sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Primeiro dia?

A escola

Chegamos e nos posicionamos no corredor que dá para a porta da escola. Muitas mulheres das arábias e francesas que ora iam para o "saí agora de uma boate" ou para o "levantei, coloquei os chinelos e vim". Quando soou a campainha senti-me em um daqueles concursos em que as equipes saem a procurar objetos no prazo de meio minuto. A sala do Fabian afinal era embaixo, tínhamos de descer as escadas e o nome dele já estava em um cabide. Ficamos ali em reunião com outros pais que também se despediam dos filhos, nesta hora o Fabian abriu o berreiro e não foi porque não queria ficar, simplesmente não queria por o crachá que todos devem usar. O pai entrou na sala com ele no colo e em alguns minutos já estava distraído com os brinquedos. Como combinado voltamos às 11:30 para buscá-lo. A escola não tem cantina, por isto teríamos de trazê-lo depois à 13:30 quando ficaria até às 16 hrs. E ao voltar, descobrimos que o diretor não explicou direito, ao que parece o Fabian frequentará o maternal por apenas três horas, pois eu não trabalho. E fiquei pensando que acho muito estranho, o horário da escola faz com que os responsáveis fiquem disponíveis o dia todo para a criança e se assim o é, como conseguem as outras mães trabalhar? Pude contar apenas três ou quatro pessoas mais velhas que poderiam ser avós, a maioria era de mulheres jovens e com um ou dois filhos menores pendurados em carrinhos. E eram justamente as mesmas pessoas que vieram buscar as crianças para o almoço...acho mesmo que não há mais vagas por uma questão de atraso na inscrição e não porque ainda não trabalho. Sinceramente até me custa pensar que patrão dará emprego para uma mulher que tem de sair antes das 16 horas e que possivelmente teria de passar duas horas em período de almoço para ficar com o filho. Mas para a nossa situação atual, é o que podemos fazer de melhor. Ao menos ele convive com outras crianças e vai aprender alguma coisa de francês. Hoje ele veio com o nome de um amigo: Salle, acho que era isto, e já disse que amanhã queria ir novamente!

10 comentários:

  1. então se tu começas a trabalhar, como fazem com hora de almoço dele??? estranho! aqui no publico, se as mães não trabalham, as crianças não ficam com complemento então têm que ir buscar os filhos às 15 horas, eplo que percebi, mas almoçam na escola. bjos e boa sorte para esta etapa.

    ResponderExcluir
  2. Ola, fiquei contente em ler este post (tenho acompanhado a tua aventura mas nao comentei) e que pena o Fabian ir so de manha, essa de tu nao trabalhares é desculpa pois aqui em Franca eles aceitam as crianças a tempo inteiro mesmo que as maes nao trabalhem (é o meu caso)mas acredito que é falta de vaga. Mais uns tempos, experimenta dizer que vais trabalhar ou que tens de ir a entrevistas (ou fazer curso de frances), vais ver como o diretor tem de arranjar uma vaga!!
    Boa sorte e tudo e bom!!

    Bjs
    Marina

    ResponderExcluir
  3. ah esqueci de comentar o nome do amiguinho, "salle" aqui em Franca quer dizer "sujo" ou entao o Fabian quer dizer o nome do menino como compreendeu :)ehehhe

    Marina

    ResponderExcluir
  4. Pois Carla, eu acho que as mães simplesmente não trabalham! Não h´patrão que ature horário assim... O marido vai falar com o diretor semana que vem...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Pensei que já trabalhavas Marina, pois talvez seja falta de vagas. Eles explicaram que à tarde as crianças vão só para dormir e que depois que acordam, lavam os dentes e se higienizam e já estão prontos para ir para casa. Será?
    Claro que no início para ele se adaptar será bom ficar menos tempo, mas a longo prazo acho pouco só três horas, depois ele fica comigo em casa sozinho...de que adianta?

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Ah tinha esquecido, o Salle (ou salê sei lá) ainda não sei se é um amigo, talvez seja porque tens uns meninos descendentes de árabes e foi o que ele tenha entendideu do nome. Ou também seja porque ele tenha ficado sujo, já que caiu e ralou os joelhos já no primeiro dia de aula! :S

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Jeanyne, tenho mais um ano de liçença de maternidade (setembro 2014)...apartir do segundo filho a liçença é por 3 anos :) Por acaso na escola do meu filho tem cantina, mas vou busca lo para almoçar comigo e dpois volta pa fazer a sesta mas até as 16.30 ainda brinca muito!! Realmente os horarios da escola publica sao chatos, por isso ha mts amas para irem buscar-los a hora de almoço e depois da 16h30 quando a escola termina, as quartas-feiras (aqui nao tem escola nesse dia) as crianças vao para os ATL (centre social) ou ficam nas amas.Mas isto tudo se paga e é consoante os ordenados dos pais.

    Bjocas
    Marina

    ResponderExcluir
  8. Bah três anos?! É uma licença bem grande!
    Então vai ver que é por isto que há muitas mães com tantos filhos e isto explica o fato de estarem as mesmas a irem levar e buscá-los na escola.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Descobri o seu blog um dia destes e gostei muito, temos muitas coisas em comum. Eu tb vim morar pra França há 1 ano e meio, estou perto de Chamonix, numa terríola tb pequena, com 2 crianças na escola. Qd o meu Rafael veio ele tb tinha 3 anos, e me disseram precisamente o mesmo, q eles da parte da tarde só fazem a sesta praticamente e que era melhor fazê-lo em casa com a mãe. Mas depois existe o q eles chamam de garderie que aqui onde moro, como há muitas fábricas, está aberta das 6,30 às 18,30, claro pago. Qquer dúvida q tenhas, se eu puder ajudar...sou portuguesa, do Algarve. Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Ola Sofia! Seja bem-vinda neste cantinho! Pois to a recém no começo da adptação, pode deixar que vou ter muitas dúvidas ainda pela frente! Eu publico todos os comentários, só deixo moderado porque sou assolada por spam e estes sim não publico.
    Beijinhos

    ResponderExcluir