segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Se os olhos são as janelas da alma, o sorriso é a porta de entrada

Acho muito engraçado a forma como as pessoas tratam os dentes e isto é uma das primeiras coisas que observo nos outros: o sorriso. Há muitas coisas com as quais podemos ser desleixados, a roupa, o banho, o peso. No entanto, os dentes são para mim o cartão de visitas pessoal, e se a pessoa não cuida, se os tem amarelados ou pretos, ou pior se não os tem é muito mal. Tenho notado pelo sorriso desfalcado de muitos colegas que o cuidado bucal não deve ser uma premissa em seus países de origem. Vejo jovens a que faltam um ou dois ou mais dentes e quando sorriem fico envergonhada quando sou inadvertidamente atraída por aquele vazio. Tem uma mulher que espera o filho na escola quando vou buscar o Fabian, já a vi conversando no telefone e ela tem apenas quatro dentes em cima. É uma jovem à volta dos 25 anos ou talvez menos... como pode olhar-se no espelho, como pode sorrir? 
Os brasileiros com todas as suas dificuldades financeiras ainda conseguem ser mais cuidadosos que muita gente com melhor condição de vida. Ao menos falo pelo sul do Brasil em que mesmo o pessoal das favelas usa aparelho nos dentes. Isto mesmo! Não é raro ver pessoas humildes com aparelhos ortodônticos e com todos os dentes na boca. Talvez seja cultural, nós com a mania das aparências e do corpo nos trinques, vai daí que arrancar um dente por não querer pagar o tratamento é coisa que não nos entre na cabeça. Então, um dente é para a vida toda! Não nasce outro no lugar. Também as políticas de tratamentos de graça oferecidos pelos estagiários em odontologia, ou nos postos do governo ou nos consultórios particulares financiados em planos de 36x.
Hoje agradeço a minha mãe e ao meu padastro por terem me dado a oportunidade de consertar meus dentes que eram bem tortos. E posso dizer que o meu sorriso é uma das coisas que mais gosto em mim. 

6 comentários:

  1. Concordo e até parece que parei aqui no teu blog para ler este post, quando ando a tentar canalizar € para meus dentes! Sp tive bons dentes, nunca precisei tratamentos a não ser limpeza esporádica. No verão fui fazer check up e para meu espanto tenho algumas minusculas caries em alguns dentes :( Sei que a nossa saude deve vir em 1.º, mas eu agora nem cabeça tenho para roupa, estética, nada... só vejo tijolo, pedra, decoração... dança... ups... fotografia... não devia não é? espero que pai natal seja generoso e me ajude a consertar estas minhas maleitas (idade não perdoa). bjos

    ResponderExcluir
  2. Também gosto de dentes cuidados, mas infelizmente os meus não são exemplo para ninguém! Usei aparelho em adolescente durante dois anos e tal e os dentes continuam tortos, a isso junta-se um problema de esmalte causado por um défice de cálcio na primeira infância... Vou no mínimo 2 vezes por ano ao dentista, já pedi diversas soluções para resolver o meu problema... mas não encontro a ideal. Colocar capas de porcelana só dá nos de cima (depois os debaixo ficam a destoar), não posso fazer branqueamento por causa do problema do esmalte e arrancar tudo para colocar dentes falsos parece-me demasiado radical.
    Embora pouco satisfeita, vou ter que continuar a viver com este problema...
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. ah tens toda a razao!!! eu sou 1 medrosa de dentista!!! sempre tive dentes bonitos e brancos, até 1 certa altura cuidava deles e a primeira vez k fui ao dentista tinha 23 anos (ja estava casada) por causa duma pekena carie. Apartir dai ganhei ainda mais medooooo e comecei a tratar menos, olha, 3 gravidezes depois e maus tratos nos dentes tenho falta de 4/5 dentes atras k se rasgo num sorriso ve se bem k falta, akele vazio horrivel!!!! Mas ganhei coragem e vou tratar disso eheeh
    Bjs
    Marina

    ResponderExcluir
  4. Carla, não desista de ti menina, pensa que é um investimento que te traz um retorno muito forte à auto-estima :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Mieke, a minha mãe também tem um problema no esmalte, mas foi porque quando era criança tomava muito xarope e eles na época tinham tinturas que mancharam permanentemente os dentes dela. O Fabian eu noto que tem os dentes um pouco estranhos, parecem manchados mas de um tom de branco um pouco diferente do habitual. Por mais que eu escove, não sai. Espero que nos definitivos não seja assim.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Marina, passei dez anos indo de 15 em 15 dias no dentista (o primeiro tratamento para arrumar os dentes foi feito por uma péssima profissional e tive 2 anos sendo enganada). Perdi o medo, tive que perder hehhe! Na verdade hoje o que mais me faz impressão é o barulho da broca e do aspirador "de baba". Força menina, vai cuidar de ti, és tão nova!!
    beijinhos

    ResponderExcluir