terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Passeio de domingo





Domingo fomos finalmente ao Marché de Noël, queria ter ido no final de semana anterior, mas a verdade é que tenho que me preparar psicologicamente para o frio. O marido, como sempre, detesta multidões e confusões, eu por outro lado, adoro bisbilhotar e ainda bem que já tinha desfeito a idéia de que o marché de Noel era um desfile e não uma feira (confusão pela forma como se diz "márche" e "marchê"). 
Chegando lá só podíamos antever um mar de cabeças, muitos estrangeiros, carrinhos (nós próprios com um), cadeiras de roda, velhotes. Marido bufando cada vez que entrávamos em um corredor daqueles, acredito que as ruas estavam muito mais cheias que os dois shoppings de Strasbourg. Disse-lhe que quem sabe andar no centro de Porto Alegre, sabe andar ali. Minha vó tinha uma técnica que consiste em fixar um ponto no infinito e seguir em frente, jamais estabelecendo contato visual. Desta forma são os outros quem terão de se desviar de nós e parecendo que não, nos poupa de muito trabalho. Claro está que o meu ponto de referência sempre coincidia  com os enfeites, bolas, bibelôs de madeira, carrosséis e rodas gigante no alto das casinhas. Andamos por quatro feiras e depois de confirmar que eram mais do mesmo, sosseguei. Tinham além das quinquilharias natalinas, comida, muita comida típica, pão de mel de tudo que era jeito, doces, marshmallows (que aqui chamam-se guimeuves) cobertos por chocolate, crepes, cachorro-quente, waffles lambuzados de nutela, enfim. Pena eu não estar com a mínima fome... A única coisa que levamos foi o balão de gás do "comain" e dois pirulitos de chocolate para mais tarde. Final de semana que vem, quero levar o Fabian na Village du Père Noël, vamos ver se reforçamos a promessa do papai noel levar as chuchas todas em troca de presentes no dia 24. Oremos.

2 comentários: