sexta-feira, 5 de julho de 2013

E quando o nosso filho é o bullying?

Esta é uma questão que me aflige, tenho quase diariamente nestas últimas semanas recebido carta na agenda ou recado direto da professora sobre o Fabian estar batendo nos amiguinhos. Há alguns em que a situação ocorre com mais frequência pois são aqueles que como o meu filho são os mais teimosos em emprestar determinado brinquedo. Ainda esta segunda, recebi um aviso dizendo que ele bateu em uma colega com um pedaço de toco que eles tem para brincar na sala. Não sei como reagir, falo e explico exaustivamente que isto não se faz, que não se bate nos amiguinhos salvo em situações que precise se defender. Mas ensino-lhe a nunca começar uma briga, que devem emprestar seus brinquedos, etc etc. Mas eu sei no fundo que o Fabian anda em ebulição tal como eu. Angustiado, com raiva e inseguro. E pergunto-me, se é certo que devo ter mais paciência e tentar na medida do possível amenizar esta turbulência, mas como conseguir se eu mesma não encontro meu ponto de equílibrio? Às vezes tenho muita raiva entalada aqui dentro e fico pensando, aliás agora mesmo pensei sobre isto enquanto li o conjunto de emails de pais relatando os casos de agressão e deixando subentendido que o meu filho é o único causador desta. Fico com raiva porque lá falam da família e mimimi que não lhes falta nada, que tem suas casas, suas vidas estruturadas e grana claro, porque para colocar um filho naquela escola! Ninguém esteve nem perto da nossa situação, de estar AINDA sem lugar para viver, sem as suas coisas, de estar longe do pai por meses a fio. Ontem tive uma reunião com a coordenadora pedagógica e a professora e debulhei-me em lágrimas quando a última me contou, que quando algum pai vem buscar o filho, o Fabian sai correndo, abraça e dá beijinhos e chama de titio. Além de falar muito no pai, que tá longe, que tá lá na "Fança". Eu sei que isto não desculpa nada ou talvez sim, mas pronto, é o que sinto. Raiva de quem nem sabe o que é viver isto, tá lá com o cu bem confortável a ensinar sobre amor para os seus filhos. Ninguém diz para eles que o amor não é garantido, que o amor vai embora e que o amor não pode dar colo pelo computador. Raiva. Não sei como gerir isto. Insegurança. Não sei como desatar este nó. Falar, não sei quem merece escutar e quem sabe escutar. 
Dizem que o tempo resolve, mas o tempo  também é o culpado por não dar licença para minha impaciência passar...

7 comentários:

  1. Animo, hay que intentar educar a los hijos de la mejor manera que uno pueda y no sentirse culpables por sus errores porque al fin y al cabo son ninios y hay que entenderlo.

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vinda Fashion! Obrigada pelas palavras de carinho, muito obrigada...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. ohhh linda no caso de meninos na idade do teu filho não pode ser considerado bulling, o Fabian ainda é um bebé e tal como todos os bebés qdo quer uma coisa vai buscar, e se para isso precisar de empurrar ou bater em outro menino é isso que faz, como qualquer criança dessa idade. é normal. Pode andar revoltado com a falta do pai porque são mto próximos já percebi, pode estar a precisar de mais mimo e atenção, e pronto. Não me parece que passe disso, precisa de sentir que gostam dele. Não te chateies com ele não vale a pena.
    bjos

    Maggie

    ResponderExcluir
  4. Maggie, obrigada, é bom ouvir a opinião de alguém que á tem filhos mais velhos e por consequência uma visão mais ampla do que estou passando. Eu sinto que o Fabian não é mau, mas ele está passando por um momento difícil e outra coisa: ele é enorme em comparação com os outros e muito forte. Enquanto que um empurrão ou puxão de uma criança pequena imprime uma dor, de uma criança como o Fabian é bem mais intenso...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. é uma fase que vai passar, mais uns meses vais ver que já não faz isso. é tão normal eles virem aranhados da escola nessa idade. Cabe a nós pais dizer que está errado ele bater como outros lhe fazerem o mesmo (esta parte é importante ele perceber que ele não pode mas os outros tbém não), e ás professoras estarem a atentas e repreenderem na hora, não é cria-lhe já um rotulo de mau da fita. Ele é grande só de tamanho, atenção.

    Bjo
    Maggie

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Maggie desculpe chama-la assim pois nem nos conhecemos, quando eu digo para ela a mesma coisa que são coisas de crianças ela não me ouve, como sempre, mas quando alguem 'de fora' fala ela escuta e da mais importancia.
    Muito obrigado.
    Fernando

    ResponderExcluir
  7. Oi marido, você por aqui! E comentando! heheheh!!
    Tu sabe que te escuto, mas às vezes quem tá de fora reforça o que já tinhas dito.
    beijos

    ResponderExcluir