identidade, de sua cultura, de seu país. E não é porque romantizo a situação do Brasil, mas porque eu acho que as pessoas devem ser específicas na sua vergonha. Poderiam começar assim: tenho vergonha dos políticos brasileiros, da corrupção, da falta de segurança... Se fossem bem honestas, poderiam olhar para o próprio rabo e dizer que também sentem vergonha de sentir vontade de corromper e serem corrompidos pelo sistema. Eu jamais teria vergonha de ser brasileira porque para mim o meu país não resume-se a estes defeitos. Nunca teria vergonha do samba, nem de Caetano Veloso, nem de Lupicínio e Noel Rosa. Nunca teria vergonha de Machado de Assis, de Erico Verissimo e Carlos Drumond de Andrade. Tampouco de Nelson Rodrigues, do vaneirão e do forró, de Fernanda Montenegro, Raul Cortez, Antônio Fagundes e tantas outras coisas. O que as pessoas não entendem, é que ir contra um país é negar toda a sua riqueza cultural e até mesmo as suas origens pessoais. Entendo que anda todo mundo de saco cheio, mas peço mais uma vez, tenham vergonha na cara antes de dizer que tem vergonha do seu país. Obrigada.



                                        "O Brasil é muito impopular no Brasil." 
                                                     Nelson Rodrigues

Um comentário: