segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A adolescência da velhice

Minha vó e minha mãe vieram passar o domingo com a gente e foram embora hoje cedo. Ontem fomos à praia e enquanto a vó e o neto brincavam no mar, fiquei conversando com a minha vó sobre a vida. Eu adoro conversar com ela, também adoro ela de paixão, senti muitas saudades quando morava em Portugal, saudades de visitar a casa dos meus avós, pena por não estar junto deles nos momentos bons e menos bons e por não estar presente quando o vô passou desta para melhor. 
Muita coisa mudou na nossa vida, o vô era a cola que nos unia literalmente, com seu jeito estourado e com aquele monte de palavrões que dizia, sempre foi uma pessoa sincera, vai daí que lhe puxei alguma coisa, não consigo fingir o que não sinto, mas ao contrário dele ao menos fico quieta. Acontece que quase 5 anos se passaram e só agora consigo enxergar mais a vó, pois ela andava meio que à sombra dele. Agora a vó clama por sua independência. Ela reclama por ter a vida especulada pelos quatro filhos, por ser puxada a fazer o que eles acham que deve fazer. Ela ainda aguarda que o meu tio que comprou a casa lhe dê a parte dela na herança do vô e espera com este dinheiro poder viajar, alugar um apartamento para ela ter sua privacidade, comprar um carro, em suma, ela quer aproveitar o que lhe resta da vida. Cada filho tem a sua visão sobre o que seria aproveitar a vida: minha mãe quer que guarde dinheiro para o caso de precisar mais adiante de uma clínica ou para doença. O meu tio quer muito provavelmente um quinhão deste valor, já que sempre esteve na merda e sempre estará. O outro tio que vai lhe pagar o valor, quer que não torre tudo de uma vez e que não dê para os outros irmãos, a outra tia também quer um pouco já que tá a espera do terceiro filho e as coisas nunca são fáceis. E no meio disto está a vó com 74 anos, louca para ter a sua independência, prestes a dar o grito do Ipiranga ela sonha e fala nisto quase sempre que conversamos. 
Isto me faz pensar sobre o ciclo da vida...nós nascemos e somos cuidados, crescemos, "adolescemos" em busca de liberdade, de ar, ficamos adultos e donos de nós, depois envelhecemos e voltamos a lutar por nossa vida, desta vez não contra os pais, mas contra os próprios filhos. É triste, mas tudo que é triste é um aprendizado diz a minha vó, ela quer mais é ser feliz. E já sabe de cor e salteado a lição de que liberdade traz sempre a consequência de nossas escolhas. Ela sabe que se gastar tudo e um dia precisar, vai provavelmente depender do SUS e que nenhum filho terá a possibilidade de pagar quatro mil reais para um lar de idosos. Mas se ela for feliz o quanto dure aquele dinheiro, aquelas viagens e a tranquilidade de um canto só dela, já valeu a pena. Quantos anos mais vai viver? Dois, cinco, dez? Que viva então intensamente, da melhor forma que ela achar e mande os filhos se catar, porque a rebeldia também faz parte da adolescência da terceira idade. 

5 comentários:

  1. adorei, tens uma avó moderna, que bom! Mtas felicidades para ela e para ti, claro.

    Maggie

    ResponderExcluir
  2. Sim Maggie, a minha vó é muito pró ativa, sabes que foi a primeira taxista mulher no nosso estado?
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Acho que a tua avó faz muito bem em viver a vida! Infelizmente há por aí muitos bons filhos à espera do seu quinhão nas heranças e esquecem que antes de tudo esses bens pertencem a uma pessoa que devem ter a liberdade de os usar como bem entenderem.

    ResponderExcluir
  4. A avo do meu marido tem 85 anos mas ainda tem genica, ja começa a baralhar agumas coisas mas ainda esta lucida e muito!!!

    Pois a filhas insistem que ela viva como elas querem!! Ela desabafa comigo e até lhe dou alguma razao...mas ela tem toda a razao!! Fogo, ficou viuva vai fazer um ano em janeiro, viveu sempre como o marido queria, agora chega!!!
    Olha que ela bateu o pé que conseguiu e vem passar o natal e ano novo connosco aqui em frança!! As filhas nao queriam, pois é velha esta, caduca e imagina se acontece alguma coisa!! e ela so respondia que se lixe, pode contecer em kk lugar!!E vem, chega dimingo que vem e eu estou tao contente, gosto mesmo dela.

    Tenho medo disso, dos filhos mandarem em mim na velhice, logo eu que sou tao mandona LOL

    Bjs Marina

    ResponderExcluir
  5. Mas que bom então, que passem um bom natal!! Concordo com ela, se for para acontecer alguma coisa, pode ser em qualquer lugar e a qualquer hora, mais vale aproveitar enquanto tem saúde e não está presa a uma cama.
    beijinhos

    ResponderExcluir