quinta-feira, 5 de setembro de 2013

É amanhã

A blogosfera tá rodeada de assuntos que giram sobre o mesmo: a volta às aulas, adaptação, birras, etc, etc. Não sou uma mãe estressada e coruja e meu filho também não é daqueles de fazer chororô por causa de escola, penso que ao menos nisto tive sorte. O Fabian é comunicativo, curioso, adora a companhia de outras crianças, o meu medo é mesmo a adaptação à língua. Tenho receio de que ele sinta-se frustrado ao ver que não é entendido, principalmente por outras crianças. Ao mesmo tempo tenho esperança que encontre consolo em filhos de outros imigrantes que como pude ver na lista fixada à porta, são alguns. Ontem o levamos na frente da escola e ele ficou maluco para entrar e ir brincar no trem de madeira. Depois fomos para a praça ao lado e lá tentou interagir com duas crianças em situações diferentes, mas ao que parece nenhuma lhe deu a mínima. Diz-me o marido que é normal dos franceses, eles só brincam/conversam/convidam para frequentar sua casa, quem conhecem há muito tempo, geralmente amizades bem consolidadas, enfim, não há povo como o nosso não evitei pensar. Que diferença do parque que o Fabian ia, onde o que contava era a brincadeira, os gestos, os sorrisos... Só me resta esperar e torcer para que dê tudo certo. Enfim, quem nunca foi imigrante na vida não sabe o que é o peso da solidão.

4 comentários:

  1. Não tenho filhos, mas compreendo perfeitamente, o teu dilema.

    Fico a torcer para que o Fabian se integre na escolinha e que arranje muitos amiguinhos ;)

    Beijinhos***
    Força!

    ResponderExcluir
  2. Espero que a adaptação do Fabian corra bem... os pequenos aprendem novas línguas muito rápido. Eu vim para Portugal com 8 anos e passado 2 meses já falava português!
    Bjinho

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Cláudia! Também espero que ele faça novas amizades, ele ainda está com o nome dos dois melhores amigos da outra escola na cabeça. Só fala neles hehehe!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Que bom Mieke, espero que eles seja como tu então! Para mim que será mais complicado, dizem que burro velho não aprende truque novo lol!
    beijinhos

    ResponderExcluir