segunda-feira, 9 de setembro de 2013

As novelas e o mimimi

Tenho gente estranha no meu facebook que diz que novelas estupidificam o ser. O engraçado é que são os mesmos que não perdem um jogo de futebol, que olham religiosamente os enlatados americanos e que provavelmente engoliram o Lost, sabem o falecido Lost (?) e suas teorias absurdas. Penso que ver um pouco de novela e digo um pouco e não quatro horas por dia, não faz tanto mal quanto ver todos os jogos do campeonato mineiro ou baiano, vá lá. As pessoas que com tanta facilidade se enraivecem com quem assiste novelas muitas vezes são até aquelas que devoram livros como os de Dan Brown e os do Paulo Coelho. Reclamam do alienamento que a televisão passa e não percebem que não deixam o smartphone para olhar um segundo nos olhos de quem está falando com elas. Acham o cúmulo ver o vilão sofrer ou torcer pela mocinha porque isto segue a mesma receita há anos, mas ficam igualmente alienadas por horas a fio na internet e pior: em sites de relacionamento. Se a preocupação destas pessoas é que a novela deixa pouco espaço para o debate socio-político, para a invasão da Síria, criticar o governo atual ou mesmo para a convivência familiar, ora, supresa das surpresas ela não está só. Sejam sinceras pessoas, quantas de vocês vão na internet para ler sobre algo com fundamento a fim de se enriquecer intelectualmente? Quantas não ficam implorando por vidas em Candy Crush ou passam horas no instagram e twitter? Quantas não ligam a tv para ver a bola rolar, a cerveja descer? Quantos não leem romances teen de vampiro e vão aos cinemas ver filmes em que pouco ou nada há de enredo a não ser uma sucessão de tiros e cenas de sexo? E depois a novela é que a culpada por toda esta gente burra que há em sua volta? Parece que vocês tem também alguma coisa de Zé povinho ( e de novela já agora): simplificam a realidade e a reduzem numa  luta entre o bem e o mal... 

8 comentários:

  1. Aqui gostávamos do Lost, vemos os jogos da bola e as telenovelas. bjos

    Maggie

    ResponderExcluir
  2. há uma serie de tempo que não vejo telenovelas, aliás que não ligo a tv.
    Mas já acompanhei telenovelas, documentários, séries e filmes parvos de domingo repetidos vezes sem conta na tv. Simplesmente apareceu a net e gosto mais de andar por cá do que me sentar no sofá a ver televisão. ainda há pouco escrevi sobre a tv. Irrita-me profundamente ir a qualquer sitio e ter a televisão ligada em volume máximo: é o que acontece na casa da minha avó, ou mãe. Sempre que chego baixo ou desligo a m**** da tv. bjos

    ResponderExcluir
  3. E o Amor à vida ou Amor è vida ou lá o que é?! Muito bom... (a sério!)

    ResponderExcluir
  4. Maggie, eu gostei do Lost até aparecer o monstro da fumaça heheh!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Carla, ultimamente nem novela tenho acompanhado, a última foi a Avenida Brasil, depois tentei ver as outras mas não achei-as tão boas quanto esta e desisti. Na net fico muito pelos blogs e adoro ver filme on line, descobri uns sites que a qualidade é boa e nem preciso mais baixar.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Poc! É difícil homem admitir que assiste novela! O meu via comigo e dizia que era só por minha causa, mas na hora da novela sempre dava um jeito de "lembrar-me" de por no canal hehehe! Tens gostado desta? Eu vi pouco dos capítulos iniciais, mas lá está ainda não consegui ver nenhuma tão boa quanto a Avenida Brasil.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Grande foto "ao lado" da Torre. Que continue tudo bem por aí.

    (pareceu boa novela, mas não vi os últimos episódios :) Agora estou voltado para séries)

    ResponderExcluir
  8. Poc, estou morando em Strasbourg, esta foto é velhinha :)
    beijinhos

    ResponderExcluir