quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Os filhos e as fotos


Já falei aqui, mas vou falar de novo. Não entendo quem tenha filhos e não ponha nenhuma foto em um ambiente que em tese é controlado pelos pais. Aí depois falam de pesos e medidas e gracinhas e se andam e se falam. Cadê a porra da foto? A certo ponto acho que devem ser produto da imaginação destes pais, porque fica realmente estranho. Quando se fala sobre exposição dos filhos na net, o primeiro argumento que salta é a tal privacidade. Olha aqui o meu olhar 49. Eles crescem (e não precisa muito) e vão ter sua página virtual, seu blog e antes que se possa imaginar já pipocam de fotos em festinhas, em aniversários, em boate. E nem vou falar das fotos que se expõem sem camisa ou em poses provocantes na frente do espelho.
Outro argumento é o do medo da pedofilia e do sequestro, sei lá mais o que. Gente, que tal fazer a lá Michael Jackson e por já agora, uma máscara na criança quando saírem na rua? Pense, quais são as chances de que algum tarado ou marginal vá querer te seguir, seguir o teu filho, ir a cata de endereço, da escola e finalmente ultrapassar todas as barreiras e roubá-lo? Pense melhor. Pense enquanto fazes check-in na foursquare. Pense enquanto nem te preocupas se o filho ainda está no balanço, distraído que ficas a jogar no smartphone. Pense enquanto achas normal que o tio da criança lhe agarre tempo demais. Pense enquanto ficas descansado ao deixá-lo na casa dos amiguinhos, com completos estranhos. Ah mas são os pais do fulaninho, colega de inglês. E pergunto: e daí? O que acontece atrás daquelas paredes? Sabem? Não, mas afinal meu filho não está na net. O grande bicho papão da inocência. Idiotas, é isto o que são. Porque só idiotas para acharem que o anonimato virtual pode protegê-los de todo o mal.

10 comentários:

  1. Mais uma vez estou de acordo contigo (ena pah ja sao 2 vezes num dia so lol) eu nao consigo perceber!!!!!!!!!! Nao consigo mesmo, ja perguntei varias vezes a amigos chegados qual a razao e parecem todas dificeis de Eu perceber, mas bom devo ser mais burra, sei la! Nao consigo, entender...Até as pessoas famosas e que realmente podiam ter mais "desculpa" passam a vida a postar fotos das criancinhas!
    Entao, pergunto eu?! Voces, simples anonimos, sentem se mais que nos, os outros anonimos, mais importantes ou a vossa criança é mesmo feia????

    Frescurasn cara amiga, frescuras!!
    Mas pronto, respeito quem assim decide, mas nao percebo...

    Bjs
    Marina

    ResponderExcluir
  2. Marina, me irrita o exagero de cuidados na net e depois na vida real é que é. É só ver os pais em um parquinho, quantos não "esquecem-se" dos filhos para ficarem a mandar sms ou falar com outras pessoas? Quantos deixam os filhos com qualquer um? Quantos não sabem que a maioria dos casos de abusos sexuais se dão entre pessoas conhecidas e até da família do que com tarados através da net???
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. ja te deixei uma beijoca das minhas pequenas.

    Maggie

    ResponderExcluir
  4. Não podia estar mais de acordo, e por isso os meus filhos têm rosto, e sim aviso os mais velhos dos perigos do mundo e da net, porque não vamos poder protegê-los para sempre, então é melhor ensinar e educar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Isto Mamã Petra, é assim que penso! É fundamental esclarecer os limites aceitáveis do toque e da aproximação (sendo estranhos e até familiares). As pessoas são muito bitoladas quanto a isto porque é mais fácil sentir-se seguro se os outros não sabem que cara tem o filho. Mas e no mundo real como fica?
    biejinhos

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo.
    Não se pode ver tv porque incita s violência, não se pode, ouvir esta ou aquela música, mas pode-se estar na rua sozinho até altas horas da noite, ja bem escuro, ir para casa nem se sabe de quem nem quando.
    Vejo isso aqui, pais em casa e os filhos na rua com 6/7 anos e eles nem sequer os vêm buscar, nada, quando se cansam vão para casa.
    E depois é a net a perigosa? E que tal como diz a Mamã Petra ensinar aos filhos os perigos da net e fora da net?
    Bjs
    AH é que se alguem tirar uma foto na rua nós não damos por ela.

    ResponderExcluir
  7. Eu no blog não posto foto's nem minhas nem de ninguém, não para proteger este ou outro mas simplesmente porque não quero que qualquer um saiba quem de facto está atrás do blog. Para poder servir-me dele para desabafar, sem ter que levar com críticas, comentários ou represálias sobre os meus desabafos.
    Mas como já te considero amiga, depois destes meses todos enviei-te convite no Facebook. Assim podes ficar a conhecer um pouco mais de mim e do pimpolho! Bjinho

    ResponderExcluir
  8. Nany! Isto mesmo, aqui também tem crianças pequenas atiradas na rua, mas geralmente é o pessoal mais pobre... Com quatro anos já andam aí sozinhos, e quem educa é a rua, depois já sabemos o que vai ser...mas isto é tema para outro post.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Mieke, referia-me principalmente ao facebook porque aqui o blog é público e lá a pessoa pode escolher com quem partilhar a foto. Tenho a impressão que tu já eras minha amiga, não? Lembro daquela foto de chapéu.
    Bjinhos

    ResponderExcluir