quarta-feira, 29 de maio de 2013

Consulado

Já disse que odeio ir a consulados? Pois odeio muito. Não sei o que acontece com os funcionários, parece que os neurônios andam baralhados com tanto poder que dá um carimbo. É ver as pessoas suplicantes e sorridentes com ar de "quebra meu galho moço" e pronto. Tá feita a festa do funcionário querido, fofo, que diz: mas e trouxe os papéis a? E o b? E o z? Ah mas este comprovante de endereço não é de conta de água, luz ou telefone. Sim, mas está no meu nome...é que agora estou morando com a minha mãe. Hum...podia ser um com o nome da tua mãe e com uma declaração dela atestando que vivem juntas. (...) Grande reticências e um sorriso enorme, com cara de candidata a Miss. Per favor mulher, resolve lá o meu problema e não cria caso!!!! Ah, ela me olha novamente, ele já está cadastrado no consulado? Ahn...não. Porra, como podia me esquecer daquela porcaria de carteirinha que não serve para nada e temos de renovar daqui a três anos? Ah, toma mais 25 reais para aquela joça! E já agora, duas fotos 3x4. Sorte minha que saquei da bolsa. Quase, mas quase escutei um ar de enfado da mulher ao perceber que tinha mesmo de fazer o passaporte hoje.
Nisto o anjo do Fabian anda em rodopios, pula, deita embaixo das mesas, às vezes entusiasma-se e grita. A mãe vai dando uma de amestradora e lhe dá balas quando fica 30 segundos sentado. Depois de uma hora a ver a tal funcionária a olhar para o computador e olhar novamente e dar uma volta e voltar a olhar para o computador, estava entrando em parafuso. Dizem que podemos meditar em qualquer lugar não? Meu mantra era: resolve logo esta merda. resolve logo esta merda. resolve logo esta merda. E sorriso de Miss já tinha se transformado em uma grande tromba de mãe desesperada e sem balas.
Até que pronto, vamos lá à maquina tirar a foto. Mas não pode sorrir, hein?! Que nada, sorriu quando a luz se acendia, depois coçou a cabeça, depois o nariz. E a cada tentativa o sistema demorava quase um minuto. O pior foi mesmo tirar as digitais, ou como dissemos-lhe: a foto dos dedos do Fabian. Não sei porque mas o indicador esquerdo não saía de jeito nenhum. Ficou só com o direito, paciência. Foto tirada, dedo impresso e confere os dados. Parece estar tudo bem. Oh, mas coloquei a altura de 60 cm. Ora, ele está com um metro, é só arrumar. Não dá...só se fizermos tudo de novo. Ahhhhh!!!! Voz calminha: achas que isto passa? Sim. Então deixa como está. Agora era só ir até o banco, pegar dinheiro para a carteirinha (só tinha tirado para o passaporte), voltar e pegar o comprovante. Isto tudo em uma chuva torrencial. (...) Grande reticências para não dizer outra coisa.

4 comentários:

  1. Bahhh! Tb destesto tudo o que envolva burocracias e filas de espera.

    Da penúltima vez, que renovei o bilhete de identidade levava comigo uma foto toda lindona, com o cabelo arrumado e com uma maquilhagem bem in. Quando cheguei ao cartório do registo civil aguardei 3 horas para ser atendida e depois acabaram por dizer-me que a foto que eu levava não tinha as dimensões correctas e estipuladas para aquele fim. Lá tive que tirar outras fotos ali mesmo. Era um dia frio, tinha um gorro na cabeça, que marcou uma parte do cabelo e maquilhagem nem vê-la. Durante 5 anos tive que conviver com aquele absurdo de bilhete de identidade!

    A mim também acontecem destas coisas! ahah

    ResponderExcluir
  2. Bah é uma chatice!! Os caras implicam com tudo! Bom nem me fales que as fotos dos meus 2 passaportes (pt e br) estão de dar dó! To com uma cara de cansada e muitoo feia...ninguém merece!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. PArece que tiraram todos o "curso" no mesmo lugar! Como odeio consulados!!!
    Susana

    ResponderExcluir
  4. Sim Susana, uma das cadeiras é: treine o seu olhar de superioridade ao dizer que falta documentação!
    Ninguém merece!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir