sexta-feira, 26 de julho de 2013

Vó com açúcar ou com adoçante?



Lembro-me que o frio começava a despontar pelas vidraças daquele apartamento antigo. Enquanto brincava na sala sentia que aos poucos a atmosfera fazia-se doce, com cheiro de chocolate derretido. Era a minha vó desmanchando barras de um quilo para depois preencher as forminhas de plástico. Sabia que o chocolate era provavelmente o mesmo dos outros ovos, mas aquele cuidadosamente enrolado em fita mimosa era especial. Recordo-me também de ir na casa da minha bisavó e encontrar sempre ambrosia no pote redondo de vidro sobre a estante. Punha-me nas pontas dos pés a olhar para os cravos mergulhados no líquido doce. A minha bisa tinha a solução, dizia que havia feito uma para mim sem os cravos e voltava da cozinha com um pote cheio. Claro que mais tarde caiu a ficha, ela separava-os antes que eu chegasse... mas se não havia por qualquer motivo a tal da ambrosia, tinha pudim de leite condensado. Ou torta de bolacha. E quando passava tardes com ela, fazíamos pão. Pacientemente ela ajudava-me a fazer um "homenzinho" com olhos de feijão que mais tarde seria devorado quase com culpa e um bocado de pena. 
O amor pode ter muitas roupagens, quer dizer que pode ser demonstrado de muitas formas e uma delas é a comida. Por isto muitas pessoas auto medicam-se assim, mas de forma equilibrada, não vejo mal nenhum em os avós oferecerem momentos de gulodices aos netos. 
A minha mãe, como já disse aqui, é uma pessoa muito difícil no que diz respeito à alimentação, já não come carne vermelha há anos, não bebe nem refrigerante nem nada de álcool, não come doces, só come coisas biológicas e tals. Tudo bem, isto é uma escolha dela, se a faz sentir-se bem, ótimo. Acontece que fico com pena do Fabian... já viu vó não gostar de dar açúcar para o neto? A primeira vez que contei que ele tinha comido iogurte aos 6 meses ela desligou na minha cara o telefone. Vive me censurando quando sabe que dou alguma bala ou pirulito para ele. Neste quesito eu e o pai temos de fazer o papel reservado aos avós que é "desencanar" numa boa a dieta. Claro que não é todo o tempo nem todos os dias, mas penso que como vó a minha mãe saiu pior que imaginava, para piorar mesmo, só se fosse vegana! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário