segunda-feira, 10 de março de 2014

Fiz um trato comigo.

 Estou deixando para lá o "je ne sais pas parler français". Quando alguém me aborda e não sei porque, mas tem aumentado cada vez mais como se o universo todo soubesse da minha decisão, eu me viro. Falo francês com inglês, faço gestos e às vezes até falo em português. Estes dias um homem perguntou-me onde ficava a Mairie quando eu estava quase chegando com o Fabian em casa. Poderia ter dito que não havia entendido só pela preguiça de ter de me "débrouiller", ensaiei, me enrolei toda. Parece que quando estamos aprendendo uma língua surge uma gagueira sei lá de onde, mas consegui. Levei o homem até avistar a ponta do prédio que é bem próximo de onde moro e ele seguiu sozinho com as minha indicações. Ele perguntou se eu falava espanhol, talvez pelo sotaque ainda dismorfo, mas ao saber que falo português, jogou-me em alto e bom som um "obrigado". E eu completei em pensamento "merci a vous". É, decididamente  eu falo francês, mal, mas falo.

4 comentários:

  1. E é assim mesmo! Com inglês e gestos à mistura, com sotaque estrangeiro, que importa. Não desistas, não há que sentir vergonha. Força.

    ResponderExcluir
  2. Bonitinha, e compreender, como vai isso? Eu sou tão má qt tu a Francês mas na minha opinião existe o francês da escola e o francês de frança... Conheci brevemente umas parisienses que falavam pelos cotovelos e só percebia uma palavra aqui outra ali. Ainda noutro dia passou um filme de adolescentes moderno francês na TV (aqui não se dubla) e não entendi praticamente nada. O calão, o linguarejar específico de uma região... c'est trés dificile! (mal escrito aposto!).

    Bonne chance!

    ResponderExcluir
  3. Paula, obrigada! Eu sou uma pessoa bem tímida, por isto foi difícil me soltar, mas agora (não sei se é dos 30 anos quase aí)não estou muito preocupada com o que os outros pensam, deve ser disto! :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Portuguesinha, pois e ainda bem que aí não dublam! Perde-se muito da interpretação dos atores. Eu não entendo muito os filmes ainda porque eles parecem falar com uma batata na boca, e eu ainda preciso olhar para o rosto e para os movimentos do mesmo para entender alguma coisa ou então que falem mais devagar.
    beijinhos

    ResponderExcluir