terça-feira, 3 de setembro de 2013

Conhecendo os franceses

O primeiro mito a ser derrubado é o de que os franceses são um povo snob e fechado. Tá bem Bonitinha, vamos com calma, quem diz franceses diz parisienses, porque a França também é muito grande. Tal como em outros países, as pessoas fora da capital são no geral mais simpáticas e aqui o que não falta é gente querendo um dedo de prosa. E o bonjour então parece ser o sinal verde para uma conversa que começa com o tempo. No passeio de domingo um francês filho de portugueses nos interpelou na fila para o crepe. Cantou-nos João "Gilbertô" que ele jurava que era um músico português. Nós nos olhamos e acenamos que sim, pra que contrariar o cara tão cheio de savoir faire? 
Se as pessoas tem a gentileza de falarem devagar, vou pescando uma coisa ali, outra acolá e respondendo com monosílabos e jeito de índio falar. Fora isto o negócio é balançar a cabeça: oui, oui. Nunca falha (por enquanto) lol. 
Outra coisa que tem me deixado mais à vontade é o fato de que há para aí três imigrantes para um francês. Eles são árabes, senegaleses, chineses, indianos, portugueses, etc. É muito mais que em Portugal, sem dúvida. Isto deixa-nos a sensação de que o país também é um pouquinho nosso e tal como coração de mãe, há sempre lugar para mais um.
Outro fato curioso sobre os franceses, é a sua obsessão pelo tempo. Oferecem-nos as previsões várias vezes ao dia com o intervalo de horas. É uma coisa um tanto desnecessária para um final de verão em que os dias vão ficando cada vez mais amenos à medida que anoitece. E por enquanto é isto!

4 comentários:

  1. ai sim? coitados. têm medo que chova? ahahahah- aos poucos tudo se recompõe. bjos

    ResponderExcluir
  2. Fazemos sempre juízos de valor acerca dos outros povos, mas só na convivência é que notamos as semelhanças e as diferenças reais.
    Bjks e tudo a correr bem por por ai

    ResponderExcluir
  3. Pois Carla, e até agora nada de chuva (que bom!) hehhee
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Tens razão Nany e eu ainda sou nova nisto, ainda acho que vou me surpreender...será sorte de principiante?
    beijinhos

    ResponderExcluir