sexta-feira, 14 de março de 2014

Quando eu penso que nada mais me acontece

Realmente nem tenho palavras... que não sejam palavrões e partir para uma ignorância com a qual não me sinto confortável, pois apesar de tudo sou uma pessoa educada. Um site chamado "mundo realista" suportado por um machismo tremendo, basta apenas dar uma olhadela nos tópicos e nas respostas do fórum, publicou um dos meus posts no espaço de "discussão" e quando fui lá ver é isto...
Sem palavras. Ia fazer um print mas deu tanto nojo que não consegui. 




4 comentários:

  1. Antes de mais acho que é positivo te expores assim e trazeres um tema desta importância a praça pública. Não te «conheço» do mundo da blogosfera à muito, pelo que não conhecia este ou outros posts.

    Nem todos os que opinaram no fórum te condenaram - embora também entenda perfeitamente que ao ler um relato assim facilmente se parta para uma avaliação negativa e de crítica fácil. Uma mulher se identificou com essa situação. E assim como existes tu e ela, devem de existir muitas mais.

    Não é algo que esteja próximo do que eu possa sentir mas compreendo-o. É um «terreno» perigoso, porque essa vontade de não ser mãe e de não viver as responsabilidades que vêm com a maternidade pode decerto ser transmitida por acções, palavras e gestos para o teu filho. E sabes pelo que li, que ele é inocente e gostas dele, apenas não gostas de ser mãe e de viver esses deveres e responsabilidades.

    Dizes que a criança foi planeada dentro de um matrimónio - aqui fico na dúvida porque não sei se interpretei bem. Também fazes referência que o aborto te foi recusado/proibido como opção - e assim fico na dúvida. Mas uma coisa sei: se tens um parto aos 16 anos parece-me claro como água da fonte que é uma idade demasiado jovem e IMATURA, carente de experiências acumuladas, para tomar essa decisão. E como bem dizes, querer viver «livre» da responsabilidade da maternidade e dedicares o teu tempo à aprendizagem, ao namoro, não às fraldas. Isso é natural quando se é tão jovem. Afinal, filho não é brinquedo, não é Barbie e com essa idade provavelmente ela tinha sido uma amiga íntima com a qual brincavas apenas poucos anos antes :D (figurativo)

    Acho que se procurares junto a psiquiatras ou analistas acabarás por encontrar quem se dedique a abordar esse tema num grupo ou só contigo mesmo. Tenho a certeza que não estás sozinha. O «desapego» maternal é algo sobejamente conhecido e reconhecido, tem até um nome que eu acho que chamam de «depressão» mas existe outro termo qualquer. Não tenho como saber e afirmar com certezas mas parece-me obvio que exista quem aborde um assunto que não é tão incomum assim como aparentemente se julga. Pode é não ser assumido por muitas mulheres, mas incomum decerto não é.

    ResponderExcluir
  2. Pois eu entendo tudo isto Portuguesinha e olha que muitas mulheres são assim, tem filhos por convenção ou porque acham bonito, enfim, mas um filho dá muito trabalho, exige muito da mulher e nem todas acham que um sorriso compensa todo o stress do dia inteiro. Eu fiquei com o meu filho em casa até ele completar um ano e um mês, depois voltei para a faculdade. Achei importante estar com ele nos primeiros meses de vida, mas para mim foi difícil, eu quase enlouqueci. Percebo que para umas m~es isto seja bom, mas para mim foi a perda de identidade, ainda mais que o meu filho foi um bebê que chorava o tempo todo se não estivesse no colo. Ainda bem que tive um marido ao meu lado, que me ajudou bastante e que saía com ele para eu ficar instantes sozinha nem que seja para tomar um banho decente...
    obrigada pela tua compreensão´
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Só te louvo por expores o que poucos gostam de confessar, não sem antes justificarem-se reforçando o seu amor pelo bebe, como que já a pedir «desculpa» por sentirem essa exaustão. O teu desabafo foi colocado fora de contexto e divulgado noutros meios- e isso pode ser sentido como uma violação, ainda mais quando descontextualizado. E quando assim nos chegam as coisas é natural que alguns as vejam ou a preto ou a branco. Mas com o decorrer do debate/esclarecimento, quanto mais as pessoas ficam informadas, começam a entender. Toda a questão ajudou para isso, pelo que julgo que te podes sentir melhor por saber que tiraste a tampa de um tema que estava a precisar ser "destapado".

    Desculpa qq coisinha e... boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Só te louvo por expores o que poucos gostam de confessar, não sem antes justificarem-se reforçando o seu amor pelo bebe, como que já a pedir «desculpa» por sentirem essa exaustão. O teu desabafo foi colocado fora de contexto e divulgado noutros meios- e isso pode ser sentido como uma violação, ainda mais quando descontextualizado. E quando assim nos chegam as coisas é natural que alguns as vejam ou a preto ou a branco. Mas com o decorrer do debate/esclarecimento, quanto mais as pessoas ficam informadas, começam a entender. Toda a questão ajudou para isso, pelo que julgo que te podes sentir melhor por saber que tiraste a tampa de um tema que estava a precisar ser "destapado".

    Desculpa qq coisinha e... boa sorte!

    ResponderExcluir