terça-feira, 13 de agosto de 2013

Marido de aluguel



Quanto mais "primeiro mundo" o país é, mais caro ficam os serviços básicos e domésticos. Ter uma empregada esquece! Isto é um luxo, enquanto no Brasil ainda há famílias de classe média com a possibilidade de manter uma. Fiquei de cara quando o marido disse quanto cobram para passar uma camisa. Se em Portugal, me recusava a passar roupa e pagávamos um euro a peça. em Strasbourg uma camisa passada não sai por menos de 9 euros. E nem pensem que levam em casa. 
A prima do Fernando que morou um ano na Alemanha, escreveu umas coisas muito certas na altura: nós brasileiros somos mal acostumados. Somos mal acostumados a ter o lixo na porta, ao separar apenas o lixo seco do orgânico sem que haja mais trabalho ao escolher se é plástico ou vidro, pois há uma empresa de reciclagem que faz isto por nós. Aqui por exemplo, segunda, quartas e sextas é dia de lixo orgânico e quintas e sábados, lixo seco. Os lixeiros batem na porta e entregamos diretamente a eles, nada de eco ponto, de enfrentar chuva, frio ou sol escaldante e ficar minutos a tirar tudo dos sacos e meter as coisas uma a uma nos buracos certos. Aqui há farmácias 24 horas, não, melhor dizendo, TODAS as farmácias funcionam 24 horas, 7 dias por semana. Aqui há tele tudo. Tele pizza, remédio, taxi, qualquer lojinha tem tele entrega, isto porque os motoqueiros ou são autônomos ou fazem parte de uma empresa terceirizada. Tudo em nome do conforto, lógico. Mas quanto mais conforto temos, mais subempregos geramos, e é por isto que na França os shoppings até a pouco tempo fechavam às 19. Até me assustei a primeira vez, vi uma correria para lá e para cá, lojas encerrando, pessoas desesperadas dirigindo-se à saída. O primeiro pensamento foi "é assalto", seguido de "é bomba, porque terrorismo combina mais com a europa do que bandidagem". Não, era apenas o que acontece quando se paga 1430 euros para um empregado em uma jornada de trabalho decente. Para não disparar os preços, não é possível ter pessoas a trabalhar por turnos, então o negócio é fechar cedo.
E esta introdução toda para dizer que o marido depois de procurar alguém que instale cozinha e monte móveis a preços justos, está aprendendo alguma coisa neste curso-intensivo-de-uma-semana-involuntário. Quem sabe não se juntem pai e filho em uma empresa de marido de aluguel (adoro esta expressão)? Tenho para mim que isto é uma pequena mina de dinheiro, a julgar pelos 84 euros hora que os montadores do ikea quiseram cobrar à nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário